Mesclando tipos de gráficos e adicionando um eixo secundário no Excel 2007 » Arcanjo.org

Mesclando tipos de gráficos e adicionando um eixo secundário no Excel 2007

Aprenda como analisar melhor os dados de um gráfico com muita informação usando dois eixos no Office 2007

Por Rafael Arcanjo | Em 14.04.09 | Categoria: Office 2007

Hello Guys!

Hoje vou mostrar como se cria um gráfico onde é necessária a utilização de dois tipos de gráficos e dois eixos. Um caso destes acontece quando se você duas quantidades muito distantes em termos de valores, fazendo com que uma barra de um gráfico fique grande e outra fique praticamente invisível.

O original deste artigo foi descrito pelo pessoal do Blog Oficial do time de desenvolvimento do Excel e pode ser visto em Combining Chart Types, Adding a Second Axis.

PASSO 1: Vamos utilizar como base esta tabela simples meses x unidades vendidas x total de transações.

Dois Eixos no Excel - Figura 1

Para não precisar digitar os dados, você pode fazer o download desta planilha.

Podemos perceber que a diferença de valores nas duas unidades de medida (Unidades Vendidas x Total de Transações). Quem está acostumado a trabalhar com gráficos sabe que terá o problema que relatei no primeiro parágrafo só de ver os dados na planilha.

PASSO 2: Pois bem, vamos transformar estes dados em um gráfico de colunas 2D. Simples, com 3 cliques faremos este trabalho. Para tal, com os dados selecionados, clique em Inserir, depois no grupo Gráficos clique em Colunas e finalmente escolha a primeira opção em 2D, que são Colunas Agupadas.

Dois Eixos no Excel - Figura 2

Clique na imagem para ampliar

Desta forma, já temos um gráfico que é feito de apenas um eixo, onde temos os valores de transações. Porém, da forma que está, este gráfico não nos ajudará na hora de analisá-lo, pois mal conseguiremos enxergar os dados de Unidades Vendidas.

Dois Eixos no Excel - Figura 3

Impossível comparar os dados aqui, não é?

Vamos fazer o seguinte então: além de criar dois eixos, vamos mesclar dois tipos de gráficos para estas informações. O gráfico de Total de Transações será transformado em um gráfico de linhas (ao invés de Barras, como está atualmente). O de Unidades vendidas vamos manter como barras em 2D.

PASSO 3: Selecionaremos então qual série de dados que gostaríamos de mudar. No nosso caso, vamos mudar o tipo de gráfico do Total de Transações. Para isto, no gráfico que o Excel gerou, clique nos dados de Total de Transações (as barras vermelhas). Assim, você pode perceber que automaticamente foram selecionadas as outras barras vermelhas referentes à mesma seqüência de dados.

Dois Eixos no Excel - Figura 4

PASSO 4: Agora sim vamos mudar o tipo de gráfico do Total de Transações. Para tal, com os dados do passo anterior selecionados, uma guia contextual Ferramentas de Gráfico surgiu no painel. Nela, clique na aba Design e depois selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico.

Dois Eixos no Excel - Figura 5

Clique na imagem para ampliar

Escolha o tipo de gráfico de Linhas, conforme a imagem abaixo.

Dois Eixos no Excel - Figura 6

Desta forma, teremos um gráfico já modificado, porém que ainda não está apto para ser usado como fonte de análise.

Dois Eixos no Excel - Figura 7

Adicionando um segundo eixo

O que precisaremos fazer agora é adicionar um segundo eixo de valores, fazendo com que seja possível transformar o gráfico em uma fonte de análise útil.

PASSO 5: Vamos adicionar um segundo eixo para “Total de Transações”. Para tal, selecione os dados da mesma forma que você aprendeu no PASSO 3, clicando sobre os dados no gráfico.

Com os dados selecionados, na guia contextual Ferramentas de Gráfico clique em Layout. No grupo Seleção Atual, certifique-se que a “Série Total de transações” esteja selecionada e clique em Formatar Seleção.

Dois Eixos no Excel - Figura 8

Dois Eixos no Excel - Figura 8

Abrirá então uma segunda janela, com várias opções para você formatar esta série de dados. No nosso caso, vamos apenas definir que a Série Total de Transações será o eixo secundário e depois clicar no botão fechar.

Dois Eixos no Excel - Figura 9

Pronto, seu gráfico já é um gráfico utilizável.

Dois Eixos no Excel - Figura 10

Porém, cabe alguma perfumaria para aperfeiçoar a visualização, né?

Incrementando o Gráfico

PASSO 6: Analisando o gráfico, percebemos que a legenda ficou ao lado esquerdo, ocupando um espaço que poderia ser utilizado para dar maior destaque às barras e linhas. Vamos colocar a legenda no rodapé. Para isto, selecione o gráfico e vá na guia contextual Ferramentas de Gráfico e depois em Layout. No grupo Rótulos, escolha Legenda e selecione a opção “Mostrar legenda abaixo”.

Dois Eixos no Excel - Figura 11

Assim, seu gráfico ganhará um pouco mais de destaque no espaço disponível.

Dois Eixos no Excel - Figura 12

O restante vai com a imaginação e necessidade de cada um. Eu adicionei um título ao meu gráfico, coloquei uma legenda nas laterais para informar o que é cada dado e formatei o segundo eixo para informar os dados com o símbolo de moeda. Veja como ficou o resultado final.

Dois Eixos no Excel - Figura 13

Várias outras coisas são possíveis de serem feitas. Como disse, depende da imaginação e necessidade. O fato é que você pode agregar muito mais visualmente utilizando as ferramentas do menu contextual.

Seu chefe vai adorar, eu garanto.

Tags: ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

41 Comentários

  1. Claudinei

    Muito boa a orientação acima. Segui os passos e mesclei um gráfico de barras (com meus gastos mensais) e um gráficos de linhas (com minha renda). Os dois eixos têm os mesmos valores e escalas. Assim eu fico alerta quando a barra dos meus gastos começa a se aproximar a linha da minha renda. Ficou ótimo com a sua dica. Valeu!
    Um abraço.

  2. Elenice

    Valeu, me ajudou muito, já tinha pedido ajuda via e-mail para uma amiga no RJ, acho que estávamos em versões diferentes e não estava conseguindo, apelei para a internet e com certeza vou agradar meu chefe.

    1 abraço.

  3. rodrigo

    Muito bom mesmo!!!

  4. Marcos

    Muito boa dica!
    Valeu mesmo.

  5. ANDRE

    COMO FAÇO PARA ALTERAR OS VALORES DA LINHA DE COLUNA EX FAÇO UM GAFICO E AUTOMATICAMENTE DA VALORES DE 0; 0,2 ; 0,4 ETC E QUERO ALTERAR PARA 0 ; 5 ; 10 ; 15 ETC

  6. nina

    MUITO BOM, obrigada!

  7. Anderson

    Parabéns pela clareza na explicação! Demorei 2 miutos para fazer algo que quebrei a cabeça por uma hora tentando.

  8. Priscila Marques

    Que didático! Estava precisando muito desta orientação e o resutado foi perfeito. Muito obrigada.

  9. Denize

    Muito obrigada pela explicação.!! Está clara e objetiva. Consegui fazer meu gráfico bem rápido.

  10. Daniel

    Muito Obrigado!!!
    As dicas foram ótimas, segui todas elas e consegui chegar onde queria.

  11. Gil Queiroz

    Rafael, muito obrigado mesmo, você não sabe o quanto me
    ajudou com suas explicações. Abraço.

  12. Luana

    Muito obrigado! Ajudou bastante

  13. william

    Valeu pelas dicas!!!

  14. Raphael

    EXCELENTE! Melhor explicação! VALEUUU!!

  15. Ari Lima

    Rafa, valeu…o exemplo ainda ta valendo….

  16. Hozana

    Rafael Arcajo, vc é um anjo mesmo, ajudando essa galera!! rsrs Ajudou muito com essa dica.O excel 2007 é muito diferente do 2003.Tive que reaprender! Abração e Obrigada

  17. Lella

    Rafael… vc salvou minha pele… =) Mtoooooo obrigada pela explicação.. clara, simples, objetiva… perfeita!! 100% Didática!!! Parabéns!!! Abraços…

  18. giovana

    aaah legal ai ainda não sei direito como fazer um gráfico .
    HASUHSUAHUS

  19. Pedro

    Muito bom, precisamos de pessoas que coloquem essas informações na web. Abraço.

  20. Cida

    Olá,

    Como faço um gráfico de barras com três eixos? Por exemplo:
    O eixo “X” com meses do ano, o “Y” com proporção de indivíduos por metros quadrados, o “Z” com número total de casas. Sendo que no eixo “Y”, as barras são empilhadas (representando Homens e Mulheres). O eixo “Z” é de barra normal. Eu fiz o gráfico, mas os o eixo “Z” sobrepõe o eixo “Y”. Quero que as barras do eixo “Z” fiquem ao lado das barras do eixo “Y” e não em cima. Podes me ajudar?
    Preciso com urgência!!
    Obrigada!

  21. MaucomU

    Obrigado pela dica…me salvou!
    PS.: pq toda versão de office tem que mudar de lugar as coisas?

  22. Sebastião

    Parabéns !!! E muito obrigado, graças a pessoas como voce que divulgam informações de forma clara e direta que aprendemos e nos apaixonamos cada vez mais pela tecnologia!

  23. Jessica

    Valeu! excelente!

  24. Sheila

    Explicacao super facil, consegui fazer rapidinho! Muito util pra mim! Muito obrigada!

  25. Glauciane Diniz

    Obrigada pela informação, me ajudou bastante!

  26. esther

    excelente orientação!
    Muito Obrigada!

  27. Carol Lages

    Excelente!
    Muito obrigada!

  28. Elisangela

    Rafael, nota 1.000 para você! Possui excelente didática, seu material é bonito e descomplicado. Eu tive que reaprender a usar o excel devido a tantas mudañças sofridas e a minha pouca utilização, mas, com suas orientações e dicas, foi tudo muito fácil e rápido. Adorei!!! Muito obrigada.

  29. benex

    Cara valeu….salvou a patria por aqui…a mulher até voltou a sorrir….

  30. Rodrigo P

    Olá,

    Gostaria de saber como faço para ter no gráfico 2 eixos x?

  31. Leidiane Cândido Prerira

    Uffa, até que enfim consegui criar um gráfico com 03 eixos. Valeu mesmo.

  32. Sídney Alves

    Bom dia

    Alguém pode me explicar como consigo fazer aparecer no gráfico de colunas do dia 1 a 31. Por que fiz o g´ráfico e só pegou os dado até o dia 27.

    Atenciosamente
    Sídney Alves

  33. Paulo

    Mto útil..
    Obrigado companheiro..

  34. lilian

    valeu vc salvou meu trabalho

  35. Mauro

    Boa dica…mas para graficos 2d e 3d??? Tem como?? Obrig.

  36. Gustavo Santos

    Pow fera muito obrigado mesmo o mundo precisa de mais pessoas como vc que compartilhem conhecimento. Deus lhe abençoe.

  37. Thamara Braum

    Muito bom! Obrigada pela ajuda!

  38. cristina

    Obrigada por compartilhar com instruções tão claras. Ajudou muito!

  39. FIRMINO JARDIM

    SENSACIONAL !

  40. Armando Jr.

    Duas palavras, parabéns e obrigado.

  41. Edna

    Excelente! As explicações foram claras e muito didáticas. Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.