Credibilidade do mundo online

Credibilidade do mundo online

Por Rafael Arcanjo | Em 30.05.07 | Categoria: Web

Latest NewsTodo mundo sabe: a tendência é que o mundo seja digital e online. Pagamento de contas, cinema, taxi ? Celular. Não sabe onde chegar em algum lugar ? Mapas Online. Não resolveu mesmo assim ? GPS. Quer vigiar sua casa de onde quer que esteja? Use a Internet. E como a vida tem se tornado cada vez mais virtual, as notícias não podem tomar caminhos diferentes.

Hoje, com o advento dos blogs, “qualquer um” pode sair por aí e expondo seus pensamentos de forma descompromissada e a hora que der na telha. Para isto, basta que abra uma conta no WordPress ou Blogger e Voi La, temos um novo blogueiro, uma nova pessoa que jogará mais informações na rede.

Aí é que entra o ponto que eu quero discutir aqui: A qualidade e a credibilidade desta informação.

Qual é a credibilidade que um blogueiro ou site deve ter ?
A credibilidade está vinculada à qualidade do blog ou a qualidade é decorrente da credibilidade que esta pessoa e suas opniões já tem ?

Dias atrás vimos um caso em que as ações da Apple despencarem após um blog divulgar uma falsa informação sobre a empresa. E o blog era ninguém menos que o Engadged, uma das maiores referências blogueiras em tecnologia escrito em língua inglesa. Acha que foi uma simples queda ? Depende do ponto de vista e do seu poder aquisitivo. Se achar que $4 BILHÕES é pouco

Hoje (30/05/07), ao contrário da notícia anterior, o valor do petróleo no mercado disparou após o site de uma emissora de tv dos EUA divulgar uma informação errada sobre incêndio em uma refinaria.

Hoje a informação é muito valiosa, então é muito importante esta quantidade de fontes de notícias que temos. Tem muita coisa boa. No meu caso, acho impossível me imaginar lendo notícias de tecnologia na revista Info ou na edição semanal de um jornal local. Não só de informática, mas qualquer coisa. Esportes por exemplo. Meu pai assinou um jornal de circulação estadual aqui em MG. As notícias que saem na parte de esportes eu já li todas nas minhas fontes em RSS.

Porém, esta informação deve ser bem escolhida. Então, eu pergunto para vocês, além das duas perguntas que foram feitas acima:

Como vocês escolhem suas fontes ?

Abraços a todos

[tags] informação, informacao, credibilidade, online, fontes, rss, celular, notícias [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

2 Comentários

  1. Alexandre Fugita

    Isso é algo complicado de responder. Eu acho que só escolho uma fonte após ler um texto desta fonte e ter gostado. Geralmente descubro fontes novas lendo as fontes que já consulto regularmente. Devo ter descoberto vários sites e blogs interessantes através do Arcanjo.org, por exemplo. Li um texto indicado, gostei e assinei.

    Jornal só serve para ler notícias que não acompanho de perto na internet. Pq geralmente é notícia velha.

    Falou!

  2. Aluisio Saboya

    Estou pousando agora calma.. Pousei, então é complicado dizer como a gente(eu) escolho minhas fontes, eu acho que a melhor maneira de escolher uma fonte é sentir confiança com a fonte e saber a procedência da mesma, mas se esses sites conseguiram dar tanto efeito na vida de tantas pessoas com noticias equivocadas. Da a impressão que temos que ficar de olho aberto toda vida, que sejá eu ou você ou sicrano que está dando a informação. Mas é assim. viva a Blogosfera e a liberdade de ter liberdade!
    valeu!

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.