Novas versões do Firefox e Thunderbird » Arcanjo.org

Novas versões do Firefox e Thunderbird

Por Rafael Arcanjo | Em 12.10.06 | Categorias: Extensões, Firefox, GNU/Linux, Softwares, Tecnologia, Web, Windows

Oi Pessoas,

Resolvi fazer uns testes nas versões Beta do Firefox (Release Candidate 2 Release Candidate 3) e Alpha do Thunderbird.

Eis algumas considerações:

Firefox

Firefox

  • Consumo drástico de memória parece que foi resolvido (este consumo de memória exagerado acontecia mesmo usando a dica descrita no MeioBit). Estou com 18 abas abertas aqui e o consumo de memória está em 4,8 MB (é isto mesmo que você está lendo…). Para fazer um comparativo, leia este post que escrevi sobre o consumo de memória excessivo no Firefox quando múltiplas abas estão sendo usadas.
  • Melhoria no visual, mesmo sem descaracterizar a interface padrão do navegador. Para isto existem os themas :)
  • O salvamento automático de sessões é SHOW. Para quem não sabe o que é, o salvamento de sessão é um recurso que a extensão Session Saver implementava, agora vem por padrão no Firefox2. O que este recurso faz é, quando seu browser travar, ele recupera as abas que estavam abertas quando você iniciar o navegador novamente.
  • Ainda não vi uma significativa melhora na velocidade de carregamento das páginas, espero que com o tempo de uso eu consiga enxergar tal vantagem.
  • Ainda não tinha testado nenhum Release Candidate do Firefox2, por causa da incompatibilidade com minhas extensões. Só que descobri que poderia resolver este problema com uma outra extensão.
    Quem faz tal milagre é a extensão Nightly Tester Tools. Ela adiciona um botãozinho onde se gerencia as extensões que diz assim: MAKE ALL COMPATIBLE. Clica-se e Walla ! Resolvido o problema. Ela tem algumas outras funções extras, como tirar screenshot da janela e já fazer upload direto para o Imageshack. Bem bacana!

    Para quem estiver afim de ver algumas imagens do Firefox2 RC2 RC3 em ação, clique aqui.

    Neste Wiki existem várias informações informações sobre o projeto Firefox2 Bon Echo

    Daqui a pouco teremos um novo round da Nova Guerra dos Browsers.

    Para fazer o download da versão RC2 RC3, clique aqui.

    Thunderbird

    Thunderbird

    A primeira versão beta está atrasada. De acordo com o calendário oficial, teriamos uma versão beta em meados de setembro e os Releases Canditate em Novembro, mas até agora estamos ainda na Alpha. Tem uma versão Pré-Beta aqui.

    Gostei desta versão Alpha. Parece que foi resolvido um problema que eu tinha quando a mensagem chegava para uma conta que tinha muitos filtros de mensagem (aquelas regrinhas que você diz que quando chegar uma mensagem XXXX você mande para a pasta YYYY, por exemplo). Antes o recebimento de novas mensagens abortava, agora não tenho mais este problema. Em contrapartida, vou ter que treinar novamente meu sistema de SPAM para que jogue automaticamente algumas mensagens para a lixeira, o que ele não tem feito.

    Ps: Se você também precisa compatibilizar algumas extensões no Thunderbird, aqui também funciona a extensão Nightly Tester Tools.

    Estou esperando agora a versão beta para poder instalar.

    Veja todas as alterações do Thunderbird Alpha no Release Notes.

    Para fazer o download, acesse aqui ou aqui.

    update: Já foi lançada a versão RC3 do Firefox2. Download aqui.

    [tags] Firefox, Firefox2, BonEcho, Mozilla, Thunderbird, Thunderbird2, Extensões, Extensoes [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

1.179 Comentários

  1. Alexandre Fugita

    Nas outras vezes que o Firefox teve uma atualização importante eu sempre esperei algum tempo antes de adotar a nova versão. O motivo era as extensões. Que bom que existe uma solução para o problema! Vou baixar agora o RC2!

  2. Solon

    minha experiência com o RC2 do Firefox foi exatamente contrário, em relação ao consumo de memória. eu deixo o meu Firefox aberto o tempo inteiro em que estou no computador, com pelo menos o GMail aberto. em meia hora de uso, o consumo de memória já passava de 100 MB, enquanto o 1.6 fica em torno de 70MB (ainda é patético, mas não tão terrível).

  3. Rafael Arcanjo

    Fugita,
    Eu também sempre esperei… agora que descobri esta extensão, quebrou meu galho ! :)

  4. Rafael Arcanjo

    Solon,
    Estranho… eu fiz o teste em um Windows XP com processador Atlhon XP 2400 e 1GB de memória… Vou tentar fazer o teste deixando ele sempre aberto (não me lembro se fecho ele e abro denovo… agora vou ver se me atento a este detalhe)

  5. Alexandre Fugita

    Eu nunca fiquei preocupado com esse negócio de consumo de RAM pelo Firefox. Pra mim nunca fez diferença, mesmo tendo apenas 512 MB… Ou será que fez (diferença) e eu não percebi? hehe!

  6. Solon

    ALEXANDRE: com 512MB, acho que tu só notaria diferença se tentasse rodar algum jogo ao mesmo tempo. o problema, pra mim, é a mentalidade por trás disso, que é a mesma da Microsoft: memória é barata, não vamos perder tempo tentando otimizar código.

    quer dizer, para mim, especificamente, o consumo de memória do Firefox é um problema de fato, porque eu tenho míseros 256MB de memória e seguidamente preciso ter o Photoshop aberto ao mesmo tempo, o que significa lags tremendos.

  7. Alexandre FUgita

    Solon,
    Entendi o ponto! É o mesmo que não criar motores econômicos pq a gasolina está barata… É verdade, poderiam então otimizar esse uso da RAM. Eu sempre uso o Firefox com zilhões de abas abertas, tudo coisa que preciso ler mas não dá tempo, hehe! Fora, claro, o email, o RSS, o dashboard do blog, o Google Docs, o Analytics, o Digg, o delicious… e assim vai… hehe!

  8. Rafael Arcanjo

    Glaydson,

    Muito boas as dicas :)
    Será que funciona para o 2.0RC2 ?

  9. Glaydson Lima

    Rafael,

    Como a engrenagem não mudou muito…

    O meu está como -1. Agora não lembro se -1 é desabilitado ou com quantidade de páginas automático (de acordo com a memória).

    Apaga um post meu que saiu repetido. Acho que fiquei cego ;)

  10. Leidiane

    =D
    Seu blog ta dubão heim rafinha
    bem legall :)
    Parabens

  11. Rafael Arcanjo

    Oi Leidi,

    Que bom que você gostou :)
    Vou tentar implementar a opção de receber os posts por email aqui e você vai poder acompanhar mais de perto, apesar de ainda achar que tu podia começar usar o RSS hein… ;p

    Abração e Obrigado :)

  12. Techbits

    Uma análise do Firefox 2.0…

    O Firefox, que já era o melhor browser para navegar na web, ficou melhor ainda. Não tem aquele fator “Uau!” do IE7 pois muitas novidades do concorrente já existiam desde a versão anterior do Firefox. As melhorias foram mais discretas, m…

  13. […] Já falei desta extensão aqui. Para quem ainda não sabe, esta extensão tem como principal objetivo fazer com que as extensões não compatíveis com a sua versão do Firefox se tornem compatíveis. Simples assim. Além de outras coisinhas secundárias, outra coisa interessante é que ela permite que você tire um screenshot da janela ativa e envie diretamente para o serviço de hospedagem de imagens Imageshack. […]

  14. Fabian

    Solon…

    Se você tem dinheiro para comprar o PhotoShop, oq são 400,00 por uma memória de 1024 MB?

    Reveja seus conceitos

    Abraços!

  15. […] O problema é que muitas extensões ainda não são compatíveis com essa nova versão do navegador. Mas, claro, existe uma solução chamada Nigthly Tester Tools, dica do blog do Rafael Arcanjo. […]

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.