Conhecendo a Interface Office Fluent

Conhecendo a Interface Office Fluent

Veja o que há de novidade na nova interface e aprenda como ganhar produtividade usando os atalhos

Por Rafael Arcanjo | Em 25.02.09 | Categoria: Office 2007

Na nova versão do Office, o que mais chamou a atenção foi a mudança no visual. E isso assustou muita gente, visto que ficou a impressão para muitos que seria necessário reaprender a utilizar o programa.

Eu confesso que quando migrei da versão 2003 para a 2007 eu tive um pouco de receio, entretanto é foi só questão de pegar o costume e hoje já não sei se conseguiria ter a mesma produtividade que eu tenho nesta versão se voltasse a utilizar a versão anterior.

O que pega é: Você já sabe onde estão todos os ícones que normalmente usa. Agora eles estão em local diferente. Mas você vai ver que isto não é tão ruim quando você acha. Pelo contrário.

A idéia o time desenvolvedor do Office 2007 foi ousada: Reinventar e Otimizar. Tudo que você já tinha conhecimento sobre menus, aqui no Office 2007 é diferente. Todas as ferramentas agora estão agrupadas por tags, fazendo com que, ao clicar em uma tag, você tenha todos as ferramentas relativas à mesma.

Usando a imagem do início do post como exemplo, as tags são Início, Inserir, Layout da Página, etc). Então, se eu precisar inserir uma imagem, onde eu vou ? Na tag Inserir.

Você percebe que quando se clica na Tag, todas as ferramentas abaixo dela ficam visíveis, fazendo com que você tenha que usar menos cliques para conseguir acessar uma função. Outra vantagem é que com o sistema antigo de menus muitas ferramentas ficavam escondidas, fazendo com que o usuário nem soubesse que várias funções existissem. Agora fica mais fácil, pois está tudo ali na tela, visível, aumentando as chances de o usuário descobri-las.

Em algumas comparações feitas pela Microsoft, pode-se gastar até metade dos cliques que eram necessários no Office 2000 e 2003 para conseguir os objetivos dentro do novo Office 2007.

Outra funcionalidade muito bacana que encontrei na nova interface é que você precisa apenas passar o mouse por cima de algumas funções para que visualize o resultado no seu texto. É o Live Preview. Antes você precisaria aplicar e ver se ficou bom ou não, agora não: passou o mouse por cima e você já vê como ficará no seu texto.

 

Aliás, uma curiosidade: Você sabe até qual tamanho máximo de fonte que você consegue no Word? 1638. Caramba! Agora é saber quem consegue usar uma fonte deste tamanho :)

Se você quer conhecer mais, veja este vídeo demonstrativo da nova interface e das outras novidades do Office 2007.

Ah, você é daqueles que gosta de mexer, que aprende melhor quando tem o aplicativo em mãos, que como bom micreiro gosta de aprofundar e sentir o mouse passando pelo layout para, assim, aprender? Você pode acessar a Avaliação Online da interface Office Fluent e sentir como funciona a nova cara da suíte.

Tags: ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.