Por Rafael Arcanjo | Em 20.03.08 | Categoria: Tecnologia
Muito tem se falado do Asus EEE PC. Aliás, muito tem se falado de tudo que é Ultra-Mobile-Portatil-Mother-Fucker. Foi assim também com o Mac Book Air. Até um Asus EEE Desktop eu li estes dias no Mundo Hitech.
Pra falar a verdade, eu não fui muito fã deste Asus EEE. Pra mim não é funcional. Como todos dizem, é um segundo PC. Mas, se eu já tenho um notebook, porque precisaria de um outro “notebook menor” ?
No meu caso, talvez seria muito mais negócio a compra de um PDA ou SmartPhone. Pois acompanhe meu raciocÃnio: Eu tenho um PC usado como desktop, que está inclusive largado para meu irmão com os jogos dele. E olha que não é qualquer PC, tem uma configuração razoável, com placa de vÃdeo de 512MB e 200GB de HD.
Tenho também o note que eu mencionei acima, que eu carrego comigo pelas minhas viagens e já tem tudo que eu preciso instalado. O máximo que eu precisaria seria um smartphone.
Ou seja, não seria usual para mim. Além de custar uma nota considerável. Meu bolso agradece :)
Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.
Você deve estar logado para postar um comentário.
{ 21/03/2008 | 01:36 }
Eu tenho considerado a compra de um smartphone/PDA (não sei a diferença entre os dois) para meu uso diário. Um EEE ou similares me parece desvantajoso, uma vez que já tenho notebook e, numa eventual necessidade, posso carregá-lo.
{ 21/03/2008 | 08:57 }
Pois é exatamente o que eu penso, Thássius.
Até esperei um pouco pra fazer este post, porque queria ver as especificações, ler quem já está usando… mas , não dá !
Eu prefiro comprar um notebook que vai me dar muito mais funcionalidades e espaço.
Obrigado pela visita :)
{ 21/03/2008 | 11:01 }
Bom, eu acho que essa é uma questão que varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. No meu caso, o Eee PC serviu muito bem, pois quase sempre utilizo transporte público aqui em São Paulo. O problema é que andar com um notebook “normal” para cima e para baixo nos ônibus e no Metrô é trabalhoso. O Eee ajuda nesse problema porque é pequeno, leve e discreto. Já até tentei usar um smartphone por causa disso, mas não consegui me adaptar.
Até mais!
{ 21/03/2008 | 11:11 }
Oi Emerson,
Mas é aà que está: Qual a diferença de se abrir um notebook no onibus e abrir um EEE PC ?
Pra mim que nunca tive um em mãos (porém já vi as fotos e deu pra ter uma noção muito boa) o aparelho chama atenção quase que da mesma forma.
Responde ai pra gente, é bom saber a opinião de um usuário :)
{ 21/03/2008 | 12:06 }
Eu não acho que há diferença. Acontece que eu não abro o Eee PC no ônibus (a não ser rodoviário), mesmo porque esses veÃculos vivem lotados (eu costumo dizer que eles já saem cheios da garagem). O que eu quis dizer é que a facilidade de transporte é muito maior. É a questão da mobilidade mesmo. Um notebook “normal” incomoda pelo peso, quando você anda muito com ele. Além disso, o volume pode atrapalhar sua locomoção em lugares cheios e, em um dia de azar, pode atrair a atenção de criminosos. Como ele é leve (pesa menos de 1 quilo) e pequeno, é possÃvel transportá-lo de maneira mais ágil e sem chamar a atenção, uma vez que você pode carregá-lo em bolsas, sacolas e até envelopes (é, isso não é privilégio do Macbook Air).
O que eu mais preciso no meu cotidiano é analisar planilhas, ler arquivos em PDF, utilizar editor de texto e, principalmente, acessar à internet. O Eee PC me permite fazer tudo isso (mesmo porque é fácil encontrar em São Paulo hotspots Wi-Fi), sem os transtornos que um notebook me causa no transporte e sem contar com as limitações que eu encontro nos smartphones. E quando eu preciso de recursos mais avançados, utilizo um dos PCs de casa ou do trabalho :)
Até mais!
{ 21/03/2008 | 12:16 }
Emerson,
Muito obrigado pelo seu ponto de vista. É bom sempre ouvir os dois lados da moeda :)
Além do que, virou quase um post este seu comentário. Sensacional ! :D
{ 22/03/2008 | 02:09 }
Penso o mesmo que o Emerson.
Tenho um notebook razoavelmente leve (2.1kg) mas gostaria de usar um que pese menos da metade, quase um terço disto. Isto porque não tenho carro, vou para o trabalho e para a faculdade de bicicleta e, acredite, cansa carregar tantos trambolhos por aÃ. Além do que, sendo menor (e não tendo HD, sendo portanto menos frágil), não precisaria de uma mochila especÃfica para laptop, ficaria menos suado etc.
Por outro lado, a bateria dele não dura mais do que a de um laptop normal (digo, cerca de 3 horas). Estou indeciso entre um destes e um teclado bluetooth da Nokia para fazer companhia ao N95… acho que o teclado seria mais vantajoso porque a bateria do N95, apesar de durar bem menos do que muitos celulares e smartphones, dura muito mais do que três horas, e isto faz toda a diferença.
{ 22/03/2008 | 17:26 }
Realmente não vejo necessidade de um investimento neste caso, seria um dinheiro que poderia ser aplicado em outras tecnologias, a não ser que a grana esteja saindo pelo ladrão. Tenho um PDA e um note, realizo todas as tarefas de maneira fácil e rápida sem grandes investimentos.
{ 24/03/2008 | 09:44 }
Eu pedi uma para mim pela seguinte situação: faço Direito e é mais leve levar um Asus EEE PC do que um livro de códigos. Já usei por um tempo um PALM T|X mas a funcionalidade dele para navegação não é tão boa (bem ruim, por sinal).
TEnho um notebook que pesa 3,5Kg. Minhas costas não aguentam :)
{ 24/03/2008 | 10:20 }
Nighto e Glaydson,
Com relação ao peso, não tem o que se discutir. Realmente é MUITO mais leve, mesmo. Só por curiosidade Glaydson: qual foi a faixa de preço que você pagou por ele ?
Silvano,
Por enquanto, me enquadro neste cenário também
Abraços a todos
{ 24/03/2008 | 12:57 }
Rafael,
Eu paguei 960,00 (incluindo SEDEX) pelo Mercado Livre. No mercado local (Fortaleza) estão vendendo à 1.399,00 (preço absurdo).
{ 07/04/2008 | 22:01 }
Oi,
Estou no meu segundo notebook, tenho um smartphone com wifi e acredito que o smartphone não supre bem certas necessidades. Talvez a nova geração, com teclado e tela VGA ajudem, mas por hora o Eee entrou num nicho só dele. Mobilidade real, internet, office e email em qualquer lugar. Eu dou aulas e confesso que não aguento mais carregar o meu notebook pra lá e pra cá. Sou usuário de Linux faz tempo e achei também o sistema muito bem adaptado ao hardware do Eee. Mas é perfil de uso mesmo, talvez o seu seja um pouco diferente e o Eee não valha a pena.
T+
Marcelo Barros
{ 15/08/2009 | 17:20 }
Passados alguns meses, testei o eeePc desde a série 700, e fazendo especificações de netbooks (ou o nome que quiserem dar) para UMCs (ultra mobile computers), aliado ao lançamento de equipamentos da HP, Acer e outras na mesma categoria (UMC) acredito que a posição do Arcanjo esteja menos defensável agora.
Embora a crise mundial tenha revertido a queda de preços de equipamentos móveis, a qualidade técnica aumentos e equipamentos da série eeePC estão sendo vendidos a 300 Euros, novos.
quem precisa de MOBILIDADE, deve considerar seriamente pois Smartphones e afins (já comparei-os) não suprem as vantagens de um UMC.
{ 21/08/2009 | 22:45 }
Tenho um notebook que pesa 2,4 kg, mais o carregador que pesa quase um quilograma, não aguento mais carregar 3,4 kg nas minhas viagens; segurar esse peso por 15 minutos, vai, mas viagens longas, nunca mais com ele. Vai ficar em casa substituindo o velho PC e comprarei um ASUS 1101HA, tela de 11,6 polegadas, tamanho ideal, entre 14 e 10 polegadas, bateria com 11 horas de autonomia, e pouco mais de um kg de peso. Ótimo!