OpenXML, o novo formato de arquivos no Office2007

OpenXML, o novo formato de arquivos no Office2007

Por Rafael Arcanjo | Em 14.03.09 | Categoria: Office 2007

Uma das novidades da nova versão da suíte Office é que ele salva os documentos criados, por default, em um novo formato, definido pelo padrão OpenXML. Se você adquiriu um pacote Office já percebeu que:

  • No Word, o formato doc foi substituído pelo docx;
  • No Excel, o formato xls foi substituído pelo xlsx e;
  • No Power Point, o formato ppt foi substituído pelo pptx.

Na prática, o que isto significa?

  1. Como o formato Office OpenXML (OOXML) é um formato aberto, significa a garantia que você conseguirá, daqui a 20 anos, abrir este arquivo na versão atual do Office nesta época ou em qualquer aplicativo que tenha sido desenvolvido para manipular arquivos neste formato.
  2. É um formato aberto, padronizado e documentado, diferente do formato de arquivos antigo, que são proprietários e não documentados, o que dificultava a criação de aplicativos que manipulassem estes arquivos sem alguma perda de dados, formatação, etc. Por ter uma estrutura interna conhecida pelos desenvolvedores e por quem se interessar, desenvolver aplicativos que “conversem” bem com este novo formato ficou mais fácil. Com isto, eu posso criar um documento neste formato e não precisar me preocupar com o sistema operacional e o aplicativo que a pessoa utiliza na outra ponta, estando certo que ela conseguirá abrir o documento sem perdas.
  3. Por ser um arquivo XML compactado, o tamanho de um arquivo docx é menor que um arquivo doc, por exemplo. E a diferença não são em poucos bytes, como você pode ver abaixo:
Comparação do Tamanho dos Arquivos

Comparação do Tamanho dos Arquivos

A Microsoft conseguiu junto à ISO (International Organization for Standardization) com que o OOXML seja aprovado como padrão para criação de documentos eletrônicos. O processo foi aprovado pelos 87 comitês representantes de vários países e aguarda por dois meses (contados a partir da data da aprovação, 1 de abril de 2008) para receber a versão final do padrão, denominado ISO/IEC 29500.

Tags: , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.