Os bastidores da campanha dos feeds » Arcanjo.org

Os bastidores da campanha dos feeds

Por Rafael Arcanjo | Em 16.11.06 | Categorias: Blog, Feed Completo, Firefox, Google, Tecnologia, Web, Wordpress

Ofereça seu feed completo Olá pessoas,
Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da felicidade que tive com a campanha dos feeds completos, que foi (ainda está sendo) sucesso total, comentando um pouco sobre a mesma, os “bastidores”, o apoio em peso de grandes nomes da blogosfera brasileira e as adesões que conseguimos com o andar da carruagem.

De onde surgiu isto ?
Desde que comecei a utilizar o advento dos feeds, percebi que tinham alguns diferentes, que só vinham um pedacinho da notícia (no caso, um dos feeds era o da Folha Online). E isto me chateava um pouco. Nesta época, ainda usava o Thunderbird

como cliente de feeds e a solução que cheguei foi utilizar um recurso que o Thunderbird tem que é de abrir a página da notícia ao invés de receber o conteúdo que vem na fonte. Uma forma um tanto quanto lusitana, mas funcionou a contento, visto que tinha todos os sites que precisava acessar unificados em um só lugar, sem precisar abrir o navegador (a página era aberta dentro do próprio agregador).
Quando descobri e passei a utilizar o Bloglines (agora poderia acessar meus feeds de qualquer lugar :D, um avanço!), percebi que os feeds sumarizados voltariam a ser meu problema, porque se ativasse o recurso de visitar a página ao invés de ler o conteúdo que vem no arquivo, o browser iria abrir uma outra aba (santo Firefox) e assim eu teria milhões de abas abertas.
Resultado: resolvi tentar conviver pacificamente com o tal resumo. Foi assim com Netvibes e também Google Reader.
O “problema” era que estes feeds quase nunca eram lidos, apesar do conteúdo me interessar às vezes, porque tinha que visitar a página para terminar de ler e também existiam outros feeds a serem lidos. Apenas quando o artigo me chamava MUITO a atenção que este recebia a visita.

Surge então a idéia da campanha
Foi então que eu pensei: Porque não pedir aos blogs/sites que disponibilizam os feeds, que o faça de forma completa?
Boa idéia Rafael… Mas… (maldito mas…) existem blogs/sites conceituados que você assina o feed. Quem iria dar atenção a apenas um leitor xiando ? Se todo mundo assina e não reclama, só um reclamando é sinal que quem está errado é este impertinente que está me enviando email.
Pois bem, e se além do Rafael pedir, muita gente pedir? Nomes conceituados da blogosfera encabeçando a campanha e vários posts em torno… Pronto! A idéia estava lançada. Mãos à obra!

Plano de ação
Precisava então me organizar para começar a agir. As ações foram as seguintes:

  1. Conseguir adesões de em massa, para que a campanha pudesse chegar à uma quantidade grande de pessoas (não adiantaria nada fazer a campanha para poucas pessoas que acompanha o blog ou que caissem de paraquedas aqui via Google)
  2. Fazer uns banners legais para a campanha, de preferência em vários formatos;
  3. Procurar na internet algumas pessoas que já escreveram sobre isto;
  4. Fazer um post bem atraente com as vantagens de se disponibilizar o feed completo, no ponto de vista do blog e do leitor.

Já tinha comentado com o Alexandre Fugita, do Techbits, sobre a campanha. Deste eu já sabia que teria o apoio. Contactei outros blogueiros, como o Bruno Alves, do BrPoint e o Rodrigo Ghedin, do BlogAjuda (que inclusive foi o quem me sugeriu que fizesse os banners em tamanhos padrões para que possa ser de livre escolha dos blogueiros), pois nas pesquisas que fiz, vi que os dois defendiam tal idéia. Perfeito, dois defensores de renome para os feeds completos. Lembro que conversei também com o Sérgio F. Lima e este também deu total apoio para a campanha.
Assim que escrevi o post, o Bruno Alves já postou uma entrada no BrPoint, o Rodrigo no BlogAjuda e o Sérgio F. Lima no seu respectivo blog. O Alexandre Fugita colocou um banner em local bem atraente no Techbits, depois fez um post. Logo depois, o Aldemir também aderiu e se dispos a ajudar. Assim começou a campanha.

Popularização da campanha
Em poucos dias, vários blogs e sites aderiram à campanha e nos comentários (aqui e nos outros blogs) surgiram o apoio e a troca de idéias (ao qual eu achei a parte mais interessante do movimento). A lista de adesões foi crescendo, crescendo e a quantidade de pessoas que nem sabiam o que era um feed, mas que ofereceram apoio foi uma coisa impressionante. Hoje (16/11/2006) são 65 blogs/sites que aderiram à campanha e manifestaram-se através de Pingbacks, Trackbacks ou comentários (a lista completa encontra-se no artigo original).
Um fator que me deixou muito feliz foi a adesão do BlogBlogs, que inclusive adicionou um banner no seu site, engrandecendo ainda mais a campanha.
A troca de idéias foi fundamental, inclusive uma voz se fez ouvir no meio da multidão, que foi a dentista-sem-fio Garota-Sem-Fio, Bia Kunze. Ela mostrou que, com a campanha, os usuários mobiles (ou seja, aqueles que usam dispositivos móveis para acessar os feeds) ficariam prejudicados. Então, a sugestão era que se disponibilizasse um feed completo e outro resumido, para atender a tais usuários.

Resultado da ópera
Além das várias adesões, vários blogs que eu acompanho e que disponibilizavam o feed sumarizado se converteram para o feed completo. Dos que eu tenho hoje no meu Google Reader, apenas 1 ainda está com o feed sumarizado. Antes eram pelo menos 10. Hoje no Arcanjo.org, temos 2 feeds, um completo e outro resumido, para quem gosta de acessar apenas os resumos. Continuo com o padrão dos feeds completos, mas abro (epa!) uma opção para quem acessa este blog via dispositivos móveis, que hoje não são devem ser muitos, mas no futuro, quem sabe?

Gostaria de agradecer a todos que participaram da campanha e que fizeram o sucesso da mesma. Sem o apoio de vocês, a campanha não estaria repercutindo tão positivamente e rendendo frutos.

Que o feed (completo, de preferência) esteja com você !

[tags] feed completo, feeds, feed, rss, rss2, atom, agregadores, blogosfera [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

1.541 Comentários

  1. Lu

    Gostei de ler sobre os bastidores da campanha! Por melhor que fosse a idéia, não atingiria tanta gente sem esse empenho e organização. Parabéns! :)

  2. Ale

    Rafael foi so depois que li seu artigo e os demais que vc linkou qe me dei conta de que realmente o leitor merece receber o Feed completo, acho que sua iniciativa foi excelente, e se depender de mim vai dar certo!!!
    Parabens!! – Login Style esta ao seu lado!!

  3. Thalis Valle

    Sucesso total!

    Isso que é legal na blogsfera. O pessoal interage, mesmo. É comentario aqui, post ali, trackback aqui, etc etc etc.

    parapéns

  4. Rafael Arcanjo

    Lu e Ale,

    Obrigado ;) Realmente a coisa foi grande (ainda está sendo, hoje tiveram mais adesõe, fora as que eu não tive conhecimento ou a pessoa não se manifestou. Foi muito positivo tudo, graças a Deus.

    Thalis,

    Eu gostei demais da interação do pessoal, inclusive, como disse no post, foi o que eu mais gostei da campanha. As pessoas se unindo em torno de um objetivo, foi muito show! A troca de idéias então, sensacional. Quanto conhecimento tem aí espalhado, não é mesmo?

    Sérgio,

    No outro post, o da campanha, eu estava pensando em escrever como tudo começo, mas ia ficar meio grande e nem era bem o objetivo falar da idéia, resolvi fazer isto depois :)
    Sobre os leitores, não são só os mobiles, também os desktop e os online, pois dos que eu conheço, apenas o Bloglines faz isto.
    Eu tenho alguns questionamentos para fazer à blogosfera ainda. Depois vou tentar colocar, e o esquema do trackback é interessante. No meu, desde que tenho o blog, pingbacks e trackbacks são ativados.

  5. Aldemir Silva

    A repercussão foi muito boa mesmo Arcanjo… A blogosfera está ficando cada vez mais forte. O lance dos trackbacks seria ótimo mesmo…

    Além de tudo, minha lista de feeds cresceu exponencialmente… Fantástico!

    Interação, participação e troca de opiniões… A blogosfera está ativa e como está!

    Abraço.

  6. Neto Cury

    Sei que meu bloguinho não é o líder de audiências, mas quando precisar divulgar algo, é só lembrar de nós.
    Abração

  7. Luiz de Paiva

    Eu também mudei meus feeds para completo por pedido do Rafael. Isto foi algumas semanas antes da campanha. Como leitor, sempre gosto de dar uma olhada no texto completo, mas na maioria das vezes acabo visitando o blog para ler mais.

    Agora acho que deveria ter uma campanha para ativação dos trackbacks e pingbacks. São uma ferramenta importantíssima para a colaboração entre os blogs. Na minha opinião, tão importante quanto os feeds completos.

    Rafael, belo trabalho de educação da blogosfera brasileira!

    Abraço!

  8. Rafael Oliveira

    A repercussão foi grande mesmo, vários já aderiram e outros, provavelmente, estão por vir. Isso mostra que a galera está unida e sempre pronta para melhorar o “serviço” que oferecem.

    Também concordo com a idéia dos trackbacks e pingbacks, seria excelente para aumentar a interação, e entrosamento, entre os blogs, além de ser uma forma limpa e elegante de se fazer publicidade do seu blog também.

    Ah, também não se pode esquecer de liberar uma versão resumida dos feeds, para os usuários que preferem ler assim. Afinal, não é trabalho nenhum criar duas versões, né. =D

    Té! =)

  9. Solon

    não conheço leitores RSS para celulares. mas no desktop e via web, praticamente todos que eu conheço têm a opção de criar os sumários se o usuário assim preferir, mesmo que o feed venha completo.

  10. Rafael Arcanjo

    Neto, Concerteza conto com você :)

    Luiz, Neto e Rafael Oliveira,

    com relação aos Trackbacks e Pingbacks, quem sabe daqui a um tempinho a gente não faz este “Auê” ? :D Vamos pensar com carinho nisto, amadurecer a idéia.. eu acho ótima. Eu também tenho algumas coisas para questionar ao pessoal, com relação ao tamanho do feed a ser oferecido, etc…

    Solon,

    Eu só consegui achar esta opção, nos agregadores online, no Bloglines. O resto, eu não consegui encontrar. Será que você pode me ensinar onde eu configuro no Netvibes e no Google Reader ?

  11. Alexandre Fugita

    Olá!

    Primeiro, legal os bastidores, hehe! Interessante saber como foi o planejamento estratégico, hehe!

    Eu queria comentar sobre esse negócio dos trackbacks sugerido pelo Sérgio. De vez em quando acho blgs que falam do mesmo assunto que vou publicar e não possuem trackback, principalmente qdo são do Blogger. Eu acho isso terrível. Apoiaria na hora uma campanha pelo trackback, hehe!

  12. Solon

    Rafael: nunca usei o NetVibes, então não sei se tem como fazer isso. no Google Reader, não tem exatamente a opção de ver o feed parcial, mas existe o “list view”, que mostra apenas o título dos posts, que podem ser facilmente expandidos no caso de o assunto interessar (está numa aba, bem à direita).

    quem eu jurava que tinha isso era o NewsGator, mas fui olhar e estava enganado. FeedDemon também não tem. parece que é só o Bloglines que já se ligou de oferecer essa opção mesmo, e eu enganei-me.

  13. […] Feed completo – O Rafael Arcanjo lançou recentemente uma campanha sugerindo que o endereço RSS dos blogs mostrem todo o post, e não apenas o título ou um resuminho. A idéia traz vantagens e desvantagens, mas é interessante – esse post, por exemplo, ficaria horrível se o feed do MMM fosse pela metade. Apesar disso, como acontece em qualquer segmento da vida, esse não é o tipo de causa que vale abraçar com aquela verve xiita, como se fosse a única salvação para as nossas almas. Não dá pra entender, por exemplo, pra que tanta discussão no blog do Henrique Costa Pereira. É muito barulho pra… hmmmm… Enfim. Na dúvida, agrade a todos. […]

  14. Carlos Merigo

    Eu quero disponibilizar o feed completo do Brainstorm #9, mas, desculpe a estupidez, como faço isso? :p

  15. Rafael Oliveira

    Carlos, se você usa o WordPress, é só ir em Options > Reading > Syndication Feeds, nesta parte, você coloca FULL TEXT, na opção;

    “For each article, show:”

    Té! =)

  16. […] Já estava querendo trazer um comentário sobre o exagero de propaganda de alguns blogs e aproveito o post bastidores da campanha dos feeds completos escrito pelo Rafael, campanha esta que teve apoio inicial do Alexandre Fugita, do Techbits, BrPoint, BlogAjuda e depois de vários outros entre eles eu também, o Rafael diz: […] Gostaria de agradecer a todos que participaram da campanha e que fizeram o sucesso da mesma. Sem o apoio de vocês, a campanha não estaria repercutindo tão positivamente […], e eu agradeço a todos especialmente ao arcanjo.org por ter nos brindado com este avanço na promoção da leitura e do bom hábito que possuímos de ler e ler. E desde já exponho aqui um fato que ainda não tinha sido abordado e nem mesmo percebido antes e que agora com vários feeds completos traz a tona, pelo menos para mim que agora no bloglines com os feeds completos estou conseguindo ler mais e principalmente ENCONTRAR o post, ele fica limpo. Sim, limpo é que em alguns blogs que eu assinava o feed e tinha que ir lá para terminar a leitura estava se tornando difícil de encontrar o post em meio a tanta propaganda e blocos de links, banners, cadastre neste site e tantas outras num frenético tudo por dinheiro e às vezes passando dos limites da tolerância. Existem boas idéias de monetização que realmente podem e devem ser aproveitadas. […]

  17. Alexandre Fugita

    Olá Rafael!

    Parabéns! Ouvi vc no PodSemFio! hehehe!

    Falou!

  18. Neto

    A única coisa que posso dizer sobre essa campanha é que ela tem meu apoio total e completo.
    Parabéns Rafael! pelo sucesso e pela grande idéia!
    Você realmente merece!

    Abraços

  19. Rafael Arcanjo

    Alexandre, valeu !
    hahahaha

    Realmente foi uma ideia interessante a da Bia :)

    E Obrigado pelo apoio, Neto ! :)

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.