Big Dog, O robô de guerra

Big Dog, O robô de guerra

Onde vamos parar ? :)

Por Rafael Arcanjo | Em 21.04.08 | Categoria: Tecnologia

Antes de explicar o que é, assista ao vídeo abaixo.

view video[bb]

A mistura de mula sem cabeça, abelha e burro de carga é resultado de pesquisa da empresa especializada em robótica chamada Boston Dynamics. É chamado de BigDog (em bom português, cachorrão), o quadrúpede robótico mais avançado do mundo.

É impressionante como ele consegue se adequar e se equilibrar nos mais variados tipos de pisos como neve, pedregulhos, areia e ainda saltar obstáculos. Isto tudo carregando peso de até 155KG nas costas. O responsável por tudo isto é um sistema computadorizado que controla sua locomoção e sua estabilidade através de sensores. A cada passo ou situação nova, como o chute que ele tomou de um dos cientistas no vídeo, novos parâmetros são calculados e ele é capaz de se adaptar à esta nova situação, se mantendo em pé.

O projeto foi financiado pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency).

Para funcionar realmente em um campo de batalha só mesmo na retaguarda, porque na frente e em operações táticas é impossível por conta do seu barulho. Mas imagino que seja uma coisa que possa ser melhorada e estudada aos poucos.

Uma coisa que não ficou muito claro pra mim é: o robô só anda pra frente ? Como programar pra ele sair de um ponto, dar a volta em uma pedra (e não pular) e deixar o material atrás deste obstáculo ?

Bom, de qualquer forma, a idéia é interessante e merece ser aperfeiçoada.

Referências Externas
Aleatóricos
Tuga Tronica
Danosse
Boston Dynamics

Tags: , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

8 Comentários

  1. Sr. Kau

    Lembra aqueles robôs enormes de Star Wars.

  2. Leandro Alonso

    Que robô estranho! O__o

    Se eu vejo um desse acho que eu corro, sério.

    2 pontos bizarros: o chute do cientista e o robô se equilibrando no gelo, muito estranho! Hahahaha

  3. Rafael Arcanjo

    Realmente eu teria medo também! :P
    Muito bizarro!

  4. Alex Marques

    Muito legal e bizarro ao mesmo tempo! Não sabia que a robótica tava nesse nível! =)
    Se eu visse um desse eu corria também!!! AHUAUHUHAaa

  5. Hilder Santos

    Meu velho, só tenho uma palavra a dizer: BIZARRO!

  6. Igor

    Fala Arcanjo !
    Hoje to que to comentando nos seu blogs !

    Cara como trabalho na área de robótica , se você tiver interesse tenho alguns vídeos. ( não sei se tem todos no youtube, pois não conferir)

    Pra matar a curiosidade Vale a pena lembrar que esse projeto não é de agora. E esse mês ou mês passado eles liberaram esse vídeo mostrando a atualização feitas.

    Quem mais interesse na área é sempre bom começar estudando sistemas inerciais que é uma base fundamental para o funcionamento desse robô.

  7. Lemp

    Muito massa, equilibrar, metal, no gelo, não é facil não, a programação dele deve ter sido excelente.

    Estamos a mais um passo da guerra contra as máquinas? (bom, ainda não apareceu nenhum exterminador do futuro pra me matar não, acho que não sou da resistência)

  8. Ewerton Souto

    Esse robo é uma das coisas mais incríveis que eu já vi, só perde para o robô bípede equilibrista que está sendo desenvolvido pelos Japoneses, não por poder se equilibrar, mas por ter finalidades mais nobres do que a guerra, como a reabilitação de deficientes físicos por exemplo.

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.