Hotéis x Internet – Parte 2: Nem tudo está perdido

Hotéis x Internet – Parte 2: Nem tudo está perdido

Por Rafael Arcanjo | Em 20.04.07 | Categorias: Blog, Carreira, Pessoal, Softwares, Tecnologia, Thunderbird, Web

Como dito no post anterior sobre Hotéis x Internet – Parte 1: A difícil combinação, este post visa expor algumas das soluções que eu adotei para não ficar totalmente inutilizado enquanto levo uma vida offline.

Emails

Utilizo o Thunderbird como meu cliente de e-mails. Quando tenho disponibilidade de conexão, baixo todas as mensagens e leio offline. Para enviar os emails, escrevo a mensagem e deixo na caixa de saída para ser enviada futuramente, pois na próxima vez que o Thunderbird for iniciado ele vai me falar que tem mensagens na caixa de saída e perguntará se eu quero enviá-las. Atencioso, não?

DICA DO DIA: para colocar as mensagens na caixa de saída do Thunderbird, basta usar a combinação de teclas CONTROL + SHIFT + ENTER. Se quiser enviar o e-mail na hora, basta apertar apenas CONTROL + ENTER.

Assim, mesmo não estando online, também não fico totalmente off e atrasado com os emails mais importantes.

Feeds

As notícias são parte integrante da vida digital. Os feeds são a fonte de quase toda informação que eu consumo. Com base nesta premissa, fui obrigado a deixar de lado o eficiente Google Reader para usar um leitor de feeds Offline, o Great News, que é acionado da mesma maneira que o Thunderbird: tão logo eu tenha uma conexao, abro o Great News com os feeds importados do GReader e deixo baixando as últimas notícias para poder usufruir do conteúdo offline, coisa que seria impossível com um agregador online. O problema que tenho encontrado neste ponto é que as notícias não vem com a imagem, visto que quando eu abro o agregador offline, o caminho natural seria ele buscar a imagem no endereço real, http://blablablabla.jpg . O resultado é que como não tenho internet, sou obrigado a conviver com aquele “X vermelho” no meio das minhas informações, o que causa um grande transtorno, visto que em muitos dos casos, a imagem é ponto chave para entender o texto. Se alguém tiver uma solução para este caso, é muito bem vinda.

Ps: Estou testando o Snarfer e apresenta o mesmo problema das imagens no GreatNews, com a vantagem deste último conseguir exibir os vídeos do YouTube.

Manutenção do blog

Eis uma parte complicada. Até onde tenho conhecimento, a única coisa que se pode fazer estando offline é escrever artigos para ser postados depois (que é o que estou fazendo agora). Uma solução para a escrita offline dos seus artigos é o Zoundry. Porém, eu não gostei muito e uso o notepad-velho-de-guerra mesmo. Escrevo, quando estou online coloco no WordPress, ou agendo, se for o caso (como foi este, escrito dia 17/04/2007).

Estas são algumas das formas que utilizo para tentar amenizar um pouco a falta de conexão nas viagens que preciso fazer. Talvez seja útil para mais alguém, então resolvi compartilhar.

A realidade poderia ser bem diferente, se tivessemos alguns fatores que facilitassem a nossa vida, como os citados no post anterior. Porém, algumas vezes a culpa não é só do administrador do hotel, que esbarra nos altos preços cobrados pelas Teles por conexão dedicada em locais em que não há disponibilidade de ADSL, por exemplo.

[tags] hotéis, hotel, internet, conexão, wireless, discada, minas gerais, mg, Juiz de Fora, Governador Valadares, Vale do Aço, Belo Horizonte, thunderbird, emails, feeds, blog [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

6 Comentários

  1. Mário

    Rafael, essas são dicas preciosas. Obrigado. Abraços, Mário.

  2. Rafael Arcanjo

    Mário,

    Bom que gostou. O objetivo é compartilhar o conhecimento.

    Grande abraço e obrigado pela visita!

  3. Digital Drops

    O Melhor da Semana nos Blogs Brasileiros – Parte V…

    Mais uma edição da nossa já famosa coluna “O Melhor dos Blogs Brasileiros”, trazendo muitas notícias interessantes de blogs mais interessantes ainda. O Gui Leite achou o programa TVShows, que encontra arquivos .torrent com seriados especificad…

  4. Alessandro Martins

    Excelentes dicas, meu caro. Passei aqui só para avisar que assinarei o seu feed.

    Abraços!

  5. Marconny Gomide

    Otimas dicas… quem sabe um dia, eu fique um kra viajando que nem meu primo… hauahua… abracos Fael

  6. […] (sim, as vezes eu não estou conectado. Leia os dois artigos que fiz sobre isto. 1 e 2). E conta com a mesma vantagem do navegador, que é a inclusão de complementos. […]

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.