Os Bastidores do BlogCampMG 2007 » Arcanjo.org

Os Bastidores do BlogCampMG 2007

Por Rafael Arcanjo | Em 21.11.07 | Categorias: Blog, Blogosfera, Tecnologia, Web

Participantes do BlogCamp-MG

E não é que o BlogCamp-MG aconteceu ? Depois de tanta dor de cabeça, algumas noites sem dormir direito, algumas pequenas confusões, queda de rendimento no trabalho, várias ligações e emails trocados com fornecedores e parceiros, este final de semana (17 e 18 de Novembro/2007) em Belo Horizonte aconteceu o BlogCamp-MG 2007, primeira versão do evento na capital mineira.

Um pouco atrasado, mas ta aí meu relato sobre os acontecidos do evento.

Aviso: este post vai ser gigante e corre o risco de ninguém ler.

Sexta

Os Coolnex Cards chegam às 17:40, mais ou menos. Aos 40 do segundo tempo. Fui pegar e organizar os kits, juntamente com minha namorada. Nisto, tive que explicar pra todo mundo dos parentes o que era o card, pra que servia, quem era aquele capetinha segurando a mão de uma criança (card do Cocadaboa) e se aquele Blog de Brinquedo falava realmente de brinquedos.

Sábado

Chegada na Oi Futuro as 9:10, mais ou menos, depois de passar um pouco de aperto pra poder chegar, de carro, de Contagem até a Afonso Pena. Sabem como é, primeira vez sozinho de carro em um local onde o trânsito é meio canibal. Coloquei o carro no estacionamento (e medo de roubarem?!?) e desci com o saco de camisas e a caixinha com os Coolnex. Na portaria, reconheci de cara o Norberto Kawakami do Escrita Torta em Linha Reta. Ele estava em uma roda com outros blogueiros, que fui logo conhecendo e me apresentando, meio atrevido: Navarro do Dinheirama, Esparroman e o Marcellus do Meio Bit. Mostrei a camisa ao Navarro (primeiro o patrocinador, né ?) e o resto, e foi devidamente aprovada (ufa!). Logo depois aparece o Pedro Villa, companheiro na labuta de organizar o evento. E que labuta! Fomos logo adentrando ao evento e organizando as coisas.

Fui distribuir os Coolnex cards para os respectivos donos. Fiquei com o do BlogCamp-MG, o meu e o da Nosphie para distribuir. Aliás, surgiu um boato que a Nospheratt ou é o Cardoso ou sou EU (!!). Eu hein. Mas o pessoal gostou muito dos cartões, e os donos ficaram vislumbrados em verem sua marca lá no pedacinho de papel tão bem feito. Se tu quer ver as outras coleções de Coolnex, não perca tempo e clique aqui.

Daqui a pouco chegam 3 carrinhos, destes de supermercados, com a comida pro Coffee Break. Questionado se era para os dois coffee’s do dia, recebi resposta negativa. Era apenas para o Coffee da manhã. É, acho que exageramos na comida. Na parte da tarde, veio mais uma leva de comida tão grande quanto a primeira, agora com refri e outros lanches, inclusive o tão comentado Bolo de Cenoura com Chocolate, muito pão de queijo, pão com mortadela, bolo de limão, suco e mais um monte. Só não tinha café (uma grande parte dos blogueiros é movida a café).

Aos poucos o pessoal foi chegando: Rafael de Castro (Meu Homônimo) Silva do Futilidade Pública, Maysa de Castro (outra da família) e o Bressane (fotógrafo fenomenal). Ainda não conhecia o espaço da Oi Futuro. Quando cheguei, achei o auditório pequeno. Porém, tinha ainda a parte de fora, que tinha uma mesa UltraLegal com um MAC rolando, tipo um surface da Microsoft e um sofá muito confortável, porém a gente só pôde utilizar até as 11:00, visto que o Museu abriria naquele horário. Fazer o que, né ? O bom é que eles colocaram no auditório umas almofadas, aí o pessoal sentou no chão e ficou bem à vontade.

Quando os blogueiros foram chegando, o auditório foi começando a ficar cheio. E a timidez foi tomando conta do pessoal. Eu, tentando loucamente me conectar à rede sem fio para tentar receber um arquivo de audio que pedi um amigo para gravar, passando uma mensagem dos mineiros e boas vindas para o povo. Enquanto a Adriana Renata da Uol Afiliados quebrava o gelo, eu recebia o arquivo que o Locutor Emerson Sávio me enviava. Logo depois, audio recebido, fui ao palco para transmitir pra galera. Antes disto, chegaram Alexandre Fugita do Techbits, Lu Monte do Dia de Folga, Helder do Eu Crio e Bruno Dulcetti. E o Fugita, me subestimando, solta : “Aquele ali que é o Arcanjo?”. Eu, pra não perder a oportunidade, mando: “Ué, tava esperando o que ? Alguém com asas voando aqui no auditório ?”. Estava quebrado o gelo.

Aliás, gelo era o que a Lu Monte mais queria depois de dar a volta de 18Km na Lagoa da Pampulha debaixo de um sol matador. Resultado: Quando fui cumprimentar ela com um abraço, ela gritou de dor e eu morri de susto.

A primeira conversa que estava agendada era sobre BlogHits. O RafaCst ficou com vergonhinha e quis que fosse lá no Hall e não no auditório. Até foi bom, porque o pessoal conheceu o outro espaço fora o auditório. Discutimos sobre CoolNex Cards, Blogurinhas, Vodka Absolut, Super Trunfo Blogs e afins. No meio da discussão, chegou o Ian do Enloucrescendo, o Seu Jorge da Blogosfera brasileira. Gente de primeira qualidade, super animado e inteligente, que eu adorei conhecer. Depois chegou o casal 20 Mobilon do Tecnoblog e Mirian Bottan do Substantivolátil, que atrasaram porque, dizem as más línguas, a Mirian ficou 4 horas no hotel secando o cabelo.

Logo depois, voltamos para o auditório, a conversa agendada era sobre o Fim dos Blogs, um artigo feito pelo Marcelo Träsel onde o pessoal discutiu o formato, como acham que as coisas vão ser pra frente, comentários no blog e etc. O bacana desta parte foi a participação do Manoel Netto (Tecnocracia) e do Edney (se não me engano) via streamming e Skype. Eles acompanharam o evento mesmo estando longe, e isto foi um diferencial muito legal. Fora o Twitter, obviamente. O Luiz Gadetto do Trankera também fez alguns vídeos. Dá uma conferida lá no blog dele.

Nisto, já era meio dia e fomos almoçar. Eu mesmo não almocei nada, porque estava lotado de comida do farto Coffee Break (que não teve break, era o pessoal falando e comendo, tudo ao mesmo tempo agora). O almoço foi no Empório, praticamente em frente ao prédio da Oi. Na mesa em que eu estava sentaram Fugita San, Juliano Magnus Maximus do Imperador, Jobson Lemos do Secundum, Marcellus, Helder, Navarro, Mobilon e Bottan. Daí a pouco, chegou o Papo de Homem. Guilherme Valadares, que daqui a pouco ia dar uma mini-palestra sobre como foi a caminhada do Papo de Homem Lifestyle Magazine e, é claro, sobre o CardoXerxes.

Então, as 14:00 todos voltam ao auditório e começam os sorteios: 5 Kits de Cards (3 com Cards Extras do RJ + Cards do BlogCamp-MG e 2 com apenas do BlogCamp-MG, 1 camisa do Meio Bit que o Marcellus forneceu e os melhores prêmios do dia: 1 PowerBall Screamer e 1 Pendrive de 2 Gb, sorteados pelo Thiago Mobilon que, comemorando 2 anos de Tecnoblog, enlouqueceu de vez e vai sortear os mesmos dois prêmios no BlogCamp-PR e depois no blog dele 1 PoweBall PRO e 1 IPOD NANO DE OITO GB !!!!!!!!!!! Literalmente ele bateu com a cabeça). O João M. do Nababu.org ganhou o Pendrive e o Marcellus do MeioBit ganhou a PowerBall.

Depois disto, foi a apresentação do Case do PDH. Eu gravei a palestra, mas não estou conseguindo enviar nem pra YouTube, VideoLog.tv, Vimeo e o caramba. Por enquanto, deixa de lado. Assim que conseguir subir pra algum lugar, atualizo aqui e está disponível aqui.

A palestra foi muito bacana, na minha opinião. Depois o pessoal foi se estendendo demais nos comentários, tentando forçar opinião e acabou saindo a tal latrina mambembe. Bom, neste ponto eu acho que já estava lá fora, em outra desconferência. Aliás, foi minha primeira vez neste tipo de evento e eu fiquei muito satisfeito pelo formato e o networking.

Terminado o evento, uma parte boa do pessoal combinou de ir pro Assacabrasa, um barzinho na Savassi. Fui em casa primeiro para buscar a namorada e depois voltar. Chegando lá, encontro apenas o Jobson sozinho numa mesa, abandonado pelo pessoal. Fui perguntar à ele onde estavam e ele me responde: “Boa pergunta!”. Ligando pro Pedro fomos descobrir que estavam logo ali na frente, no Amarelinho, outro bar (lembrem-se que estávamos na capital mundial dos bares). Lá, continuou a desconferência com várias revelações. Uma foi que o Navarro, mestre supremo do Dinheiro teve que pedir ajuda pra pagar a conta. Outra é que o Pedro VillaLobos do IssoMesmo se disse um Expert em Mandioca. Vai saber qual…

Domingo

Como era de se esperar, o pessoal atrasou no domingo, visto que tinham ficado até tarde no boteco. Eu cheguei as 9:10 e já estavam Navarro, Jorge e outros. Fomos arrumar as coisas no auditório, inclusive o coffee que já tinha chegado. Desta vez, com café, coisa que o pessoal sentiu falta: cafeína no sangue.

Neste segundo dia, o pessoal parece que tava meio de ressaca (ou ainda bêbado, visto que uns sairam do boteco às 6:00 da manhã) . Ainda assim, rolou uma palestra sobre Responsabilidade dos blogs (censura e outras coisas mais) e mais sorteio de Kits de Cards e alguns jogos patrocinados pela Uol (Ragnarok e Cabal Online). Nesta, a Lu Monte ganhou um jogo e foi chamada pra assinar um papel com o Email e Nome. O assunto que se ouviu depois foi:

Lu Monte: O que eu Ganhei ?
Alguém: Você ganhou um jogo, Lu.
Lu Monte: Que jogo ?
Alguém: De panelas…
Lu Monte: (*#(*)$!))(@&@_#$) !!!!!

Não esquecendo que rolou também a memorável palestra do Ian sobre Técnicas de Blogagem PCM ! Quem não viu, é bom ver.

Infelizmente, as 12:30 , horário que o pessoal foi almoçar eu tive que me ausentar, porque teria que pegar estrada pra voltar pra casa sem pegar muito tráfego, visto que era finalzinho de feriado. Algumas outras pessoas também tiveram que ir, como o Navarro, o Marcellus, as estudantes de Jornalismo que apareceram por lá… Porém, o pessoal continuou firme e forte com a desconferência.

Meu parecer final é: Valeu a pena! Foi meu primeiro evento neste molde e gostei demais. As amizades, a troca de idéias, as risadas, a troca de cards…
Queria agradecer a todos que foram no evento, tanto de Minas Gerais quanto os blogueiros de fora. E espero que todos tenham ficado bem à vontade com a comida, com o local, com a cidade… Pelo feedback que o pessoal passou, a maioria gostou. E as fotos estão todas no Flickr na tag BlogCampMG ou BlogCamp MG

Veja alguns relatos de quem foi.

Superficie Reflexiva – BlogCamp
Mirian Bottan – BlogCamp-BH. Quer história ? Então toma!
Thiago Mobilon – Meu primeiro relato sobre Blogcamps
Caio Cesar – BlogCamp-MG
Lício – BlogCampMG – Eu fui
Bruno Dulcetti – Retrospectiva BlogCamp-MG
Luciana Monte – Ó, Minas Gerais
Rafael Silva РBlogCamp-MG РO melhor sempre ̩ o Networking
BlogCampBR РAnota̵̤es sobre o BlogCamp-MG
Pedro Villalobos – Saldo Final do BlogCampMG 2007
Luiz Gadetto РBlogCamp-MG: As pe̤as raras da desconfer̻ncia
Rafael Apocalypse – BlogCampMG
Esparroman – BlogCamp-MG – Mega Post com Fotos
Jọo M. РComo foi o BlogCamp MG
Alexandre Fugita – Como foi o BlogCamp-MG, Uai!
Norberto Kawakami – BlogCamp-MG Aconteceu
Leonardo Pessoa – BlogCamp-MG 2
Manoel Netto РBlogCamps e a participa̤̣o descentralizada
Maysa de Castro – E o BlogCamp-MG
Raquel Camargo – Primeiro Post Pós BlogCampMG
Gustavo – BlogCamp-MG – Relato de um Iniciante
L̼cia Joaninha Freitas РBlogCampMG via UsTream

Os patrocinadores do evento, que fizeram acontecer, foram:

BlogBlogs – www.blogblogs.com.br
Dinheirama – www.dinheirama.com
Ideiasnet – www.ideiasnet.com.br
Zura – www.zura.com.br
Oi Futuro – www.oifuturo.org.br
iM̼sica Рwww.imusica.com.br
NetMovies – www.netmovies.com.br

Então, o BlogCamp-PR vem aí. Estou pensando em ir, será que vai rolar ? A organização do Cabianca está ficando SHOW !


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

17 Comentários

  1. Maysa

    Você incrível com a organização. Parabéns e até a próxima.
    Super prazer conhecer você :)

    Maysa

  2. Lu Monte

    Hahahaha, “acha” que exageraram na comida?! :P

    O nome da moça do UOL não é Renata? Tinha outra?

    Muito bom o seu relato, dei boas gargalhadas recordando alguns eventos!

    PARABÉNS pela organização e coordenação do BlogCamp! Mal imagino o trabalho que você teve…

  3. sampson moreira

    Rafael! Muito massa teu relato, deu para se ter uma idéia do que rolou por lá. Fica aqui uma pontinha de inveja, eu queria ter ido, heheheh… mas de Recife pra BH é meio “bem alí” demais.. fica para a próxima.

    Lembra de me enviar teu endereço para que eu possa mandar o card do inovaVOX.com, blz? E não se esqueça de me enviar o seu. :)

  4. Alexandre Fugita

    Arcanjo,

    Eu li até o final, hehehehe! Seu relato e de todos os outros foi, podemos dizer, muito bom! Cada um capta nuances diferentes, hehe!

    E como diz a Lu Monte, é Renata e não Adriana.

    Abraços e parabéns, o BlogCamp “Sô” foi talvez um dos melhores que participei.

  5. Rafael Arcanjo

    Maysa,
    Não foi só eu, o Norberto, o Jorge, o Pedro… e por aí vai. No final das contas ficou muito bom, eu também gostei muito de te conhecer. :D

    Lu,
    Pois é, eu tenho certeza agora, já que todo mundo falou isto. heheheh.
    Mas o nome da Moça é Renata sim, não sei de onde tirei Adriana. O evento foi bacana sim, mas deu um trabalho dos infernos. Porém, a criatura celestial soube contornar, com a ajuda dos ditos acima :) Adorei te conhecer!

    Raquel,
    Espero que realmente tenha gostado e que possamos organizar outros no ano que vem :) Vou atualizar o post com seu link.
    Até a próxima

  6. Rafael Arcanjo

    Sampson,
    Esta história do “logo ali” gerou várias piadas no Blogcamp. Fizeram um rapaz andar da praça da Liberdade até na afonso pena, local do evento. não sei ao certo quanto isto dá em KM, mas não foi pouco. Detalhe: só subida…
    Desculpa não ter mandado o endereço ainda pra lhe mandar o card nem ter enviado o seu, porém vou tentar enviar na semana que vem, visto que eu já cheguei em casa do Blogcamp mg e já fui viajando pra Valadares. Mas pode deixar que vamos trocar sim :D

    Fugita,
    realmente ! Cada um pega um ângulo diferente.
    Eu fiquei preocupado com a galera que veio de fora, porque tinham que ficar bem assistidos. Acho que deu certo! :D
    Estou pensando no BlogCamp-PR. Vamos ver se rola, se o R$ não for demais…

  7. Juliano (Magnus Maximus)

    o Fugita questionou a hipotese dele tbm ser a Nosphe no domingo a tarde e mais um que eu nao lembro…

    relatou tudo que aconteceu!
    vlw muito a pena, se eu nao tivesse ido eu teria ficado muito puto!

  8. João M.

    Foi ótimo conhecer todos vocês nessa minha primeira viagem a BH. Mais importante do que dinheiro e fama são as relações pessoais formadas na blogosfera.

    Outra revelação no Amarelim foi a semelhança do Norberto com o Hiro e do Guilherme Papo de Homem com o Sylar. :)

    Eu mandei algumas fotos para um endereço provisório (não uso Flickr). Mais tarde vou colocar o resto e em um local definitivo.

    Abraços

  9. Rafael Arcanjo

    Juliano,
    Será que o Fugita, com aqueles olhos puxados, é a Nosphie ? Eita….
    Valeu por você ter ido. Eu sabia que tu ia gostar….

    João M. ,
    Igualmente, Amaury. Eu sabia que eu tinha esquecido algo, era a semelhança do Norberto com o Hiro do Futuro e o Fugita com o Hiro do Presente. E por falar em Sylar, o sylar mesmo não foi, que é o Celso Junior. Igualzinho.
    Qualquer coisa, me mande suas fotos depois que eu subo elas pro Flickr, pra ficar mais fácil pra galera achar.

    Gustavo,
    Vou atualizar o post. Abraço

  10. João M.

    O rapaz que andou da Praça da Liberdade até a Oi era eu…

  11. Rafael Arcanjo

    João,

    Acabei não lembrando quem era na hora… Pois é, foi você quem sofreu… hehehehhe!

  12. Lucia Freitas

    lindo post, Arcanjo, lindo. Faltou contar os relados dos que não foram…
    Parabéns, queridão, parabéns.
    bj

  13. Jonny

    Eu não fui no blogcamp mas mesmo assim eu li até o final…

    Espero que o de Curitiba tenha ótimos momentos também! Eu estarei lá!

    Abraços

  14. […] « Os Bastidores do BlogCampMG 2007  BlogCamp-MG – Case Papo de Homem Autor: Rafael Arcanjo – Data: 23 de Novembro de […]

  15. Rafael Arcanjo

    Ô Lu,
    Nem vi … vou atualizar :) Obrigado!

    Jonny,
    Obrigado por ter lido. Podia ter vindo, seria muito bem vindo. Vou tentar ir no BlogCampPR10 ;)

  16. Thiago Mobilon

    Ficou grande pacas mesmo! Eu achei que ia me entediar, mas quando chegou no final eu tava querendo mais hahahah…

    Você lembrou de cada detalhezinho que aconteceu. Inclusive, por causa do seu relato, acabei me adentrando no que rolou antes da minha chegada no sábado… e “um anjo voando pelo auditório” deve ter sido bem foda mesmo! ahUAHUahuHAUhauhAU

    Não vou te parabenizar de novo, você já sabe que eu adorei o evento..

    E no mais, quero ve se tu é hómi de aparecê em Cutitiba!

    Um abraço!

  17. Digital Drops

    A Semana na Blogosfera Brasileira…

    Após um longo inverno sem escrever esta coluna, nesta semana consegui chegar antes do Dado, que diga-se de passagem tem feito um excelente trabalho nas seleções todas as semanas. E vamos lá: Um dos criadores do Adsense, Gokul Rajaram,……

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.