SP3 para o Windows XP apenas em 2008

SP3 para o Windows XP apenas em 2008

Por Rafael Arcanjo | Em 25.10.06 | Categorias: Microsoft, Segurança, Sistemas Operacionais, Tecnologia, Windows

A Microsoft anuncia que o 3º Service Pack (SP3) para o Windows XP somente será lançado em 2008 (data preliminar), 4 anos após o lançamento do SP2. A informação original pode ser obtida no site de RoadMap de Service Packs, que também mostra que foi adiada o lançamento do Service Pack 2 para o Windows Server 2003, para o ano de 2007.

Devido à esta demora para o lançamento, tempos atrás surgiram vários boatos sobre o lançamento deste Service Pack, fato que foi desmentido pela própria Microsoft oficialmente.

De acordo com o MeioBit, como não foi dada nenhuma justificativa para o adiamento do mesmo, já existem vários rumores sobre o atraso, desde falta de competência para gerenciamento de projetos paralelos (visto que estão concentrando esforços para lançar o Windows Vista na data prevista, que é Nov/2006, de acordo com o Wikipédia), concentração de pessoal no time do Vista, para que sejam corrigidos todos os bugs encontrados nos Release Candidates lançados, e até que o ato seja uma jogada de marketing para empurrar aos clientes o novo Sistema Operacional.

Eu, particularmente, acredito que é um misto das 3 questões citadas.
Convenhamos, a quantidade de bugs encontradas em softwares nas versões Alpha, Beta e RCs são muito grandes. Um SO do porte do Vista, com as funcionalidades que estão prevendo (apesar de nada inovador), são milhões de linhas de código. Haja Bug ! E a empresa não deve ter tanta gente assim trabalhando no time do Vista. E porque não também ser uma jogada para empurrar o novo SO para os usuários do Windows XP ? Um usuário mais desavisado pode ter a impressão que o mesmo não será mais atualizado depois do lançamento do Vista e é mais que argumento poder comprá-lo (tá certo que as coisas não são tão simples assim, mesmo porque o novo SO vai exigir muito mais do hardware que será instalado e não são todos que tem este cacife hoje, mas foi só para exemplificar).

Creio que o adiamento deste SP é prejudicial para os usuários que vão ficar com o XP, seja qual for o motivo (não quer comprar outro hardware, não quer pagar o upgrade para o Vista, não gostou do sistema, etc), pois sendo assim, a Microsoft está privando estes de novas implementações (de segurança ou inovações) e praticamente obrigando-os a:

  1. Comprar novo hardware e comprar (ou atualizar) o Vista;
  2. Ficar com o XP “desatualizado”;
  3. Migrar para outro sistema operacional.

A, um detalhe importante: quem está pensando em piratear o sistema, leia este artigo que escrevi sobre o novo sistema de proteção para cópias piratas do Vista, o artigo do Diogo Azevedo e uma entrada no Baboo, os dois também sobre os recursos anti-pirataria.

[tags] SPP, Service Pack 3, Vista, XP, SP3, Roadmap, Windows, Microsoft [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

2 Comentários

  1. Alexandre Fugita

    Engraçado… achava que o IE7 era um SP3 disfarçado… demora 20 minutos pra instalar e o PC precisa “dar o boot” umas duas vezes…

  2. Rafael Arcanjo

    20 minutos pra instalar ?
    2 boots ?
    Tá brincando…

    Eu quero ver como vai ser em médio prazo as consequências da adoção em massa (via atualizações críticas) do IE7, com um monte de sites despadronizados não aparecendo direito no navegador.

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.