O ICQ pode voltar e competir com o MSN ?

O ICQ pode voltar e competir com o MSN ?

Por Rafael Arcanjo | Em 07.01.07 | Categorias: Google, Microsoft, Softwares, Tecnologia, Yahoo!

ICQ

Primeiros passos com uma tal de Internet que colocaram no serviço. Agora, a empresa está no mundo da tecnologia. Para um funcionário do setor administrativo que adorava o mundo dos computadores, mesmo sem ter um, na época com 16 anos, foi o ápice. Passava horas e horas tentando achar coisas novas navegando a 56K pelo provedor ZAZ (lembra?). Entre bate-papos do Terra e outras páginas (hoje in)úteis, descobri um tal de ICQ. Um programinha, criado pela empresa Mirabilis, que serviria para me comunicar com meus amigos sem precisar marcar horário em salas de bate-papo. “Quem será que teve esta idéia? Genial”, pensava à época.

Vivi o auge deste comunicador. E gostava, muito por sinal. Todo mundo que conectava com os velozes modens de 56K, as vezes 33.600K, tinha seu número ou UIN (Unique Identification Number). E normalmente, gravavam o mesmo de cabeça. Se muito apaixonados, ainda lembram seu número até hoje (Sim, eu me lembro. UIN 72315924. Acho que, por algum motivo, não me esquecerei deste número nunca).

Com o tempo, surgiu um novo comunicador, chamado MSN Messenger. Muito frufru pro meu gosto. Não vai pegar, pensei. Fiz meu cadastro e conectei apenas uma ou duas vezes. Bobeira, é só mais uma onda temporária, falava para alguns amigos. Ledo engano. Deveras, o que eu não gostava no comunicador foi o que mais chamou atenção de muitos usuários: Possibilidade de conversa integrada com Webcam e som (o comunicador da Mirabilis, nesta época já comprado pela AOL, tinha apenas o segundo quesito), coloridinho, bonitinho, pesadinho e outros INHOs. Pronto! Tiro e queda. Além disto, o MSN Messenger era (é) integrado com o Hotmail, fato este que facilitou a criação de novas contas (bastava apenas ter um email do hotmail.com ou msn.com que você já tinha uma conta no MSN Messenger. Mais fácil de gravar ainda por cima).

Em poucos meses, a quantidade de usuários garimpada pelo comunicador da Microsoft foi gigantesca, a ponto de praticamente desbancar o mensageiro da flor verde. Mesmo com minha resistência inicial, fui obrigado a ceder. Motivo: Não adianta você ficar em um messenger que a maioria dos seus conhecidos não conhece ou não usa mais. A coisa foi tomando uma proporção tão gigante que, passado mais algum tempo, praticamente toda minha lista no ICQ ficava OFFLINE. Não conectava mais. A onda era o MSN Messenger e seus recursos mais fáceis e atraentes ao usuário final. (veja sátira ao assunto)

A Aol acordou tarde demais. Depois, lançou algumas versões do ICQ, até com os mesmos recursos interessantes que tem o MSN Messenger (Veja algumas telas). De nada adiantou. O mensageiro da Microsoft Networks já havia consolidado seu poder no mercado.

Recentemente, comemorando 10 anos do serviço lançado em 1997, foi lançada uma versão beta, restrita a alguns convidados, chamada ICQ6 Preview. Parece ter ficado mais amigável, mas, visualmente, é uma cópia descarada do MSN Messenger. Não sei mensurar a questão de performance ou recursos, pois é um teste fechado. Quem é um beta-tester pode convidar duas novas pessoas, mas achar quem está utilizando aqui no Brasil deve ser mais difícil que ganhar na Mega Sena. Sozinho.

Lançada esta nova versão, o ICQ tem forças para competir com o MSN e com outros comunicadores que tem ganhado mercado, como o Google Talk ?

Na minha opnião, não. Infelizmente, não. Pelo menos não no Brasil (dados não-oficiais apontam que na Europa o messenger mais utilizado ainda é o ICQ), onde teria que ser feita uma bela jogada de marketing para reconquistar o público jovem, que é a quem a Microsoft deve o sucesso do seu comunicador. Para quem é adepto ao estilo mais espartano e leve da comunicação, o GTalk atende perfeitamente e vem conquistando grande mercado dentre os profissionais e simpatizantes do mundo da informática. Uma das vantagens deste último é permitir uma integração com o Gmail, sendo possível acessar o IM Googleano diretamente na página do Gmail. O Google também focou no usuário mais jovem, promovendo a interação com o Orkut, que era (continua sendo) uma grande carta na manga da empresa de Mountain View. O Yahoo! Messenger recentemente promoveu a integração (oficialmente o termo usado foi “acordo de interoperabilidade”, mas achei muito feia esta palavra) do seu serviço com o MSN Messenge, permitindo que usuários dos dois Instant Messengers comuniquem entre si.

Diante de tanta concorrência e sem nenhuma grande inovação, é difícil ver um belo horizonte para o ICQ, mesmo com a nova versão 6 estando por chegar. A não ser que ela foque em um ponto que muitos dos seus antigos usuários ainda mantém: a paixão pelo ICQ.

Apesar de todas as adversidades e a possível falência do comunicador, sempre ficará na lembrança o comunicador que revolucionou o conceito de mensagens online, em 1997. Simples, eficiente e funcional. Belos tempos…

[tags] icq, msn, messenger, yahoo!, yahoo! messenger, icq6, icq5, mirabilis, aol, microsoft, comunicador instantaneo, instant messenger, im [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

21 Comentários

  1. Rafael Oliveira

    “Sofri” do mesmo drama. Quando o MSN apareceu, também torci o nariz pra ele e não gostei dos frufrus. Mas com o tempo, a minha lista do ICQ também foi, gradativamente, ficando offline para sempre.

    Fui obrigado a passar pro msn, se quisesse manter contato com as pessoas que estavam na minha lista. Mesmo assim, fiquei um bom tempo conectando pelos dois, até que ninguém mais entrava, aí larguei mão de vez do ICQ. Lembro minha senha e UIN até hoje também. Volta e meio conecto no site do ICQ pra ver as coisas, mas acho que nunca mais conectei. (O site do icq tem até um blog para os usuários)

    Mas hoje eu prefiro o GTalk, leve, simples, sem excessos e bem funcional.

    Abraços, xará!

  2. Mauricio

    Por que tu não lança uma campanha pela volta do ICQ?
    Poderíamos formar um pequeno grupo para discutir web no ICQ, e vamos aumentando os lanços .. de apaixonados pelo icq.
    Gostei do seu psot, eu me senti muito trsite de abandona-lo .. icq 99 b foi pra mim o ápice.

    Assim como o Napster o icq é um dos softwares que dificilmente vao ser apagados da minha memória.
    A propósito .. meu UIN de cabeça (5 anos após abandonar o icq) 64737312

    [‘]s

  3. Aztronauta

    Acho que quase todo mundo que passou pelo ICQ torceu o nariz quando o MSN apareceu. Também só mudei para o MSN quando já não tinha ninguém na minha lista de contatos… Espero que o ICQ possa ressurgir com força suficiente pra se não desbancar o MSN pelo menos empatar com ele… Ah, Rafael, no site do ICQ tem ainda espaço pra usar a nova versão. Depois de ler seu texto e ir lá tinham ainda 420 e poucas vagas para testar o bichinho… Tô baixando o meu agora pra ver qual é. Abraços.

  4. celsojunior

    Ah, Rafael, você tocou num ponto extremamente delicado… Eu lutei o quanto pude para permanecer no ICQ, mas o que eu também achava como uma onda momentânea (leia-se: MSN Messenger), acabou se tornando a potência de hoje. Infelizmente fui forçado a migrar… Mas enfim, bons e velhos tempos!!!

    Abraços…

  5. Teco

    Só um detalhe: UIN, no começo, significava “Universal Internet Number”, ou seja, eles queriam atribuir um número único para cada internauta. Algo como um RG virtual.

    A hora que viram que era meio furada e que a internet teria uma dimensão absurda, mudaram para Unique Identification Number.

    soçarba.

  6. Neto Cury

    102336255
    mantenho-me conectado até hoje!!! via GAIM.

    Abração

  7. Neto Cury

    Ah… e outra, sou do tempo do BBS ainda!
    :lol:
    idoso é foda!

  8. Teco

    Só você? hehe…
    UIN: 3319654

    Você é da época do VTX?! Nossa, me senti arcaico agora. :)

  9. Anizio Carlos da Silva

    ICQ, BBS, Napster… só falta alguém falar que é também do tempo do Apple II, que gravava os dados em fita cassete.

    Bem, dizer que algo se torna “velho” ou “ultrapassado” acontece hoje em dia numa velocidade absurda. Estamos falando de tecnologias desenvolvidas, no máximo, há 10 anos atrás.

    Usava o ICQ, e esqueci o UIN umas 3 vezes, aí pegava outro. Depois enchi o saco disso e passei a usar o Messenger mesmo. Neste momento estou com ele e o GTalk abertos, só não sei por quanto tempo mais. Eu não me arrisco a fazer previsões!

  10. Rafael Arcanjo

    Mauricio,
    Pelos motivos que eu coloquei no post (o icq ter se tornado uma cópia descarada do MSN), para mim não faz mais sentido. Veja bem: o esforço para voltar com todos os contatos online neste IM seria gigante, e para ficar na mesma que se está hoje, que é o MSN. Sou mais usar o Gtalk que é o que mais se aproxima com a leveza do ICQ de antigamente.

    Aztronauta,
    Não vi esta opção lá. Vou voltar e procurar denovo.

    Celso,
    bons tempos mesmo…

    Teco,
    Obrigado pela informação. Esta eu não sabia.

    Anizio,
    Concordo plenamente. Hoje em dia, na velocidade que as coisas andam, de um dia para o outro você pode se tornar ultrapassado. Vejamos um exemplo: preparei um post ontem e deixei para postar hoje. Resultado: o post já esta ultrapassado e já existe coisas que deixam o que escreveria para tras. É complicado.
    Não sei quanto ao Gtalk, mas, como disse no artigo, acho que o ICQ nao revive mais. Até a AOL parece que já largou mão dele.

  11. Maysa

    Ahhh que saudade do ICQ. As vezes ainda entro (umas 2 vezes ao ano), mas nao tem ninguem na lista online mais.

    Nao curtia o MSN de jeito nenhum. Cheio de frescura. Mas chegou um momento que tive que me render, pois as empresas estavam conectadas atraves dele, e eu precisava manter contato com os clientes. Agora o MSN disputa o espaco com o Skype.

    ICQ? Acho que nao tem retorno… infelizmente. Saudades daquela epoca… mIRC, ICQ, Brasirc, Cade, Surf, Miner… era tudo que tinhamos, hehehe… 1997, 1998…

    Legal seu texto… momento de nostalgia, ehhehe
    Maysa
    BH

  12. Thiago Rodrigues

    Cheguei a usar o ICQ algumas vezes, mas eu peguei mesmo foi a época do mIRC, na rede brasirc.
    Aquela época sim marcou, (2000-2003).
    Aqui na minha cidade todo mundo quase conhecia o miRC, havia a disputa de canais (turminhas), quem era op, qual o maior canal.
    Mas da mesma forma que o ICQ durmiu, o mIRC durmiu também, e o povo foi conhecendo o IM bonitinho, com fotinha, “carinha de sorriso”.
    Acabou ganhando todo o mercado.
    Particularmente eu gostavo do mIRC porque nele você não precisava conhecer uma pessoa para conversar com ela, no msn você precisa conhecer a pessoa (ter seu e-mail) para adicionar.
    Deus saudades
    Abraço

  13. Rafael Arcanjo

    Maysa,
    Como eu disse também, eu até entro de vez enquando, mas não tem ninguem online. É difícil manter assim. Hoje uso o Gtalk e o MSN e estou satisfeito.

    Thiago,
    Eu tambem peguei a época do Irc, na Brasirc… êta época zueira aquela viu…
    Concordo com o que você disse sobre conhecer a pessoa, mas no caso é uma escolha, são ramos diferentes (mIRC e MSN/ICQ/Gtalk…)

  14. Diego

    há!

    Não entro há muito tempo, mas o número eu nunca esqueço tb!

    46120133

  15. Erlon

    Pessoal o ICQ não morreu.
    o meu icq 147889677 é só me adicionar.

    minha pagina, icq.com/147889677

    no orkut tem muitas comunidades, e na minha lista de contatos do icq eu tenho uns 15 contatos on line…

    a versao 6 é mais pesadinha, mas veio com um visual para concorrer ao MSN.

    eu estou usando o UOL MESSENGER, que é um multi-protocolo todo em portugues, cujo, conecto o MSN, GTALK, YAHOO MESSENGER.

    eu gosto da simplesidade no Gtalk e dos seus e-mails de voz.

    em falar nisso, o Gmail em inglês tem a opção de add uma nova conta que você pode colocar o seu numero do Icq e todos os seus contatos ficam lá junto com os do Gtalk, Jabber e AIM. tudo integrado, muito bom… isso é pra quem gosta de simplicidade, para quem quer muito fru-fru continua com o MSN, mas deixa ligado o icq, para nois ressucitar o bixinho, OXENTE.

    meu icq 147889677
    outros IM = erlones@gmail.com
    8) # B) # B-) # ICQ

  16. […] que dá valor parece que se encaixa perfeitamente aqui. E como já foi dito, é difícil que o ICQ possa voltar a competir com os comunicadores atuais. Então, hoje, me resta apenas […]

  17. Luiz Felipe

    Poxa, eu me emociono muito em lembrar dos meus tempos de icq, eles foram realmente mágicos! Eu ainda sou de um tempo anterior ao icq, do tempo do mirc, minha primeira experiencia na internet. O melhor do icq na minha opiniao eram as white pages, uma procura com varios filtros na qual vc podia conversar com pessoas do mundo inteiro. Conheci gente de varias partes do mundo nas white pages, e também tive várias paqueras. Conheci muitas garotas ao vivo que eu conversava no icq, eu era um don juan naquelas bandas, hehehe! O ápice disso foi em 2001, quando eu conheci a minha namorada, namoramos 6 anos e ano passado ela se tornou a minha esposa. Posso dizer que eu conheci a mulher da minha vida no icq, por isso devo tudo a ele! Depois que começou a onda do msn acabei sendo obrigado a mudar pra ele, isso por volta de 2003, 2004, mas ainda sinto muitas saudades do icq, e dos meus papos com a minha esposa e meus amigos gringos!

    Um abraço a todos!

  18. Carlos

    Quantas saudades do velho e querido icq, estava observando todos os comentários acima e minha emoção desculpe-me a frescura foi enorme pois muitos anos de minha vida foram dedicado a este pequeno mas grande programa de bate papo, estava observando na internet a volta do ICQ, baixei ele e tentei entra e minha velha conta mas não consegui, pois tinha dois anotado aqui nenhum deu certo, alguém saber me dizer se é possivel recuperar o icq que tinhamos, sei que meus amigos provavelmente não estão mais nele mas a saudade é enorme, meu velho icq era 86320186 e 101373609, grande abraço a todos e obrigado por retornar a um passado maravilhoso.

  19. Felipe

    Tinha ICQ, mas não lemro o número, como faço para conseguir???

  20. Fernanda Miquelini

    olha lembro muito do icq conheci muita gente no icq queria fazer campanha pra volta do icq era tao lgl e o barulho dele era tudo larguei do icq mas tenhu muitas saudades

  21. junior fernandes

    eu tbm soud a epoca do ICQ e tenho muitas saudades deste incrivel comunicador, assim igual a vc´s resisti ao maximo mas tive q me adaptar ao MSN o FRUFRU da MS, uma pena mas nao tinha com quem converçar mais na minha listinha rss, fazer o q, sem contar q se vc tem uma ID esse Nº, vc corre menos risco de pegar um virus, tenho alguma pessoasq faço a manutençao nos PC´s delas, e é td por causa desse e-mail mal utilizado ai se vc perde esse e-mail ja era, pode fazer outro, me desculpem o termo, mais muitos usuarios sao muito robos soh utilizam cousa de propaganda naum tem opniao propria naum utilizam o q gostan e sim o e manda ou ve por aii, voltando ate hj tenho minha ID e senha, as vezes entro mas vc´s ja sabe o q se incontra por lá, eu tbm estou na campanha volta icq 105839363

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.