Como adicionar um bookmarklet no Safari do iPad

Como adicionar um bookmarklet no Safari do iPad

Aprenda como configurar bookmarklets no seu iPad

Por Rafael Arcanjo | Em 13.01.11 | Categorias: Apple, Tecnologia

Não, você não está sonhando. Você realmente está lendo este post aqui no Arcanjo.org, de volta depois de um longo e tenebroso inverno (na verdade, um ciclo inteiro, mas enfim…).

Hoje, precisando de uma solução para salvar uma determinada pagina em pdf direto no iPad, lembrei que talvez exista a possibilidade de fazer isto via bookmarklet no Safari.

Se você não sabe o que é um bookmarklet, segue explicação direto da wikipédia.

Um bookmarklet é um pequeno programa em JavaScript que é armazenado como uma URL nos Favoritos dos mais populares navegadores ou como hiperligações em páginas da internet. Devido ao Internet Explorer usar o termo favoritos ao invés de marcadores, bookmarklets também são chamados de favlets ou favelets.

Fonte: Wikipedia

Ou seja, você “injeta” um código JavaScript na pagina. Isto serve pra muita coisa, desde mudar a forma que a pagina é exibida, como encurtar uma URL, salvar uma pagina em pdf e qualquer coisa que o JavaScript pode oferecer. Basta que você arraste o código para a barra de favoritos no navegador e depois acioná-lo.

Porém, a principio, não existe uma forma padrão para que você arraste o link para a barra de endereços no Safari pro iPad. Mas existe uma forma de fazer. Um “jeitinho”, na verdade. Mas funciona, isto que é importante.

Basta que você adicione um favorito (pode ser de qualquer site) na pasta “Barra de Favoritos”.

Feito isto, clique em salvar e pronto.

Com o site devidamente já arquivado, vá até a parte de favoritos, ache seu site adicionado e clique em EDITAR na barra superior. Depois, escolha o site que você acabou de favoritar.

Ali você terá a opção de mudar a URL (e o nome também, se quiser). Então é só colar o JavaScript do bookmarklet em questão, ficando mais ou menos assim.

Pronto. Agora basta que você toque na barra de endereços para que os bookmarklets apareçam., como abaixo.

É uma dica simples, mas que a partir dela você pode fazer muita coisa (que inclusive estarei postando mais pra frente). Então, no estilo twitter, #fikdik

Update [13/01/11 – 14:39]: O título menciona o iPad, mas imagino que deva funcionar em todos os hardwares rodando o sistema operacional da Apple, o iOS. Porém, como só tenho o iPad, não tenho como testar em iPhones e afins.

Tags: , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

3 Comentários

  1. Rafael Gonçalves

    Fala Arcanjo,

    Sumiu mesmo heim.

    To mais interessado no site que faz esta conversão da página em PDF… Qual é?

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.