Nostalgia: Saudades do modo invisível no ICQ

Nostalgia: Saudades do modo invisível no ICQ

Por Rafael Arcanjo | Em 11.02.08 | Categorias: Geek/Nerd, Tecnologia

Invisible Mode ICQ Muitos falam que a invenção deste século XXI é o iPhone[bb]. Pode até ser, mas a do século passado foi o modo invisível no ICQ. Sério! Não tinha nada melhor que poder ficar online sem ninguém lhe importunar e conversar apenas com quem quiser, quando quiser.

Aí um mais desavisado me fala: “Perdeu, prayboy, o MSN Live Messenger já tem esta opção”. E eu te digo que não, não tem. Me recuso a achar que este recurso é pelo menos digno de ser comparado com o adorado Invisible Mode. O modo “Aparecer Offline” no MSN vira e mexe dá problema, a pessoa não recebe as mensagens, você não consegue transferir os arquivos. Aí, a solução é calçar a cara e entrar no ocupado.

O Modo invisível do ICQ é diferente. Pelo menos era nos tempos áureos, agora já faz um tempo que não uso e deixei de ser advogado do mesmo. Mas que era bom, era. Você entrava como invisível e se sentia realmente escondido, com privacidade. Assim, era fácil contornar aquele chato que insistia em lhe mandar mensagens, mesmo no “Do Not Disturb” (o famoso DND). Bastava sair e entrar em modo invisível, continuando a conversa apenas com quem é necessário.

Fora que tinha a opção de você adicionar pessoas que poderiam lhe ver mesmo estando invisível. Era possível colocar a namorada, por exemplo, na lista de quem sempre lhe enxergaria, mesmo entrando camuflado. É, a namorada não é uma boa pedida, mas você lembra como isto era (é) útil ? As benditas Invisible List e Visible List. Tem noção que nem MSN, nem Gtalk, nem Skype tem isto tudo ?

O único que se aproxima disto é o Skype, pois permite que você entre em modo invisível, mas não tem as opções citadas acima. O gtalk nem passa perto.

Aquela frase que diz que só quando a gente perde que dá valor parece que se encaixa perfeitamente aqui. E como já foi dito, é difícil que o ICQ possa voltar a competir com os comunicadores atuais. Então, hoje, me resta apenas torcer.

Torcer para que Microsoft, Google, Skype pensem como eles, desenvolvedores destas empresas, eram felizes naquele tempo usando o modo invisível do ICQ. Tempo bom que não volta mais.

Leia também: Nostalgia ICQ no blog do Inexistent Man

PS: Para quem acompanha o blog, já deve ter visto alguma coisa diferente aqui. Em breve, maiores detalhes.

Tags: , , , , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

8 Comentários

  1. Rafael Gonçalves

    Hehe, eu lembro que chegou um ponto que nunca tinha ninguem on-line, todo mundo invisível. O ICQ realmente deixou saudades, ainda lembro o meu UIN.

  2. Rafael Arcanjo

    Rafael,

    Pois é. Quem sabe este motivo seja um dos segredos de sucesso do MSN e a gente nem sabe ? Todo mundo invisível no ICQ o pessoal foi achando que não tinha mais ninguém online, aí começou a usar outro comunicador que tinha muito mais gente disponível. Tem um pouco de sentido !

    Sobre o UIN, todo mundo que tinha ICQ lembra. De vez enquando eu entro pra dar uma espiada, mas não tem ninguém online :(

  3. Lu Monte

    Também sou órfã do icq. O “invisible” dele era mesmo perfeito. Atualmente, sou fã do gtalk por ser clean (bem mais que o próprio icq), mas até voltaria para a florzinha se os contatos voltasse…

  4. Rafael Arcanjo

    Lu,

    Eu também adoro o gtalk, mas tem uns probleminhas como não ter barra de rolagem e não poder ficar invisível. Estes dois probleminhas são FODA.

  5. Jonny

    Arcanjo
    O melhor do ICQ era ouvir aquele FÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ de trem de algum canto do trabalho, mostrando que a pessoa entrou no ICQ!!!

    Lembrando que o ICQ tb foi o 1o a ter uma versão online e BOA!!!

    Vou instalar o ICQ e rodar na minha máquina só para ver se ainda tem gente online!

  6. prof.vaz

    além do ICQ, tenho saudades também do mIRC, mesmo sabendo que o mIRC ainda tem muitas redes e salas de chat, as pessoas que frequentavam as mesmas salas que eu não estão mais lá, entrar nesses canais 10 anos depois dá a impressão de que estamos naquelas histórias de fantasmas que perambulam por suas ex-casas e ficam vendo Os Outros mexendo nas coisas e etc…

    cruiscredo que papo sinistro

  7. Rafael Arcanjo

    Jonny,

    Pois é cara, dá saudade mesmo..

    Prof. Vaz

    Que papo é este cara ? hahaha !
    Mas é verdade, dificilmente se encontra alguém que esteja online, e mesmo se encontrar, não vai ser a mesma coisa. Experiência própria.

  8. Vinicius

    Cara.. nem o Skype funciona bem…
    se bem que vamos falar a verdade o ICQ era cheio de hacks pra vocÊ ver quem entrava offline rs…

    isso era massa rs.

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.