Acessando sites bloqueados facilmente com JAP » Arcanjo.org

Acessando sites bloqueados facilmente com JAP

Programa permite acessar sites bloqueados na rede.

Por Professor Vaz | Em 21.11.08 | Categorias: GNU/Linux, Segurança, Tecnologia, Windows

Meu nome ̩ Adnilson Vaz, sou palestrante e orientador em cursos de Hardware e Redes aqui em Juiz de Fora РMG, blogueiro e amigo do Rafael, nosso anfitrịo aqui no Arcanjo.org, que me convidou para esta participa̤̣o especial escrevendo um artigo sobre uma ferramenta que utilizamos em comum.

Contudo, este é um artigo ambíguo.

Por um lado favorece ao usuário aflito por acessar os sites proibidos no trabalho, tais como Orkut, MySpace, Facebook, Youtube e programas como Skype e MSN.

Por outro lado, favorece ao administrador do sistema que conhecerá mais uma artimanha utilizada pelos Hard Users para burlar os bloqueios da rede.

Isso porque os webproxies já são recursos deveras conhecidos e assaz combatidos. Pensem bem, se um administrador bloquear o MSN em um ambiente, mas permitir o acesso ao Meebo, parafraseando o meu pai: “esse sujeito merece uma surra!”.

O administrador devidamente atualizado, não precisa descobrir e bloquear os webproxies um a um, visto que já existem listas públicas com os nomes de milhares desses sites que podem ser baixados facilmente em pacotes já prontos para serem executados em conjunto com o software de bloqueio adotado pelo técnico, como por exemplo o Squid.

Entretanto, o que motivou o convite do Rafael Arcanjo para que eu escrevesse este artigo aqui no blog, ainda é um recurso desconhecido (ainda) por grande parte dos administradores de rede aqui no Brasil.

JAP – esse é o nome de um programinha que com uma simplicidade franciscana libera o acesso a QUALQUER site bloqueado em uma rede e de quebra ainda possibilita navegação anônima e criptografada.

Funciona assim: você baixa o programa de acordo com o sistema operacional utilizado.
Na primeira execução, o JAP reconhece a sua conexão com a internet e se conecta com servidores remotos, que assim como os webproxies “acessam o site pra você”.

A primeira diferença entre o JAP e os webproxies é que o primeiro é executado em ambiente Java diretamente no seu desktop e não remotamente, o que dispensa o navegador e dificulta a identificação do processo pelos sniffers do seu administrador.

O usuário depois de baixar e instalar o JAP deve executar o programa e se conectar em um service gratuito (recomendamos o Dresden-Dresden).

Servidores no JAP

Servidores no JAP

Em seguida, terá que direcionar o seu navegador para acessar a internet por proxy e apontar para o IP de loopback 127.0.0.1 usando a porta: 4001.

No Firefox, basta ir a Ferramentas / Opções / Avançado / Rede / Conexão e clicar em Configurar:

Escolhendo a opção Configuração Manual de Proxy:

Configuração de Proxy no Firefox

Configuração de Proxy no Firefox

No Internet Explorer, o usuário deve ir a Ferramentas / Opções da Internet / Conexão / Configurações da LAN e indicar o servidor proxy, assim:

Configuração de Proxy no Internet Explorer

Configuração de Proxy no Internet Explorer

Se o usuário já se conecta á internet por meio de um servidor proxy dedicado, terá que indicar isso nas configurações do JAP, bastando clicar em Config na tela inicial, e em seguida clicar em Network informando IP e portas predefinidas pelo administrador de cada rede:

Configuração de Proxy no JAP

Configuração de Proxy no JAP

Em alguns casos após o download, o JAP informa que não há services disponíveis, nesses casos, o usuário terá que recarregar a lista de services, nessa mesma tela de configurações do programa, bastando para isso, acessar a opção Services / Reload, esperar que a lista seja totalmente carregada e selecionar Dresden-Dresden:

Reload nos servidores do JAP

Reload nos servidores do JAP

Outro diferencial importante está na sustentabilidade do sistema. Ninguém mantém um webproxy de graça, o lucro deles vem dos possíveis cliques em anúncios e sistemas de afiliados, por isso normalmente a navegação nesses sites é incômoda e muitas vezes interrompida por publicidade invasiva, coisa que não acontece com o JAP.

Mas e aí, como é que o JAP se sustenta?

Dentre os servidores (services) com os quais você se conecta para usar o programa, apenas uns três são gratuitos, trocando em miúdos, quando o usuário perceber que o seu sistema poderia ser mais rápido se conectado em um service menos acessado, vai querer contratar o serviço e assim o JAP se sustenta.

O programa tem versões para Windows, Linux e outros sistemas operacionais, além de uma versão portable (para rodar diretamente de um pendrive USB).

Site Oficial do Projeto JAP

Blog do Professor Vaz

Tags: , , ,


« »

32 Comentários

  1. Inominado Anônimo

    Vou testar no meu serviço, já foi pro delicious ;)

    abração

  2. Andre Luiz

    Oi Vaz, blz, então esse era o segredo né, a tal máquina zumbi que você falava, pensei que fosse mais difícil pra acessar, vou baixar a versão portable e testar lá na Faculdade pra ver se funfa!

    abraço

  3. […] Acessar sites bloqueados facilmente com JAP (tags: proxy webproxy jap windows linux sitesbloqueados) […]

  4. ulires

    taí mais um programinha pra eu ficar de olho no laboratório onde eu trabalho… heheheh

    valeu pela dica! ;)

  5. prof.vaz

    @Inominado o sistema realmente funciona, ás vezes os free services ficam lotados, mas é só tentar mais algumas vezes que dá certo

    @Andre esse era só um dos segredos hehehehe

    @ulires fique de olho no TOR também

  6. Cpp

    Uma coisa q eu faço pra q os usuários, não acessem orkut, msn via proxy Iniciar>exec>gpedit.msc

    Config do Computador>Modelos adm>componentes do Win>
    Internet explorer>

    agora ativa a Opção
    desativar a alteração das config de proxy :D

    ai pelo menos ja eh uma dificuldade para os usuarios :D

  7. Fabiano

    Legal, mas vale lembrar que se sua empresa tem uma política de segurança, a qual você foi apresentado no momento da contratação, as tentativas de burlar essa política podem resultar em advertências ou coisa pior. Some-se a isso o uso de software não autorizado, independente de ser gratuito ou não. As pessoas utilizam esses softwares de fontes duvidosas inocentemente e depois choram quando o Orkut/MSN/email é hackeado (crackeado, na verdade) …

  8. Rafael Arcanjo

    Fabiano,

    Você tem toda razão. Como disse o Professor Vaz, o artigo é ambíguo, serve tanto para quem quer previnir a rede quanto pra quem quer fazer coisa errada. E quem faz coisa errada acaba entrando pelo cano, sempre.

  9. maxwell

    kro professor vaz fiz todos os procedimentos ditos acima mas naum sei como acessar a internet
    descupe a minha i’n’gnorancia ^^).

  10. ely

    muito bom post

  11. ricardo

    ola… achei o post muito bom… mas tenho uma pergunta…
    quando eu acesso os sites… orkut.. ou entro no msn e etc… da pra ver no servidor os sites que entro? pq c eles veem que entro la…eles vao vim me perguntar como que eu fiz, e pq fiz e etc.. e concerteza vai dar problema c eles soubessem…..
    entao..
    da pro servidor ver onde eu entro? e se der.. como faço para ser “invisivel”??????????????

  12. leka

    queria saber como posso acessar um site que seja parecido com msn ou msn. pois bloqueio aqui no meu trabalho. agora o problema é que? toda palavra que parecer msn a pagina se fecha pelo sistema que ele colocou como posso acessar assim hum. me diga!! obg envia a resposta tbm para meu email grata!!

  13. mylena

    Gente eu quero, eu necessito urgentimente de um link pra eu poder entrar no orkut porq ta tenso meu padrasto bloqueou eu estou pra morrer aki!!
    please
    Beeijão

  14. Brunna

    Oi Galeriinhaa
    Tha um msn que vooc pode ascessar numa Boua
    http://www.imo.im.com
    funiona msmoo ..
    BeijOo
    esperuuh ter ajudaduuh !

  15. Bias

    pelo menos ao orkut, é só acessar o http://www.power.com
    e entrar com sua senha do orkut!

  16. Lauri

    Muito show, adorei!

  17. Adalberto Mattos

    Vaz , grato pela ULTRA-DICA….
    Quando eu participei do CURSO com você, aí em JF ( Maio \ Junho de 2008 – Montagem e Manutenção) eu soube que estaría trilhando um excelente caminho. O JAP é fantástico…

  18. jc25

    olá grandíssimo professor,gostaria de saber se é possível eu entra em um site que precisa de long e senha é que preciso muito assistir umas aula a distancia da faculdade só que eles bloquearam o acesso desde já lhe agradeço

  19. Paulo Ewerton

    poww, no meu funcionou normalmente…

    Valeu ai pelo programinha…..

  20. macio

    achei o programa otimo,ja tinah tentado de todas as formas de acessar o orkut youtb e não conseguia com ele foi facil,porem,depois que instalei o jap ja tive que formatar meu pc duas vezes,vc acha que tem alguma ligação dele com virus?

  21. Cesar

    Não consegui… como faço as configurações abaixo no
    windows xp: Configuração Manual de Proxy Configuração de
    lan

  22. jair

    Boa informação
    Vale a pena

  23. luis

    Olá, muito bom, instalei o Firefox para não mexer nos outros navegadores, e funcionou perfeitamente, tenho bloqueado o Facebook na minha rede, mas eu uso o site para trabalho, desta forma para todos na empresa está bloqueado e eu acesso usando o JAP, parabéns, ótima dica…
    Para quem for usar para trabalho, acho ótimo, mas instalar para ficar de bobeira na internet no horário de trabalho aí é melhor procurar outro emprego ou ir para casa, não perca seu tempo com assuntos idiotas.

  24. klauton Souza

    quando eu acesso os sites… orkut.. ou entro no msn, sites bloqueados e etc… da pra ver no servidor os sites que entro? pq c eles veem que entro la…eles vao vim me perguntar como que eu fiz, e pq fiz e etc.. e concerteza vai dar problema c eles soubessem…..
    entao..
    da pro servidor ver onde eu entro? e se der.. como faço para ser “invisivel”

  25. Buxexa

    entra pelo ip do site tipo do iloveim.com
    216.245.217.82
    216.245.217.83
    216.245.217.84
    74.63.215.170
    74.63.215.171
    74.63.215.172

  26. Buxexa

    qualquer coisa é só adcionar q darei mais dicas pelo msn jlpe2004@hotmail.com flws

  27. Buxexa

    qualquer coisa é só adcionar no msn jlpe2004@hotmail.com q darei mais dicas flws.

  28. everton

    no meu trabalho não deu certo, não encheu aquelas barrinhas que eu creio que seja velocidade, assim sendo não abriu site algum. Também não funciono na minha rede wi-fi

  29. lucia

    Prof.
    Eu já instalei o Ultra Surf e tentei alguns Proxis.Entretanto, confesso, que não sei usar nada disso. Nunca consegui entender. Poderia me ensinar? Como uso o Ultra Surf?,p.ex.

    Tanks,

  30. Luciano Coelho

    Salve pessoal, hoje quando se fala em passar por controles impostos para navegação o nome é UltraSurf… mas isso já é facilmente detectado e bloqueado pelo administrador da rede.

  31. nelson

    Minha rede usa proxy e id alguns sites bloqueados inclusive o msn como acessar via jap grato

  32. jc

    pro. vaz
    tipo no meu trabalho tb tem bloqueado de pendrive não da certo kkkkkk saco ,pq causa de uma falha do sistema conseguir baixa o emulador android no pc mais claro que o adm bloque-o a net tb , e nem da pra sync o meu gmail para joga saco o que eu faço ?

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.