Review: iPod Nano 8Gb Terceira Geração (Fatty)

Review: iPod Nano 8Gb Terceira Geração (Fatty)

Por Rafael Arcanjo | Em 05.02.08 | Categorias: Gadgets, Review, Tecnologia

Para quem não sabe, eu fui o feliz vencedor da promoção do Tecnoblog, do autor que pensa que é astro de rock Thiago Mobilon, que estava colhendo sugestões para o terceiro ano de vida deste excelente blog. O prêmio ? Um iPod Nano 3ª Geração[bb], aquele gordinho, silver.

Vou contar a história do prêmio e depois entrar mais em detalhes da minha experiência de pouco mais de uma semana com o gadget. Se você não quer ler contos da carochinha celestial, pule esta parte.

Era uma vez…

Blogcamp-MG. Thiago Mobilon me contacta falando que pretende sortear alguns prêmios no evento. Dentre eles, um pendrive de 2GB[bb] e uma powerball, mesmos prêmios que sortearia no BlogCamp-PR. Além disto, depois no seu blog, sortearia uma PowerBall Neon Pro e, pasmém, um iPod Nano 8Gb prata[bb]. Na hora que ele falou isto no auditório da Oi Futuro, onde estava sendo realizado o evento, o público, composto na sua maioria por nerds, babou. Eu que estava do lado do Thiago na hora não pude deixar de sonhar em ganhar o bichinho. Só um sonho distante.

Thiago anuncia no Tecnoblog a promoção. Dezenas Centenas Milhares de fãs enviam suas sugestões. Eu, como não poderia deixar passar a oportunidade, mandei a minha também. E fiquei entre os 15 finalistas, depois de uma rigorosa seleção pela empresa de auditoria contratada pelo Mobilon.

Ganharia o prêmio quem tivesse mais votos na enquete estampada no diário tecnológico. Neste momento, desisti. Não porque minha sugestão tivesse sido ruim, mas aí eu teria que fazer campanha para conseguir votos e não estava afim de sair mendigando por aí. Mesmo que o prêmio fosse o tocador de músicas do tio Steve.

Para minha sorte (e também tristeza ao constatar que grande parte da raça humana é um monte de estrume completo) a enquete foi cancelada por indícios de fraude e o Mobilon resolveu fazer um sorteio simples entre os 15 vencedores, utilizando o site random.org.

Teoricamente eu estava voltando à disputa. Na prática porém, sabia que era difícil ganhar. Pensa bem: de 15 números possíveis de serem sorteados, eu era o primeiro. Número 1. Onde já se viu sorteio sair o primeiro ou o último número de um range de possibilidades ?

E adivinha quem foram os sorteados ? O número 15 para ganhar a powerball[bb] e o número 1 para ganhar o Ipod. E, lembram quem era o número 1 ? EU !!!!!

É a segunda promoção que eu ganho. Na primeira, ganhei um livro.

Não tem como descrever a sensação de chegar em casa e ver um pingback exatamente no post que eu fiz para ajudar a divulgar a campanha. Parece que eu já sabia que tinha ganhado.

Por fim, foi apenas segurar a ansiedade de aguardar o dito-cujo chegar. Ipod em casa, tentei gravar um mini-vídeo com a abertura da caixinha, mas foi um fracasso total. Segue apenas um pedacinho que ficou menos pior.

view video[bb]

Chega de história, vamos ao brinquedinho.

O iPod

iPod na caixa
iPod na Caixa

As primeiras impressões que tive foram:

– Uau !!!
– Uau !!!!!!!
– Caramba, é muito lindo !
– Como que tira esta coisa deste suporte ?

O negócio é exageradamente preso à uma espécie de clipe. Se tu não tomar cuidado já pode ter um arranhão ou um lascado no seu aparelho mesmo antes de usá-lo.

Como muitos já sabem, ele cabe na palma da mão. As especificações de pesos e medidas do garoto são:

Altura:: 69.8 mm
Largura: 52.3 mm
Profundidade: 6.5 mm
Peso: 49.2 gramas
Fonte: Apple Ipod Nano Technical especifications

Sim, pesa menos de 50 gramas. É MUITO leve. Dá pra levar tranquilo pra qualquer lugar que você for, dentro do bolso da sua camisa, porque ele também é muito pequeno. Veja a foto comparando-o à um lacre de latinha de alumínio.

Tamanho do iPod comparando com um lacre de latinha
Tamanho do iPod comparando com um lacre de latinha

Assim que consegui fazê-lo ligar (o iTunes já havia sido instalado previamente) fui brincar com o gadget. O start dele foi meio complicado para mim, porque ele ficava ligando e desligando toda hora. Fui descobrir uns 2 minutos depois é que ele estava totalmente descarregado e não tinha carga nem para dar tempo de o computador detectá-lo.

Depois de conseguir pegar uma carga suficiente para que fosse detectado pelo Windows e pelo iTunes, o ipod estava conectado à minha máquina. Faltava apenas agora descobrir como funcionava o iTunes em português de portugal (um vacilo na hora da instalação). Numa boa: eu acho português de portugal as vezes mais difícil que inglês. Não que eu seja expert na língua norte-americana, mas o português luso tem um tal de ficheiro pra lá e pra cá, além de outras expressões que parece que são ininteligíveis pra mim.

Uma consideração: creio que boa parte do sucesso do iPod diz respeito ao iTunes. Achei o software excelente. Ele me fez desenterrar a vontade de cuidar dos meus acervos novamente, de organizar tudo direitinho, colocar nomes de músicas, artistas e álbuns de forma correta para que ele faça o download dos artwork. No caso, artworks nada mais são que as capas dos CDs, que serão exibidos quase sempre que você usar música no iPod. Um dos recursos onde ele é mais bacana são na escolha das canções por Cover Flow, que já existia no iPod Touch[bb] e agora foi passado para o Nano, como pode ver na figura abaixo.

iPod Cover Flow
iPod Cover Flow

Interface

Os ícones do iPod são lindos! Tudo que se vê dentro do hardware é muito bonito, o que é uma marca da Apple. Tudo muito bem feito com um acabamento de primeira. Nota 10!

Até o recarregar é bonito!
Até o recarregar é bonito!

De cara, sua interface dividida ao meio dá ao usuário uma sensação de maior aproveitamento da tela, visto que no princípio eu posso escolher entre minhas músicas, podcasts, vídeos no lado esquerdo e ver uma imagem relacionada à eles ao lado direito.

Podcasts no iPod. Chamando Garota sem fio!
Podcasts no iPod. Chamando Garota sem fio!

Bateria

A promessa da Apple, segundo as especificações técnicas, é que a bateria dure até 24 horas ouvindo músicas e 5 horas com vídeos. E é por aí mesmo. Com música, ele durou pra mim aproximadamente 22 horas. Com vídeo eu não fiz o teste deixando todo este tempo passando.

Features

Além de fazer o que todo mundo se esperava dele (tocar música, vídeos e podcasts), ele também visualiza fotos e tem alguns mini-aplicativos na sua seção de extras, como: jogos, cronômetro, contatos, notas, calendário e mais alguns.

Features no iPod
Features no iPod

Fones

Fones e Conectores do iPod Nano
Fones e Conectores do iPod Nano

Os fones são bem confortáveis e segue o padrão branquinho dos produtos de Steve Jobs. No meu mp3 xingling tenho um outro fone que após mais ou menos uma ou duas horas de uso meu ouvido parecia ter dilatado. Aí tinha que dar um descanso. No caso destes fones não. Parece que são meio que anatômicos. Passei uma viagem de 6 horas com eles no ouvido e o desconforto foi mínimo. Lógico que não chegou no ponto deste fone para iPod que você pode comprar por apenas R$ 200,00 (nada barato), mas quebra o galho perfeitamente.

A traseira

Marcas na Traseira do iPod. Horroroso!
Marcas na Traseira do iPod. Horroroso

Não, o iPod Nano Third Generation não é só elogios. A traseira dele é espelhada, de um material que imagino ser inox. Vou te contar uma coisa: Como aquilo embaça! Caramba! É muito feio você pegar o iPod lindão, todo todo e mostrar pra um amigo. Quando vira as costas do aparelho, aquilo cheio de dedo, todo engordurado. Argh ! Chega a ser nojento. Além de arranhar atoa. O meu, com 3 dias de uso já tinha sido estreado com um arranhão de cima embaixo sabe-se Deus quando aconteceu. Podia muito bem ser uma traseira escovada e apenas a maçã espelhada e não o contrário, como é. Seria mais fácil de limpar e não deixaria de ser bonito.

Acessórios

Um dos grande diferenciais do iPod: interface com INÚMEROS acessórios de terceiros, que abrem no iPod um leque de possibilidades incomparável. É case à prova d’água, microfone, modelos incontáveis de caixinhas de som, rádio FM e muitas outras coisas que não teria muita utilidade (ao menos para mim), como um vibrador.

Para ver mais destes acessórios e babar sobre seu teclado, acesse os seguintes links:

Categoria iPod no blog A Maçã
Categoria iPod no blog Digital Drops, o melhor blog de gadgets do Brasil
Categoria iPod no blog Geek Chic

Considerações Finais

Vale a pena pagar aproximadamente os R$ 700,00 pedidos neste aparelhinho de 8GB ? Na minha opinião, vale! O brinquedinho é muito legal. Gostei demais e agradeço novamente ao Thiago Mobilon pela oportunidade de poder usufruir dele (do iPod, não do Thiago) hoje, assim, estar escrevendo estas linhas para vocês.

Se quiserem ver mais fotos, basta acessar no meu flickr.

[tags] ipod, nano, ipod nano, 8GB, Fatty, third generation, terceira geração, apple, mp3, mp4, mp3 player [/tags]

Tags: , , , , , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

735 Comentários

  1. Fabiana

    Ouvindo Ana Carolina… Menino nômade tem bom gosto! :D

  2. Rafael Arcanjo

    Ei Fabi,

    Pois é, eu tenho bom gosto sim ! :)
    Achei que hoje, pessoal de ressaca, ninguém ia ver este artigo. Rsrsrs

    Obrigado por aparecer por aqui !

    abração

  3. Henrique Artur Wint

    É como eu comentei no meiobit, nunca vi um gadget vir com um campo de distorção de realidade tão grande.
    o ipod é algo sensacional, até hoje, depois de 3 meses tendo o meu, eu me pego colocando-o na caixinha só pra ficar o admirando..

  4. prof.vaz

    […] e não é que o brinquedinho rendeu um belo post !!!

    abraço dos amigos aqui de JF

    Adnilson Vaz […]

  5. Mario Nery

    Eita, sorte desgramada!!! O máximo que eu ganhei até hoje em promoção foram livros e cds, mas nada de valor…

  6. Thássius V.

    Como diriam na Alemanha, o Nano é ‘Super!’ Só tenho que reclamar mesmo da traseira, que como o Arcanjo disse arranha com uma facilidade que chega a impressionar.

  7. Neto Cury

    Primeiramente, parabéns pelo prêmio, realmente é pra qualquer um babar!
    Parabéns também pelo ótimo review, muito bom, completo e neutro, considerando os elogios e críticas.
    Abração e boa sorte com o brinquedinho novo!

  8. Juliano (Magnus Maximus)

    realmente, muito grande o post, mas excelente!
    e gostei como tratou o seu outro tocador, XIngling foi sensacional, de boas gargalhadas…

    e sobre o fundo cromado dele, para aqueles que querem acabar com esta dor de cabeça, dá para se fazer um trabalho nele, crie um desenho sobre um decalque ou algo assim, cole sobre a superfície e lixe o resto com uma lixa bem fininha para não danificar o aparelho, isso claro a critério de quem queira fazer.

    abraços!

  9. Rafael Arcanjo

    Henrique,
    Você tem toda razão: é uma coisa absurda. Faz um tempo que não largo do iPod e meio que aposentei o som do carro. Bizarro!

    Professor Vaz,
    Pois é, rendeu um post grande. Tomara que seja útil para alguém. :) Um grande abraço à você. Dê lembranças à sua dignissima esposa.

    Mário,
    Foi uma bela cagada, tenho que dar o braço a torcer. Hehehehe

    Thassius,
    Esta traseira foi uma bela bola fora. No iPhone ela é escovada, pelo que dizem. Já no iTouch, volta a ser espelhada como o nano. Não entendo o porque, já que todo mundo reclama.

    Neto Cury,
    Obrigado meu caro. :)

    Juliano,
    Meio arriscado esta técnica, não ? Ta sumido, meu caro.

    Abraços a todos e obrigado pelo feedback

  10. João Silas

    Excelente review. Super completa

  11. Rafael Arcanjo

    Obrigado João,

    Continue visitando o blog.

    Grande abraço!

  12. João Silas

    Ja entrou na feed :) Sempre que achar oportuno comentarei.

    Cumprimentos

  13. willian lopes

    olá amigo, acabei de comprar um ipod igual ao seu, só que não tenho a menor ideia de que tipo de video ele aceita, os videos que eu tentei colokar pra sincronizar ele não aceita, pode me dar uma dica? obrigado abraço

  14. Rafael Arcanjo

    João,

    Volte sempre !

    Willian,

    Use o formato m4v

  15. Karla

    olha, sou totalmente amadora nessas coisas tecnologicas, mas ganhei um nano, baixei o itunes e estou começando a me aventurar no ramo..
    porém, tenho uma pergunta – besta pra expert, – mas extremamente útil pra quem acabou de abrir a caixinha…
    Como é que eu uso aquele acessório branquinho com um buraco no meio? Aquilo que é o dock? Mas como deixo meu nano carregando com ele em pé? sei lá, achei meio tosco…(ou tosca sou eu que não sei o que é aquela coisa “tão simples”…
    adorei sua explicação sobre my new toy…
    bjos

  16. Emerson Nuñes Cardoso

    Boa noite, miagos como estão? Estou com uma duvida, como faço para organizar e buscar, por nome de cantor, o iPod nano, qdo conectado a Toca-Cds Pioneer ( no meu caso um 5980 – brasileiro )? Pois ñ consigo buscar por exemplo Iron Maden, na sequencia que quero. Abraços, e agradeço a atenção.

  17. […] podcasts entraram de vez na minha rotina depois que ganhei o iPod terceira geração em uma promoção do Tecnoblog. Isto foi no começo de 2008 (ou final de […]

  18. Jeferson

    Cara, eu tenho um Ipod nano 3ª geração igual a esse teu, mas acabei que mal usei.
    Umas das minha reclamações é qto ao sistema cover flow, que não teve jeito de eu saber usar… Li que vc precisa ter uma conta no Itunes, mas não não dá para fazer no Brasil. isso é verdade?
    O estranho é que, não sei como, eu consegui colocar a capa e alista de músicas de um cd do Ben harper no meu Ipod, só movendo o arquivo pra pasta. Mas~, como toda sorte de principiante, não consegui repetir o esquema. Como vi nas suas fotos que vc consegiu fazer as pastas no Cover Flow (Ana Carolina, Ana Carolina & Seu Jorge, etc.)daria pra me mandar um tutorial explicando como se faz ? Mas tem que ser beeem explicado, pq usuário de PC com mais de 40 mal sabe ligar e desligar o Ipod… hehehehe
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.