Movimento Blog Voluntário: Um outro lado

Movimento Blog Voluntário: Um outro lado

Movimento Blog Voluntário também pode ser usado no meio offline

Por Rafael Arcanjo | Em 27.04.08 | Categorias: Blogosfera, Tecnologia

Blog VoluntárioAlgumas semanas atrás, meu xará Rafael Ziggy do blog Sim, Viral! entrou em contato comigo no Gtalk. Tinha uma proposta (não indecente) para fazer: queria saber se eu toparia participar de uma campanha que ele estava encabeçando, com o intuito de promover o Dia Global do Voluntariado Jovem. O objetivo era ajudar quem está entrando neste mundo digital, seja escrevendo um post, tutorial, um pdf, qualquer coisa. O nome da ação é Movimento Blog Voluntário

O desafio foi prontamente aceito.

Eu estava com idéia de escrever dicas de como se comprar um computador, tipo este artigo do Fugita (Não seja enganado por vendedores de computador) no Techbits, porém com alguns exemplos práticos destes computadores que são vendidos hoje nas Casas Bahia e outras lojas de varejo.

Ia fazer uma pesquisa nas lojas, ver os computadores atuais, comparar os preços médios e dar uma sugestão. Porém, tive que viajar e tudo foi por água a baixo :( Como então minha idéia já havia ido ao chão e já haviam muitos posts muito bons (veja no rodapé deste artigo), fui procurar outra coisa para poder participar do evento e pensei no seguinte: porque não trazemos também esta idéia do Ziggy pro lado Offline ? Eu já havia pensado nisto há algum tempo, tinha até conversado com minha namorada sobre, porém a idéia não vingou por falta de tempo.

A idéia

Poderíamos também nos unir (blogueiros ou não blogueiros) para ajudar quem não tem conhecimento. Seja com manutenção em computador, seja com consultoria em websites e também como apoio na hora de comprar um novo equipamento.

Eu pensei em um asilo que tem aqui perto de casa onde trabalha minha cunhada. Minha idéia é ir lá num sábado e dar uma ajuda com os computadores que eles tem: Ver o que precisam, dar uma limpeza nas máquinas, etc. Não pensei bem ainda e vou primeiro conversar com minha cunhada se é possível.

As possibilidades são inúmeras e cada um acho que pode ajudar de alguma forma, dentro das possibilidades.

Será que podemos amadurecer esta idéia juntos ?

Os comentários estão abertos.

Alguns artigos interessantes do movimento

Conhecendo melhor o computador
Como funciona a internet
Acentuação e códigos no Mac

Tags: , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

640 Comentários

  1. Mario Nery

    Fala Arcanjo! Obrigado pelas indicações dos meus artigos! Pensar como você pensa faz a diferença. Eu sempre quis participar de um movimento como o CDI (Comitê para democratização da informática). Atualmente eu trabalho com web design e suporte de hardware e redes. Muitos clientes de suporte acabaram me solicitando aulas. Sempre que possível eu dou aulas a estes clientes envolvendo principalmente assuntos como internet, email, voip, segurança etc. Ajudar a melhorar a qualidade de vida dos outros é sempre um prazer, isso sem mencionar o valor que isso lhe agrega como pessoa.

    Quem sabe não desenvolvemos um blog para falar sobre “cultura digital”?? A idéia é interessante.

    Forte abraço.

  2. Sergio Grigoletto

    Rafael!

    Fiz três postagens para o movimento e raciocinando exatamente por esse lado, o off-line.
    Sim, é complicado em termos de disponibilidade de tempo e oportunidades. Mas o simples fato de estar se falando sobre isso, certamente as oportunidades que surgirem, serão aproveitadas.

    Abs!

  3. Bruno Dulcetti

    show meu nobre… valew pelo link ;)

    movimento bem interessante e legal… e vamobora que vamo :D

  4. Kaiserlino

    Cara primeiro gostaria de falar que até onde eu puder apóio nesta campanha. Já ajudo algumas pessoas offline e não tenho reclamações quando agem de boa fé e não apenas “usar” nosso conhecimento para economizar $$.
    Seria interessante sim. Aqui em Santos, cidade onde moro, tinham realizado (não sei se ainda existe, mas acabou a divulgação) campanhas onde ajudavam idosos a começar usando redes sociais, msn e programas básicos que todo computador tem, como a suite Office. Quem quisesse poderia ir auxiliá-los.

    Campanhas assim são sempre interessantes, as vezes até melhores do que as online, pois muita gente da campanha participou mais para ganhar links em blogs grandes do que pela campanha em si.

    PS: Parabéns pelo novo layout que ainda não tinha visto pois estava apenas vendo o blog pelos feeds.
    PS2: Quando alternava os campos do comentário para postar apenas usando o teclado ele sempre acaba voltando para a parte do menu antes de passar para o próximo campo. Ist pode causar um problema de usabilidade para pessoas que não usem mouse (raríssimo)

    Abraços

  5. Juliano Passos

    Excelente idéia, se precisar de apoio sabe onde encontrar, vou até publicar no blog este fds!

    abraços!

  6. prof.vaz

    Boa idéia Rafael, pensando em levá-la adiante pode contar comigo!

    abraço

    Adnilson Vaz

  7. MPolten

    Adorei a proposta. Na verdade já há algumas pessoas que fazem isto informalmente (PR) mas, sempre faz a diferença.
    Engraçado é que é mais fácil este tipo de colaboração informal da parte de jovens. Meu filho já troca experiências com colegas de escola e vários aprenderam e estão aprendendo com ele.
    Acho este tipo de “rede solidária” muito bonito. É o próprio espírito da internet manifestado offline.
    Há muita propaganda sobre o pc nas escolas mas, além de faltar capacitação dos professores, os próprios pcs são inviáveis e acabam apenas por despertar a curiosidade. A maioria dos alunos precisa de ajuda extra-curricular para aprender.
    Pessoas de idade também adoram estas visitas cheias de novidades…
    Parabéns!

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.