Totlol.com Vídeos: O Youtube para crianças » Arcanjo.org

Totlol.com Vídeos: O Youtube para crianças

Site faz filtro dos vídeos no YouTube para dispor conteúdo específico para os kids

Por Rafael Arcanjo | Em 20.06.08 | Categoria: Tecnologia

Totlol, o YouTube para CriançasCada vez mais as pessoas estão tendo acesso ao computador mais cedo. Tenho uma priminha de 2 anos que já desenha no paint, sabe digitar algumas teclas e tal. Com 2, 3 anos eu nem sabia o que era televisão direito e brincava com meus bonequinhos (que hoje são Action Figures) do He-man e do Gorpo.

Parece que eles pegam as coisas por osmose, tão grande a facilidade de adaptação e aprendizado com os PC e programas. Porém, surge um probleminha: A internet. Mas porque ?

Hoje sabemos que a quantidade de lixo e conteúdo adulto na rede é imensa. Existe muito conteúdo bom, mas se não souber procurar, ele se perde dentro do mundo de coisas inúteis. Para uma criança então isto deve ser bem complicado. Os filtros são complicados para eles e também para os pais.

O Youtube por exemplo: você tem zilhões de vídeos, até vários educativos, porém os destinados às crianças se perdem no meio da grande maioria que não são para eles.

Foi aí que um programador de 38 nos Estados Unidos, chamado Ron Ilan, viu que sua filha passava muito tempo no YouTube e resolveu criar uma versão do site, chamado Totlol, apenas com vídeos para crianças de 6 meses a 6 anos. O site (um mashup) é quase que apenas um tipo de filtro no YouTube, visto que os vídeos continuam hospedados no site do Google. Os usuários se cadastram no Totlol e inserem os vídeos que acham adequados para o consumo do público infantil, organizando por tags e categorias.

Depois, os próprios usuários logados (a comunidade no Totlol) modera os vídeos, votando se são adequados ou não para os kids. Tem até vídeo da Madonna em desenho animado cantando Wheels of the Bus.

A idéia é muito interessante, pois integra uma grande serviço já consolidado, que é o YouTube, e uma demanda crescente por conteúdo infantil de qualidade em vídeo. Só espero que os pais não deixem de contar historinhas aos seus filhos, pois o contato corpo-a-corpo com os pequenos ainda não é capaz de ser substituído por um site de vídeos.

Tags: , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

5 Comentários

  1. Rafael

    É incrível mesmo como as crianças passam a dominar computadores e internet cada vez mais cedo. Minha prima também, com 9 anos já tem msn, perfil no orkut e vez ou outra, aparece com um “cd novo” no computador.

    É bom que alguém tenha o trabalho de filtrar esse conteúdo e facilitar a distribuição.

    Abraço!

  2. Rafael Arcanjo

    Então Xará, eles são muito paranormais. Não tem lógica. Bom, ainda bem né. Deve ser algo genético :)

  3. Marcos

    O artigo retrata muito bem a realidade das crianças, especialmente as que vivem nos grandes centros urbanos. Quase simultaneamente foi lançado um outro site, o http://www.PortalVideoKids.com.br com as mesmas preocupações de segurança para as crianças. Porém existem algumas diferenças significativas: o idioma predominante é o português e a moderação é feita apenas pelos editores. Isso se justifica pois mantém uma linha consistente de moderação, uma vez que o que deveria ser moderado de acordo com uma mãe, pode não ser para outra.

    Não deixem de conhecer o PortalVideoKids.com.br
    Um abraço,
    Marcos

  4. samya

    E MUITO BOM

  5. LALA

    OI E MUITO BOM

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.