Adote sua cidade ou bairro no Wikimapia! Vamos descrever o mundo inteiro ?

Adote sua cidade ou bairro no Wikimapia! Vamos descrever o mundo inteiro ?

Por Rafael Arcanjo | Em 25.06.07 | Categorias: Tecnologia, Web, Wikipédia

Tempos atrás conheci um programa fascinante que mostrava o globo do alto, com um poder de zoom incrível no mapa. O nome é Google Earth. Um pouquinho antes, havia explodido o conceito de Wiki, onde o desenvolvimento e descrição de um monte de coisas, inclusive enciclopédia, é feito de forma colaborativa. Não demorou muito unirem os dois conceitos e criarem a Wikimapia!

O serviço conta hoje com mais de 4 milhões de locais descritos em torno do mundo. E é muito bacana e menos bagunçado que o Google Earth, onde tem aquele monte de informações quando você habilita as informações da comunidade. Porém, carece da ajuda de usuários para descrever os locais. Por isto, eu adotei minha cidade e convido a vocês a fazerem o mesmo.

Adote sua cidade ou bairro no Wikimapia

Minha cidade é pequena, então eu estou descrevendo bastante lugares nela. Se sua cidade é grande, descreva seu bairro e os locais que você sabe.

Veja um exemplo de artigo que eu fiz sobre o estádio do Social, aqui na minha cidade. É possível colocar fotos, endereço na Wikipedia, descrição e contorno no local. Dependendo do tipo do local, ele fica com um ícone representando-o, ficando mais fácil para visualizar dentre os outros locais. Basta dar uma viajada perto deste exemplo e verás outros locais descritos (em sua maioria por mim) com os ícones.

O legal do serviço é que você não precisa se registrar para adicionar um local. Basta clicar em adicionar lá emcima e pronto!

Vamos colaborar ?

[tags] wikimapia, wiki, google earth, mapa, cidades [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

536 Comentários

  1. Paulo Duarte

    A idéia é muito boa.
    Lembro que assim que descobri, repassei para outras pessoas que adicionaram informações. Afinal, ao contrário da wikipedia que exige conhecimento suficiente para elaborar um artigo, para contribuir no wikimapia basta conhecer um pouco de onde você mora.

  2. […] meus feed’s vi o post no blog do Rafael Arcanjo, e apoio totalmente a idéia. O Wikimapia é um serviço de mapas onde você descreve lugares das […]

  3. Rafael Arcanjo

    Paulo,

    Concordo plenamente e esta é a idéia deles, ser simples para poder inserir informações.

    Minha cidade está bem incrementada e estou adicionando sempre mais informações. Sempre que passo por um lugar vejo como é, onde fica para descrever no Wikimapia :P

    Acho que fiquei viciado.

  4. Juliano

    To impressionado com o número de lugares descritos aqui em Fabri
    Até já colaborei! rsrs
    Já favoritei e vou tentar sempre contribuir!!
    []’s

  5. Rafael Arcanjo

    Beleza, Juliano ?

    A maioria dos lugares aqui de Fabri foi eu quem adicionou.
    Saí pela Magalhães Pinto anotando os lugares no meu celular e vendo a forma, depois adicionando no Wikimapia :)

  6. […] no Wikimapia (se você não conhece a Wikimapia, leia meu artigo sobre) os locais do pan no Rio e coloco para vocês os links abaixo. Alguns ainda não […]

  7. Américo Ribeiro Lameiras

    Boa noite.

    Peço desculpa por lhes ocupar este tempo sem que tenha a ver com o comentário que pedem.

    Estou atrapalhado e apenas gostaria de saber:
    – Como fazer a minha inscrição no WikiMápia? Tenho muitas fotos da minha localidade, tenho ainda mais para colocar, mas sei que qualquer pessoa as pode deletar.

    Agradeço que me informem, por favor. Muito obrigado.

    Américo Lameiras

  8. Rafael Arcanjo

    Américo
    quando você abre o link da Wikimápia.org, do lado superior esquerdo tem um link : Registre-se.

    Basta fazer seu cadastro, rápido, fácil e indolor :)

  9. Alexandre Fugita

    Opa, juro que passei por este texto, hehehe, deve ser por isso que eu já tinha ouvido falar do Wikimapia. Posso até descrever uns pontos da minha cidade, mas ela é um pouco grande demais, hehehehe!

    Até!

  10. Techbits

    Mashups com crowdsourcing…

    Uma das coisas mais interessantes da web certamente são os mashups. Boa parte deles utiliza mapas como parte da mistura de informações. Alguns até previram que mashups usando o Google Maps tenderiam a acabar pois a cada atualização do serviço, …

  11. JOSÉ CARLOS FARINA

    quero denunciar um elemento chamado reynaldo residente em Avaré-SP. que entrou em alguns pontos criados por mim em Rolândia-Pr. e tirou o meu nome dos créditos das fotos. Quero que os créditos das fotos foltem para o meu nome.

  12. elion franca dos santos

    po cara fala ou cuda po os cara tao metendo amao na grana tem quenao da mole pro cara +voces tao muita dr pro papo so falta papai noel papoque rolo no radio euotro efala com oucobras 1grupo quefaz fui to legal

  13. elion franca dos santos

    po cara fala ou cuida po os cara tao metendo amao na grana tem quenao da mole pro cara +voces tao muita dr pro papo so falta papai noel papoque rolo no radio euotro efala com oucobras 1grupo quefaz fui to legal

  14. oiie

    ai nao entendi nada

  15. Mashups com crowdsourcing - Techbits

    […] todos. Um exemplo similar é a Wikimapia, mas neste caso nós colocamos informações relevantes, na forma de artigo, de cada ponto do […]

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.