Cobertura do Microsoft Heroes {Community} Launch em Ipatinga-MG

Cobertura do Microsoft Heroes {Community} Launch em Ipatinga-MG

O evento abordou as novas tecnologias Microsoft, como o Windows Server 2008, SQL Server 2008 e a suite de desenvolvimento Visual Studio, com seu trunfo SilverLight

Por Rafael Arcanjo | Em 22.03.08 | Categorias: Microsoft, Sistemas Operacionais, Softwares, Tecnologia, Windows

O blog Arcanjo.org, através deste que vos escreve, cobriu neste sábado, dia 15 de março, o lançamento dos produtos da linha 2008 da Microsoft para a comunidade, evento este que ocorreu simultaneamente em vários locais do Brasil.

Eu tive a oportunidade de participar da versão local, em uma cidade vizinha à minha: Ipatinga, aqui em Minas Gerais uai. A sede foi a faculdade Unipac.

O objetivo do evento era promover os novos SQL Server 2008, Visual Studio 2008 e Windows 2008 Server. O evento seria dividido em duas partes, conforme destacou o site oficial:

1. General Session: comum a todos os eventos. A Microsoft realizará uma sessão de 45 minutos, com a participação de seus especialistas, para a apresentação inicial dos produtos. Haverá posteriormente uma sessão de 15 minutos para Perguntas e Respostas. Esta sessão será transmitida para todo Brasil sob a forma de webcast, e todas as audiências assistirão simultaneamente à sessão e poderão participar da rodada de perguntas.

2. Technical Tracks: individual para cada evento. Após a General Session, cada grupo de usuários, através de seus líderes ou de palestrantes por eles selecionados, oferecerá o conteúdo técnico do evento. Serão apresentações adaptadas por cada grupo, porém com base em um material.

Fonte: Microsoft Technet

Ao chegar no local, às 9:10 aproximadamente, senti dificuldade de saber onde seria ministradas as palestras, pois não tinha nenhuma informação disponível. Fui obrigado a perguntar à algum membro da secretaria, que me informou a sala errada. Depois fui ver uma aglomeração de pessoas, umas 15 até então, e fiquei por perto, já imaginando que poderia ser lá. Ainda bem que não paguei mico entrando numa sala de Enfermagem, pois estava certo e seria ali mesmo a palestra.

Demorou, mas as placas apareceram
Demorou, mas as placas apareceram

Estava tudo marcado para começar as 9:30, onde iríamos assistir ao webcast e depois partiria para a parte local do evento, onde teriam palestras com os especialistas. Porém, atrasou um pouco e entramos na sala com o webcast já no meio.

Webcast Heroes Community Launch
Webcast Heroes Community Launch

A transmissão via web feita via Live Meeting 2007 foi conduzida pelos profissionais Luciano Palma, especialista em Infraestrutura e Rogério Cordeiro, na área de Desenvolvimento.

Já a parte local do evento foi encabeçada por Rafael Dias Araújo, estudante da Universidade Federal de Uberlândia, que explicou com mais detalhes as funcionalidades do Visual Studio 2008 e o SilverLight, e por Leandro Castro, que mostrou o Windows 2008 Server e focou mais na Virtualização.

palestra_rafael_uberlandia.jpg

Todos abordaram pontos principais sobre os produtos da linha 2008, aos quais destaco a seguir:

  • Os produtos estão pregando a integração, com o lema Better Together. Em síntese, foram feitos muitos esforços para que todos os produtos conversem entre si e também com os outros produtos Microsoft, com atenção especial à família Office, o que se comprova com a ferramenta Visual studio tools for office (VSTO), que já existia, mas tem recebido destaque nesta nova versão do Visual Studio. A parte desta integração que eu gostei mais foi do Visual Studio com o Expression Blend, onde o programador faz o código, o designer faz a tela e os dois se integram via XAML.
  • Foco voltado para o mundo web: A empresa do Tio Bill está aprendendo com o mercado (principalmente com seu maior concorrente no momento, o Google) que o futuro (ou seria o presente?) é online. E a gigante de RedMond tem apostado muitas fichas neste mundo, como vamos falar mais abaixo do Silverlight, também com o WPF. Num ambiente em que temos até “sistema operacional” online, apesar dos problemas que sabemos que existem, é consenso que quem apostar nisto agora, ou já tiver apostado num cenário onde você, independente do SO e máquina que estiver utilizando, possa acessar tudo online, estará sempre à frente. Sergey e Larry que o digam. O que você acha desta aposta ?
  • A Microsoft dará uma atenção MUITO especial ao Silverlight. Estão apostando muitas fichas no que estão chamando por aí de Flash Killer. As aplicações SilverLight podem ser desenvolvidas dentro do próprio Visual Studio 2008, como podem ver neste tutorial o resultado. Inclusive, tem bastante coisa aqui no blog do Euclides Chuma. Será que ganha o mercado do Flash ? Acho difícil. É pagar pra ver.
  • LINQ (Language Integrated Query) – Possibilidade de escrever, dentro do seu código, as queries no banco de dados sem nem mesmo ter criado o banco de dados ainda. É isto mesmo que eu entendi ? O Café com Gelo falou um pouco sobre o assunto, citando a impossibilidade de fazer funcionar, por enquanto, com outros bancos que não sejam o MSSQL e o Access.
  • Número maior de assistentes no Windows 2008 Server, para configuração de virtualização, por exemplo. Os famosos wizards são uma mão na roda de vez enquanto.
  • Server Core – Opção de instalação do Windows Server 2008 apenas com o essencial. Exemplo: Vai instalar um servidor de domínio ? Escolha este perfil e apenas os aplicativos referente ao Active Directory serão instalados, evitando assim, programas desnecessários e que podem conter vulnerabilidades. Esta opção já existe no linux faz algum tempo e já era hora da Microsoft ter incorporado a solução.
  • Possibilidade de trabalhar com o IPV4 e IPV6 simultaneamente no Windows Server 2008.
  • Com relação ao SQL Server 2008, eu não vi nada muito inovador. Foram implementadas melhorias nas políticas, nos métodos de auditoria e implementação do Performance Studio, uma ferramenta para gerenciamento de desempenho do SGBD.

O evento foi bom para dar uma visão geral dos novos recursos Microsoft. Apesar da platéia, em sua maioria, ser composta por estudantes dos primeiros períodos do curso de Sistemas de Informação e Ciências da Computação, o que jogava o nível das questões lá pra baixo, foi bacana estar junto de alguns poucos profissionais que tem gabarito para poder trocar experiências.

Em contato com os palestrantes, os mesmos disponibilizaram as apresentações e que eu repasso a seguir:

HCL – Visual Studio 2008
HCL – Windows Server 2008

Quer o Arcanjo.org cobrindo seu evento? Entre em contato.

Tags: , , , , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.