Seria o Windows Vista o novo Millenium ?

Seria o Windows Vista o novo Millenium ?

Microsoft acena para lançamento do Windows 7 logo no próximo ano. Teria sido o Windows Vista um fracasso como foi o Windows ME?

Por Rafael Arcanjo | Em 07.04.08 | Categorias: Microsoft, Sistemas Operacionais, Tecnologia, Windows

Nos últimos dias, surgiram rumores de que a Microsoft estaria planejando o Windows Seven, o sucessor do Vista para o próximo ano. Estes se devem por uma declaração que Bill Gates deu em uma entrevista, ao ser questionado sobre o Windows Vista:

“Em algum momento do próximo ano nós teremos uma nova versão” – Bill Gates
Fonte: Baboo

O Windows 7 (que até pouco tempo atrás era conhecido pelos codinomes Vienna e também Blackcomb) estava programado para 3 anos depois que o Vista fosse lançado, ou seja, em 2010. Porém, a baixa adoção do mesmo nas empresas está fazendo o time da Microsoft se mexer e, possivelmente, adiantar o lançamento do novo Sistema Operacional.

Ação esta que me fez lembrar o furadíssimo Windows Millenium, conhecido também como Windows ME, que foi lançado em 2000 e logo em 2001 já substituído pelo Windows XP. Na época descobriram muita coisa mal feita no software, era muito instável, lento e travava direto. Resultado: Foi limado rapidamente.

Aí vem a questão: Porque então a Gigante de Redmond simplesmente não pode fazer esta adoção do Windows Seven rapidamente, talvez ainda este ano ?

Resposta: Questões mercadológicas. Em um artigo da IDG Now! relata o seguinte:

O risco que a companhia corre ao antecipar o Windows 7 é de que as grandes – e mais lucrativas – empresas deixem de adotar o Vista para pular direto para nova versão. O movimento inclusive já parece estar acontecendo. Uma pesquisa do Forrester diz que apenas 6,3% das empresas estão rodando o Vista e que o upgrade foi feito principalmente em máquinas mais antigas, rodando Windows 2000, e não XP.

E é exatamente o que vem ocorrendo. Em minhas andanças pelas empresas aqui em Minas Gerais tenho visto POUQUÍSSIMAS corporações adotando o Windows Vista. Muitas preferem a estabilidade e confiança do XP, que na minha opinião é o melhor sistema operacional que já usei (este é o ponto que ligo o sistema de proteção anti-xiitas).

E quando constato esta cautela no upgrade para o novo SO, eu lembro do começo, quando lançaram os requisitos para o Sistema “descer redondo”. Em listas de discussão que participava, eu cantei a pedra: “Gente, é muito recurso que o sistema pede. Não vai ser todo mundo que vai adotar”.

Resultado: tomei pedrada pra tudo que é lado. Coisas do tipo: “Já viu como tá barato o pente de memória?” , “Deixa de ser bobo, um upgrade de hardware até lá vai estar muito mais em conta”. O que não é de todo mentira, contanto que você esteja pensando apenas no usuário doméstico. Porém, pensa comigo: uma empresa que tem um parque de 100 máquinas (que não é muito incomum hoje em dia) teria que trocar 100 pentes de memória. Já não é tão fácil assim, né ?

E é o que tem acontecido. E, claro, não só por conta do hardware, mas o Windows XP, como disse acima, atende plenamente às expectativas das empresas. Para que mudar ? Como o setor de TI justificará a mudança e o investimento em 100 licenças de software e mais hardware para um chefe que vê tudo funcionando hoje ? Situação tensa.

Desenvolvimento do Windows Seven

Pelos screenshots que vi, ainda não tem nada muito atraente no W7. Ainda está com a cara do Vista e sua interface Aero. Para ver mais fotos e telas, basta acessar a galeria de Paul Thuttotts.

É esperado neste novo sistema o tão comentado WinFS, sistema de arquivos prometido para o Windows Vista e que não foi incorporado por falta de tempo. Outros recursos também serão incorporados, como pode ser conferido no (ainda bem superficial) verbete da Wikipédia em português e uma versão um pouco mais rica no verbete em inglês.

Tags: , , , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

629 Comentários

  1. Helton Kuhnen

    Arcanjo, se é o novo millenium eu não sei, mas que todos esperam que a nova versão, supostamente Windows 7, seja muito melhor.. isso sim :)
    abraço!

  2. prof.vaz

    Rafael, meu caro, fiz essa mesma comparação em sala de aula esses dias, alguns também me acusaram de maximizar a relação hardware X software, mas acredito que você está profeticamente correto, a maldição está se repetindo, salve-se quem puder!!! E que venha o Seven!

    abraço!

  3. Rafael Arcanjo

    Helton e Professor Vaz,

    A comparação se deve ao fato de que ocorreu baixa adesão, porém vejo como motivos diferentes: O primeiro se deve ao fato de ter sido MUITO RUIM e o segundo porque seu antecessor foi muito bom.

    O fato é que, independente do motivo, os caras não estão tendo o lucro esperado (quiçá também prejuizo). E vamos ve se o Seven vem com esta bola toda também. Pelo que vi até agora (muito cedo para falar), nada de muito inovador.

    Valeu pela visita dos dois :)

  4. Sam Shiraishi

    Arcanjo
    eu cheguei a ter o millenium num PC e agora estou com o vista no notebook, ambos porque vieram instalados. No Millenium voltei pro 98 e estou vendo que agora vou voltar para o xp… Uma pena, não consigo ser “legalizada” com o windows, quando vem oficialmente instalado é uma bomba!
    Sam

  5. Rafael Arcanjo

    Sam,

    Eu também cheguei a ter o Millenium, mas graças a Deus não por muito tempo.

    Sobre o Windows Vista, uma dica: quando eu trabalhava com Infra, mais ou menos 1 ano e meio atrás, tinha uma possibilidade de você poder fazer DOWNGRADE de software, que nada mais é do que você ter a licença original do XP por exemplo e passar para o Windows 2000.

    Ou seja, se tem uma licença original de Windows XP Professional, poderia instalar o Windows 2000 Professional. Creio que o mesmo ocorre com o Vista, porém o vista tem mais versões que o Windows XP (Creio que existam 6 versões).

    Resumindo, existe como você ser legalizada sim. Porém, terá que entrar em contato no 0800 da microsoft aqui no Brasil e pegar maiores informações.

  6. Renato

    Vixi… eu comprei um notebook e o mesmo virá com o Windows Vista Home Basic, acho que é isso! Pois como disse em alguns comentários, existem muitas versões… e neste ponto será a única versão Vista que testarei, visto que não tenho necessidade de outro sistema, pois o XP me atende muito bem! Só vou fazer um Dual-Boot neste notebook e instalar o Ubuntu para estudos futuros e quem sabe sistema futuro :)

  7. Sergio Luiz Araújo Silva

    Torço para que eles consigam lançar dois ME’s seguidos para o bem da humanidade!

  8. Marcos

    Use Mac OS e você vai mudar seus conceitos do que é um SO de verdade.

  9. Rafael Arcanjo

    Eu já estava esperando um comentário deste tipo…

    Sem flamewar aqui, por favor.

  10. Rafael Oliveira

    Eu atualmente ainda utilizo o Windows XP no meu PC, e só mudaria para o Vista se fosse por obrigação. Não tenho muito o que reclamar dele, por quê nunca o usei, mas o hardware que ele pede e, principalmente, o espaço que ele come são o que me assusta, eu tenho menos de 10GB de espaço em disco livres, imagina com o Vista quanto iria sobrar?

    Acho que na parte de funcionamento nunca ví grandes reclamações dele como aconteceram com o Windows ME, mas que a aceitação anda baixa, isso é inegável.

    Xará, não dá pra negar. O OSX é o melhor que eu já usei, e não é fanboyzismo não, é sério. O que encanta nele são sua interface e usabilidade, a coisa simplesmente te agracia e você não quer largar mais. A estabilidade é boa também, mas a estabilidade do meu Windows XP é exatamente igual, nunca tive sérios problemas. :D

  11. Rafael Arcanjo

    Xará,
    Eu ainda esqueci de comentar sobre o espaço que ele consome e não só o processamento. Como disse, hoje está tudo muito barato, mas se for considerar para o usuário final. Para empresas isto aí são outros quinhentos.

    Eu ainda não tive o prazer de usar o OSX e sei que vindo de você não é xiitismo, mas o comentário do cara acima, convenhamos né… Não é o tipo de comentário inteligente que espero dos leitores deste blog.

    Um dia ainda vou ter um Mac (mesmo que só pra testar) e te falo se mudei de opinião ou não ;)

    Aliás, tá afim de patrocinar um ? Aceito de bom grado! :D

  12. Vinicius

    Acho que o problema do vista é que conseguiram criar um sistema pior do que o xp, o que é quase impossível(lembre-se, eles são a Microsoft), quanto a estabilidade o sistema nada posso dizer pois não usei tempo suficiente para tirar minhas próprias conclusões, mas a organização dos menus é uma piada, pioraram algo que estava otimo(menus do xp), alem de ter metade dos recursos roubados do Mac OSX. Na minha opinião o problema não é com o vista e sim com a Microsoft que vai continuar nos atormentando com seus OS mal feitos.

  13. nandokanarski

    Desde o início dos “cortes” no vista que comecei a me decepcionar com o sistema e hoje, graças a deus uso Mac! :)

    Acho que a Microsoft deve lançar rapidamente uma nova versão mesmo, assim como aconteceu com o XP, já que tentar concertar o “elefante amarelo” que é o Vista não deve valer a pena. Como você falou, ele deve ser comparado com o ME, cheio de furos e problemas. A solução parece mesmo lançar algo novo, e rápido.

    Enquanto eles estão planejando novos lançamentos, que não contam com muitas novidades, Mac e Linux crescem, mostrando que a Gigante de Redmont já não é mais a mesma.

    Seria uma crise de identidade com a saída do Titio Bill?

  14. Leonardo Marques

    Pra mim a comparação com o Windows ME é muito válida. Eu sempre achei isto.
    O maior elogio que eu posso fazer o XP é que ele foi o melhor SO lançado pela Microsoft mas na minha visão ele tá longe de ser bom.
    Hoje uso exclusivamente Mac os X no trabalho e em casa mas mesmo antes disto nunca achei os sistema Microsoft bons. Não é questão de ser xiita mas acho que a MS deve partir para algo não Windows. O Windows inchou demais e tornou-se um monstro.
    Desde a organização do seus sistema de arquivo ate a segurança eles não atendem o mínimo esperado.

  15. Ricardo Caribé

    A maioria aqui, senão todos, talvez nunca tenham usado ou ouvido falar do windows 3.11 workgoups, era um SO fantastico, trabalhei com ele durante anos e levou algumas versões para eu trocar o SO dos PDV´s de alguns clientes…kkkk

  16. Neto Cury

    Sabe, antes de eu poder ter um computador que suportasse o XP, usei por muito tempo o ME e nunca tive reclamações dele.
    Estou pra te falar que foi o SO que menos travava na minha mão, falando isso, claro, sobre os windows.
    Agora uso Ubuntu Linux, e até ele eu consigo fazer travar :D

  17. Cleber

    Acredito que o Windows Seven vai revolucionar o mercado de SO assim como a Apple revolucionou o mercado de telefonia celular com o iPhone, ou pelo menos, é isso que a Microsoft deveria fazer, pois eles tem poder para tal.
    No verbete do wikipedia em ingles diz que se vc se impreciona com a tecnologia touch do iPhone, vai enlouquecer com o que o windows 7 tem a oferecer. É esperar pra ver.

  18. a

    quando fui trocar de comp, primeiro baixei o vista pra testar e nao aguentei duas semanas. quando comprei o novo computador aproveitei a deixa da dell q disponibilizou o XP. Foi quando instalei o Ubuntu e agora uso o Ubuntu 99% do tempo e o xp ta la no cantinho dele pra quando eu precisar. O vista trouxe muitas coisas boas, mas nao da pra entender pq ele consome tantos recursos. depois do efeito WOW! vc percebe que ta carregando um elefante nas costas e nao adianta desabilitar nada :(

  19. Daniel

    o SO q eu uso é o XP mas não sou muito satisfeito não, ja me ofereceram varias vezes o vista mas ja ouvvi tantas reclamações dele que preferi ficar de fora dessa…

    eu também acho q os recsitos q ele pede são muitos!

    não e qualquer um que pode dar uma “turbinada” assim no seu pc…

    bom, mas espero q esse W7 seja realmente uma inovassão, pois é disso q a Microsoft esta precisando p dar uma levantada!

    se outro SO Mac os X é novo p mim, ouvir falar dele hoje pela primeira vez, estou pessando em testalo, mas não sei onde incotralo…

    alguém pode me ajudar?

  20. daniel

    tinha o vista estalado em meu pc ..

    mais é uma coisa muito loka ele

    por mais tempo que eu tentava nao aprendi a mexer nele ..o xp muito pelo contrario rapido pratico e facil de manusear…por o tio biu ..nao fes um aspecto do vista com funcionalidade do xp

    em ves de colocar um sistema tao inutil igual a esse …assim a linux so crese no conseito de sistemas operacionais…tipo resumindo..windows vista é uma bosta..

    minha opinao é essa..windows xp é muito bom..onde ce viu pra mim criar minha conexao aff..nem falo nadabriga demais

  21. Marcello

    O Windows ME não era tão ruim assim, pelo menos ele iniciava em 10 segundos ou menos. hehehe… usei ele por muito tempo até pular pro XP

  22. Roberto

    Chefe como te falei, é dificil suceder algo muito bom, como foi (é) o XP, o que a Msoft deve fazer é lançar quase o mesmo vista porém com os recursos consumidores de hardware, desativados, quem quiser que ative, usei o vista por 3 meses e te falo o sistema é muito bom no quseito segurança, péssimo no quesito desempenho, mas desabilitano o 1milhão de bobagens dele, o sistema fica bom.

  23. windows milenium

    […] Seria o Windows Vista o novo Millenium ? Nos últimos dias, surgiram rumores de que a Microsoft estaria planejando o Windows Seven, o sucessor do Vista para o próximo ano. Estes se devem por uma […]

  24. Anderson

    eu acho que o vista é o millenium so que versão 2000
    e o millenium era tão ruim que hoje ninguem toca no assunto mais ninguem quer adotar mais esse sistema operacional apelidado de “maldição”
    ospakwepaospalpolalçkdoasklçdkapodkasdokdpaoskduah

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.