Postando no seu blog via Word 2007

Postando no seu blog via Word 2007

Veja como utilizar a ferramenta da suíte Office 2007 como substituta do Live Writer e outros editores externos para blogs.

Por Rafael Arcanjo | Em 27.02.09 | Categoria: Office 2007

Como blogueiro, sempre procuro as melhores ferramentas para que eu me preocupe menos com a plataforma que eu estou usando e mais com minha produtividade na escrita, na qualidade dos textos, etc.

Porém, a utilização de ferramentas externas para postagem de textos no meu blog nunca me agradou tanto. Um programa tinha um defeito, outro tinha outro, e sempre tinha alguma coisa que me impedia de usá-los. Pra falar a verdade, já tinha até desistido e estava usando o próprio editor de textos do blog.

Mas eis que descubro a ferramenta de postagem em blog do Word 2007. Achei fantástico. E o principal motivo foi por ser simples. Você escreve um texto, coloca a imagem e puft! Já esta lá no blog, já publicado ou como rascunho, você escolhe.

Dá pra utilizar os recursos que você já está acostumado no Word 2007, como a formatação, o ótimo corretor ortográfico (importantíssimo para bons textos) e gramatical, dicionário de sinônimos, além de você conseguir puxar as suas categorias que estão já criadas no seu blog.

Eu utilizo o WordPress como minha plataforma de blog, mas funciona também com o Windows Live Spaces, Windows SharePoint Services, Blogger, TypePad, Community Server e outros que forneçam a Url para postagem ou uma API para integração com o aplicativo. No WordPress, é o xmlrpc.php. Você pode configurar quantas contas quiser, afinal, é muito comum hoje em dia a termos mais de um blog sob nossa “custódia”.

Como eu falei da simplicidade, veja como é moleza para criar uma conta e já começar a postar:

  1. Clique no Botão Office que fica no canto superior esquerdo
  2. Clique em Novo depois em Nova Postagem de Blog
  3. Se você ainda não tiver cadastrado uma conta de blog no Word2007, o Wizard vai lhe ajudar a criar uma. São dois ou três passos super simples.
  4. Shazan! Sua conta está pronta e você poderá criar seus textos para o blog com a mesma facilidade que escreve seus documentos no Word.

No próprio site do Office Online tem um help mais detalhado sobre como criar e gerenciar suas contas de blog no Word.

Veja como este post estava sendo editado no Word 2007.

Exemplo de Postagem no Word2007 com Efeitos

Exemplo de Postagem no Word2007 com Efeitos

Show, não?

Ah, já ia me esquecendo. Viram o efeito de reflexo na imagem aí acima? Pois é, nem precisei de nenhum editor de imagens. Depois que inserir a imagem, basta ir em Formatar lá no menu que você tem VÁRIAS opções para formatação desta imagem, desde controle de brilho e contraste, até alguns efeitos já predefinidos.

E a imagem já vai direto para o local que você configurou quando criou sua conta de blog, seja ele o próprio host do blog ou um local pré-definido.

Efeitos da Imagem

Efeitos da Imagem

A ferramenta é de grande valia para quem quer aumentar a produtividade na hora de escrever seus artigos para o blog. Recomendado!

Tags: , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

3 Comentários

  1. João manoel

    Eu tentei mais não consigo cadastrar. Poderia me ajudar?

  2. Leandro Dapper

    Cara, a minha plataforma é o proprio Blogger e não tem geito de publicar as imagens.
    Ja li esse help do Office Online e não deu.

    Se tiver uma dica me avisa.
    Abraço
    http://www.leandrodjrs.blogspot.com

  3. karen

    Olá, estou c um problema, onde configuro e o que configuro para q minhas imagens no word sejam exibidas no blogspot?

    inseri com efeitos mas lá não aparece nada…

    por favor me ajude! urgentee

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.