Por Rafael Arcanjo | Em 10.03.09 | Categoria: Tecnologia
A Microsoft anunciou que a nova versão de seu sistema operacional, Windows 7, permitirá a seus usuários desativar o navegador Internet Explorer e outros programas integrados, motivo de litÃgio com a União Europeia.
Fonte: G1.com.br
A história é longa. Encurtando o caminho: vários fabricantes de software, principalmente os de navegadores (Mozilla e Ópera inclusos) reclamam da Microsoft por operação desleal de mercado. Na prática, de acordo com eles, incluir o Internet Explorer junto com o sistema operacional Windows faria com que ela tivesse uma grande vantagem sobre os concorrentes, visto que a Gigante de Redmond detem grande fatia do mercado de sistemas operacionais que funcionam hoje nos PCs domésticos e empresariais. A União Européia já está de olho na Microsoft faz um tempo, com processos AntiTruste em andamento.
Com o lançamento do Windows 7 previsto pra outubro de 2009, a Microsoft tem liberado algumas versões de teste, Beta. Em uma destas versões (Build 7048), alguns blogueiros descobriram que é possÃvel desativar por completo o Internet Explorer 8, além de outros aplicativos, como o Media Player. A empresa confirmou a informação através de um diretor da equipe de Windows.
O usuário terá a opção também de escolher o Browser padrão do sistema, como já é feito hoje nas versões atuais do Windows.
Meu questionamento é:
Não creio. Primeiro porque de acordo com matéria do Baboo, onde inclusive mostra como desabilitar o IE8, apenas esta última versão pode ser removida. O IE7 continua como nativo do sistema e não pode ser removido.
Segundo: o usuário comum não conhece o que é Firefox, Safari e muito menos o Ópera. A Internet é o “e azul” no desktop e vai continuar sendo, independende de qual versão. Acho que uma coisa que poderia diminuir a quantidade de usuários do IE seria uma hipotética troca de Ãcone por parte da Microsoft, passando para um Elefante Cinza, sei lá. :P
Porém, concordo com Guilherme Felitti, quando ele disse no Now! Café 34 que é um precedente perigoso para a Microsoft, isto é. Imagino que a partir disto vários outros fabricantes de software vão aproveitar deste argumento.
Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.
Você deve estar logado para postar um comentário.
{ 11/03/2009 | 13:30 }
Arcanjo,
Apesar de parecermos ter chegado a uma “conclusão boba” quanto ao “E azul” isso é a mais pura verdade. Os usuários não têm noção da existência do navegador e nem da possibilidade de escolha.
Se puserem como Ãcone um “Elefante cinza” vão dizer que o Windows veio sem internet…
[]s
{ 11/03/2009 | 15:20 }
Prof. Vaz
É exatamente o meu ponto. O tiro no pé seria apenas se a Microsoft resolver mudar o Ãcone do IE. Aà sim eles vão perder mercado, porque o técnico vai instalar um outro navegador e vai falar que agora o “E AZUL” é um “RAPOSA LARANJA”. Hehehehe
{ 12/03/2009 | 00:45 }
Amigo, acredito que essa versão só tem opção de desinstalação por ser uma versão beta. Não acredito que a MS deixará o IE como sendo fixo no Windows 7 e mesmo que ela deixar a opção de desinstalação, isso não é um grande motivo que mudará a historia no mercado de browsers, o que mudaria, seria a opção de escolher o navegador durante a instalação do Windows, mas não é o que acontece.
{ 15/03/2009 | 15:35 }
O ideal seria que, assim que o Windows fosse instalado, aparecesse uma caixa de diálogo perguntando qual navegador aquele usuário gostaria de usar. Teria o Internet Explorer lá, além de outros. Caso o usuário escolhesse o IE, já seria ativado. Se preferisse outro, o próprio Windows acessaria a internet e baixaria a versão mais recente do software.
“Mas por que não deixa todos já instalados na máquina? Só clicar e habilitar”. Porque não se a Microsoft pode distribuir outros navegadores, por questão de copyright e juridiquês. Mas o IE ela pode, então deixaria ele ali, completinho.
“Ah, mas a Apple não precisa fazer isso com o Mac OS X, que já vem com Safari e o iLife”. Exatamente. Para esse argumento eu não tenho resposta.
{ 17/03/2009 | 10:56 }
Thas,
Também concordo que o ideal seria que ele perguntasse. Até achei que fosse assim que seria implementado, acho que li isto em algum lugar naquelas decisões da União Européia.
{ 08/05/2009 | 17:25 }
não estou satiosfeita obrigada pela oportuniddade um abraço
{ 21/04/2012 | 15:54 }
Eu já fiz muitas modificações no meu notboot e também já desistalei o IE para brincar um pouco só com o Safari… não ocorreu nada que me trouxesse problemas. Meu not fica ligado quase 24dia, sempre edito som e imagem, assisto filmes, TV on line, testo OS, programas e aplicativos nele quase sempre, jogos enfim e ainda não encontrei problemas nem com as modificações no sistema nem mesmo com a troca de navegadores.
Gostei muito dos comentários que li aqui. Valeu!