Por Rafael Arcanjo | Em 13.06.07 | Categorias: ERP, Tecnologia
Os sistemas integrados de gestão são uma realidade no mundo das micro, pequenas, médias e grande empresas. Alguns de menor porte, outros de tamanho e complexidade gigantes. E o quanto estes sistemas ajudam estas empresas é, em alguns casos, imensurável. A maioria delas não viveria sem a facilidade de controlar toda a empresa com alguns cliques no mouse ou comandos no teclado.
Porém, hoje, com a carga fiscal exagerada no paÃs, algumas empresas, querendo tirar uma vantagem ilÃcita, utilizam de práticas ilegais dentro do sistema de informática para sonegar impostos. No caso de algum fiscal intimar a empresa e for comprovada a sonegação, os empresários responsáveis estão sujeitos a punição de 2 a 5 anos de reclusão.
O que eu gostaria de alertar aos amigos que são donos de empresas desenvolvedoras de sistemas, as chamadas Software Houses, e os analistas que trabalham nestas empresas que vocês também estão sujeitos a reclusão, sabiam ? Pois é.
Em conversa com o Jorge do Direito & Trabalho, mesmo não sendo sua especialidade, o mesmo me disse que dependendo da interpretação do juiz, pode ser considerado até como participante direto da sonegação. Em outros casos, pode ser considerado como indireto e seu superior tomar uma punição maior.
Até o momento, revirei o google de cabeça para baixo mas não encontrei algum link que ilustre a minha afirmação sobre a responsabilidade das empresas de informática sobre os sistemas das empresas. Inclusive, no Jus Navigandi, achei um diretório com muitos assuntos sobre crimes de ordem tributária, mas não tive sucesso em achar algo especÃfico sobre o nosso assunto. Porém o que estou dizendo é o que eu tenho visto de uns tempos para cá: a Receita e a PolÃcia Federais fechando o cerco e muita gente sendo presa.
Então amigos profissionais de TI, tomem cuidado e pensem 3 vezes ao aceitar participar de um esquema de sonegação de impostos, caixa dois e demais crimes fiscais. Um dos prejudicados será você que terá que usar o promotor público para fazer sua defesa. O administrador da empresa provavelmente terá o dinheiro para pagar um bom advogado.
[tags] sonegação, fiscal, caixa 2, crimes, tributária, direito, analista, sistemas, informação [/tags]
Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.
Você deve estar logado para postar um comentário.
{ 13/06/2007 | 22:00 }
A corda sempre estouro no lado mais fraco. Melhor ficar fora mesmo.
{ 13/06/2007 | 22:11 }
Fugita,
é verdade. E como disse, a coisa está só apertando. Com este novo sistema da RF chamado Super Receita, tu vai ver como vai ficar daqui a uns dias.
O problema é que muitos dos profissionais não tem muita escolha, ou faz ou não ganha o R$ no final do mês. Complicado, né ?
{ 17/06/2007 | 19:23 }
É difÃcil uma definição sobre isso.
Mas é verdade que as empresas nunca ficam do lado do profissional.
E concordo com o Fugita nesse caso.
Abraços Rafael :)
{ 17/06/2007 | 21:14 }
[Concorrentes, porém amigos…]