Por Rafael Arcanjo | Em 20.04.07 | Categorias: Blog, Carreira, Pessoal, Softwares, Tecnologia, Thunderbird, Web
Como dito no post anterior sobre Hotéis x Internet – Parte 1: A difÃcil combinação, este post visa expor algumas das soluções que eu adotei para não ficar totalmente inutilizado enquanto levo uma vida offline.
Utilizo o Thunderbird como meu cliente de e-mails. Quando tenho disponibilidade de conexão, baixo todas as mensagens e leio offline. Para enviar os emails, escrevo a mensagem e deixo na caixa de saÃda para ser enviada futuramente, pois na próxima vez que o Thunderbird for iniciado ele vai me falar que tem mensagens na caixa de saÃda e perguntará se eu quero enviá-las. Atencioso, não?
DICA DO DIA: para colocar as mensagens na caixa de saÃda do Thunderbird, basta usar a combinação de teclas CONTROL + SHIFT + ENTER. Se quiser enviar o e-mail na hora, basta apertar apenas CONTROL + ENTER.
Assim, mesmo não estando online, também não fico totalmente off e atrasado com os emails mais importantes.
As notÃcias são parte integrante da vida digital. Os feeds são a fonte de quase toda informação que eu consumo. Com base nesta premissa, fui obrigado a deixar de lado o eficiente Google Reader para usar um leitor de feeds Offline, o Great News, que é acionado da mesma maneira que o Thunderbird: tão logo eu tenha uma conexao, abro o Great News com os feeds importados do GReader e deixo baixando as últimas notÃcias para poder usufruir do conteúdo offline, coisa que seria impossÃvel com um agregador online. O problema que tenho encontrado neste ponto é que as notÃcias não vem com a imagem, visto que quando eu abro o agregador offline, o caminho natural seria ele buscar a imagem no endereço real, http://blablablabla.jpg . O resultado é que como não tenho internet, sou obrigado a conviver com aquele “X vermelho” no meio das minhas informações, o que causa um grande transtorno, visto que em muitos dos casos, a imagem é ponto chave para entender o texto. Se alguém tiver uma solução para este caso, é muito bem vinda.
Ps: Estou testando o Snarfer e apresenta o mesmo problema das imagens no GreatNews, com a vantagem deste último conseguir exibir os vÃdeos do YouTube.
Eis uma parte complicada. Até onde tenho conhecimento, a única coisa que se pode fazer estando offline é escrever artigos para ser postados depois (que é o que estou fazendo agora). Uma solução para a escrita offline dos seus artigos é o Zoundry. Porém, eu não gostei muito e uso o notepad-velho-de-guerra mesmo. Escrevo, quando estou online coloco no WordPress, ou agendo, se for o caso (como foi este, escrito dia 17/04/2007).
Estas são algumas das formas que utilizo para tentar amenizar um pouco a falta de conexão nas viagens que preciso fazer. Talvez seja útil para mais alguém, então resolvi compartilhar.
A realidade poderia ser bem diferente, se tivessemos alguns fatores que facilitassem a nossa vida, como os citados no post anterior. Porém, algumas vezes a culpa não é só do administrador do hotel, que esbarra nos altos preços cobrados pelas Teles por conexão dedicada em locais em que não há disponibilidade de ADSL, por exemplo.
[tags] hotéis, hotel, internet, conexão, wireless, discada, minas gerais, mg, Juiz de Fora, Governador Valadares, Vale do Aço, Belo Horizonte, thunderbird, emails, feeds, blog [/tags]
Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.
Você deve estar logado para postar um comentário.
{ 20/04/2007 | 15:31 }
Rafael, essas são dicas preciosas. Obrigado. Abraços, Mário.
{ 20/04/2007 | 15:52 }
Mário,
Bom que gostou. O objetivo é compartilhar o conhecimento.
Grande abraço e obrigado pela visita!
{ 20/04/2007 | 18:37 }
O Melhor da Semana nos Blogs Brasileiros – Parte V…
Mais uma edição da nossa já famosa coluna “O Melhor dos Blogs Brasileirosâ€, trazendo muitas notÃcias interessantes de blogs mais interessantes ainda. O Gui Leite achou o programa TVShows, que encontra arquivos .torrent com seriados especificad…
{ 20/04/2007 | 19:30 }
Excelentes dicas, meu caro. Passei aqui só para avisar que assinarei o seu feed.
Abraços!
{ 23/04/2007 | 14:58 }
Otimas dicas… quem sabe um dia, eu fique um kra viajando que nem meu primo… hauahua… abracos Fael
{ 23/09/2007 | 17:26 }
[…] (sim, as vezes eu não estou conectado. Leia os dois artigos que fiz sobre isto. 1 e 2). E conta com a mesma vantagem do navegador, que é a inclusão de complementos. […]