Minhas Extensões no Firefox – Parte2 » Arcanjo.org

Minhas Extens̵es no Firefox РParte2

Continuação do artigo anterior, apresentando mais extensões úteis no dia a dia com o Browser Firefox

Por Rafael Arcanjo | Em 21.11.06 | Categorias: Extensões, Firefox, Google, Softwares, Tecnologia, Web

Em complemento ao artigo “Minhas extensões no Firefox“, estou colocando aqui mais algumas extensões para Firefox que passei a utilizar no dia-a-dia.

ImageBot

Imagine a situação: Você achou em uma página, blog ou qualquer lugar na web, uma imagem bacana e quer colocar no Imageshack para compartilhar com os amigos ou até mesmo postar no teu blog. Qual o processo? Pegar a imagem (ou o endereço dela), ir na página do Imageshack.us ou PhotoBucket e fazer o upload, não é? E quando você esquece o link desta imagem que fez upload? Precisa fazer novamente, correto ? Não seria mais fácil clicar com o botão direito emcima da imagem e já fazer o upload direto, fazendo com que ela fique em um local centralizado com todas as imagens que você já fez o upload ?
Se você concorda comigo, então instale esta extensão. Nela ainda existem várias opções para que você possa gerenciar o upload das suas imagens. Explore-a.
Veja um exemplo clicando aqui e aqui.

GreaseMonkey

É uma extensão que lhe permite adicionar scripts em páginas web, permitindo sua melhoria e/ou customização ao seu gosto/necessidade.
Se você é usuário linux e não consegue ver animações transparentes em flash, é só usar um script que desabilite tal recurso (este expecífico para o site do Telecine).
Se você quer incrementar um site com uma caixa de busca, é só usar um script que o faça.
Se quiser fazer login automático nos sites em que o Firefox guardou Usuário e Senha, também tem script pra isto.
Ou seja, as possibilidades são infinitas, depende da necessidade e criatividade de se fazer um script ou pesquisar por scripts prontos no site Userscripts.
No Sitesbr também existem vários scripts, a maioria para Orkut, mas tem para outros sites também, como Uol e Hotmail.

Quem quiser a extensão em português, também tem aqui.

Stylish

Você entende de CSS e acha que aquela página que você visita sempre tem um estilo que não atende às suas necessidades e acha que pode melhorar a usabilidade dela?
Bom, esta extensão é pra você então.
Com a Stylish, você pode escrever estilos (ou, assim como na Greasemonkey, utilizar os estilos prontos) para os sites que você utiliza.
Quer visualizar como ? Veja este site que mostra as páginas do Google Search, Google ImageSearch, Google Vídeo e YouTube com estilos modificados. Abaixo o exemplo da página inicial do Google:

Google Modificado

Uma grande facilidade da extensão é que, quando você está em um site qualquer, pode verificar quais estilos já existem prontos para tal, conforme a figura abaixo:

Procura de estilos já prontos na Stylish

Nightly Tester Tools

Já falei desta extensão aqui. Para quem ainda não sabe, esta extensão tem como principal objetivo fazer com que as extensões não compatíveis com a sua versão do Firefox se tornem compatíveis. Simples assim. Além de outras coisinhas secundárias, outra coisa interessante é que ela permite que você tire um screenshot da janela ativa e envie diretamente para o serviço de hospedagem de imagens Imageshack.

BugMeNot

Para quem não conhece, o BugMeNot é um site que centraliza uma grande quantidade de logins e senhas de diversos sites. Utilizo bastante quando preciso acessar algum forum ou site que tenho certeza que não vou precisar acessar mais. Então, para não precisar fazer um cadastro, disponibilizar um email (que em 99,99% dos casos vai receber toneladas de spam posteriormente), depois de instalada a extensão, no campo Usuário/Login/Username eu clico com o botão direito e aciono a opção Login with BugMeNot. Ele vai buscar o casal user/senha lá no site e vai tentando as opções disponíveis de login. Em alguns casos, até automaticamente.

DictionarySearch

Esta extensão facilita a busca de palavras em dicionários especificados por você, como o Wiktionary.org, por exemplo. Basta selecionar a palavra e clicar com o botão direito do mouse, como na figura abaixo:

Busca com Dictionary Search

No exemplo, a palavra artigo pode ser pesquisada em 3 motores diferentes, e esta configuração pode ser vista aqui.

Ps: esta extensão também funciona no Thunderbird, apesar de não ter testado.

À medida que for conhecendo e utilizando (estou postando apenas as que eu utilizo, para dar um melhor “testemunho” (fiquei parecendo Testemunha de Jeová agora…) da extensão) vou postando mais ;)

Tags: , , , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

4 Comentários

  1. […] UPDATE (21/11/2006 – 16:42): A segunda parte deste artigo se encontra aqui. […]

  2. […]   « Minhas Extensões no Firefox – Parte2  Atualizações no Google Reader Data: 22 de Novembro de 2006 – 22:46 Categorias: Tecnologia, Google, Web […]

  3. Daniel

    Arcanjo,
    estou a procura de 1 extensão que aumenta o tamanho de texto automaticamente quando reinicia o firefox,vc sabe de algum?
    Sds,daniel

  4. Minhas Extensões no Firefox

    […] UPDATE (21/11/2006 – 16:42): A segunda parte deste artigo se encontra aqui. […]

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.