Por Rafael Arcanjo | Em 19.12.06 | Categorias: Google, Microsoft, Tecnologia
Já que MSN virou sinônimo de comunicador instantâneo ou software de mensagens eletrônicas, não tem problema nenhum utilizar um titulo assim, você não acha ?
Pois bem, li em uma matéria no G1 que o MIT lançou recentemente uma ferramenta de IM que permite que você localize seus contatos dentro do campus da Universidade, mostrando um mapa do campos e a posição exata do seu contato. Isto mesmo. Seu nome é IFind. Além de servir como um mensageiro como Gtalk, MSN, ICQ (saudades…), você pode saber onde estão seus amigos. Veja na imagem:
Você também pode ver os outros screenshots diretamente na página do IFind no MIT.
O funcionamento é teoricamente simples: No campus da universidade existem milhares de pontos de acesso wifi (para ser mais exato, aproximadamente 2.800). O software localiza de qual ponto de acesso está vindo o sinal do seu notebook ou computador que está conectado e apresenta um mapa (pré-cadastrado) no seu cliente mensageiro. Já imaginou a integração disto com um Google Maps ou Earth da vida ?
O que me preocupa é com relação à privacidade. Afinal, sempre que uma nova invenção ou idéia surgem, ela pode ser usada tanto pelos dignos quanto pelo lado negro (ou rosa) da força. O SENSEable City Lab (os desenvolvedores do MIT. Visite a página e veja mais projetos interessantes), desenvolveram uma extensa lista abordando os princÃpios de privacidade propostos por eles. De qualquer forma, eu acho um pouco intrusivo você conversar com alguém sabendo que ela está vendo exatamente onde você se encontra.
Por enquanto o software está disponÃvel apenas para funcionamento dentro do MIT e para usuários do dominio MIT.EDU. Porém, com o avanço dos estudos, nada impede que seja adaptado para outras necessidades ou práticas (lÃcitas ou ilÃcitas).
Na minha opnião, softwares com este intuito são uma tendência, da mesma forma como também será feito maior uso destas tecnologias de “rastreamento” em celulares ou até mesmo, em um futuro próximo, chips sendo implantados em peles humanas. Eu tenho um pouco de medo, pois como disse anteriormente, em mãos erradas pode significar a total perda da privacidade, apesar de achar que estes tipos de avanços tecnológicos são necessários. Não culpo a tecnologia, e sim, as mentes sujas de pessoas obsecadas por controle e com objetivos nada louváveis.
[tags] ifind, mit, msn, chat, wireless, wifi, monitoramento, universidade, g1, earth, maps [/tags]
Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.
Você deve estar logado para postar um comentário.
{ 19/12/2006 | 12:36 }
Tenho muito medo deste tipo de tecnologia…
{ 19/12/2006 | 13:12 }
Também tenho medo desse tipo de tecnologia. A mente humana tem uma tendência “malÃgna” que muito provavelmente usaria isso para fins não tão legais, e não só falando em legislação.
Já imaginou o Bush com um treco desses? Da até medo mesmo.
Algumas coisas que vem para o bem, sempre acabam indo para o mal, também.
Abraços!
{ 19/12/2006 | 15:37 }
Pois é,
Eu também acho que em mãos erradas pode virar um caos, mas infelizmente estamos caminhando para isto.
Um exemplo do Google Earth que todo mundo acha um barato e tal. Ele não é em tempo real. Vocês acham que não exista um destes em tempo real e com resolução ainda maior ?
Muito provavelmente exista sim. Quer passo maior para quebra de privacidade que este?
{ 19/12/2006 | 17:25 }
É Rafael, a tecnologia não tem culpa de nada. Os culpados somos nós que fazemos mal uso dela. Também me preocupo com a questão da privacidade, localizar pessoas ao redor do globo será muito fácil em breve.
Já me assusta o fato do Google saber mais sobre mim do que meus próprios pais. Isso é terrÃvel.
Mas também não vale a pena ficar paranóico.
{ 21/12/2006 | 10:55 }
Olá Rafael!
Comunicador instantâneo? O que é isso?!?! Eu sei o que é MSN, mas comunicador instantâneo não faço idéia…. :-)
Bom, sempre que se fala em algo que possa localizá-lo, qualquer que seja a intenção super-ótima-boa da tecnologia, me dá um frio na espinha. O que mais me preocupa é sempre a questão da privacidade. Alguns me perguntam, pq vc tem tanto medo assim que a privacidade não exista mais? Que diabos vc esconde? Nada, minha gente. Só acho que privacidade é um princÃpio, torço, passe a ser preocupação de outros também.
Agora inventaram de colocar RFIDs nos passaportes. O negócio é comprar uma carteira de chumbo, hehe!
Falou!
{ 22/12/2006 | 13:17 }
Aldemir,
Realmente, ficar paranoico não adianta. Já imaginou se ficassemos paranoicos com qualquer coisa que acontece neste mundo da tecnologia ? Estariamos fadados ao manicômio, concerteza.
Sobre o Google… Paciência né… quem coloca estes dados na rede somos nós, ele só indexa :) Eu sou da teoria que o Google tem um valor INCALCULAVEL de $ em mãos. Informações de todo mundo… quanto isto valeria num futuro ?
Alexandre,
Pois então, é exatamente isto que tentei passar. Mas, a culpa não é da tecnologia… Porcamente comparando, é o mesmo que aqueles cientistas resposáveis por clonagem fazem. A invenção foi revolucionária, os objetivos a qual elas serão usadas é que é o perigo.
{ 22/02/2007 | 05:58 }
quero monitorar o meu sitio no brasil
{ 22/02/2007 | 06:00 }
por favor inviar o o nome da provedor