Reduzindo o consumo de memória. Será?

Reduzindo o consumo de memória. Será?

Por Rafael Arcanjo | Em 12.09.06 | Categorias: Firefox, Tecnologia, Windows

Oi Pessoas,

Que o Firefox é um papão de memória, todo mundo já sabe. E isto sempre foi um problema para mim, pois utilizo o navegador no serviço e lá tenho só 512MB de RAM que utilizo rodando base de testes do Microsiga Protheus (ERP), Thunderbird, Sql Server entre outros.

Procurando algo no oráculo sobre como resolver esta questão e achei alguns links. um dos que eu li foi no MeioBit, que era uma dica para reduzir “drasticamente” o consumo de memória do browser.

Implementei os passos descritos e Walla!
Não é que funciona?
Quando esquecia o browser minimizado (utilizo a extensão MinimizeToTray, ai acabo nem vendo que ele está aberto), as vezes chegava a consumir uns 120MB de RAM, o que eu considero um absurdo. Com o hack, foi para 16MB.

Excelente!
Bom, pelo menos foi o que eu achei até hoje.

Por puro acaso, estava gerenciador de serviços do Windows, fazendo não me lembro o que vendo porque a máquina estava ficando lenta e constatei que, mesmo com o gerenciador de tarefas indicando que o Firefox está usando uma quantidade menor de memória, parece que ele não desaloca estes MB’s.

Porque estou dizendo isto?
Vejam o teste que fiz aqui em casa agora pouco:

gerenciador1.pngEsta figura é do Firefox maximizado com várias abas abertas (detalhe para a quantidade de memória consumida)

gerenciador_depois1.png
Aqui o Firefox está minimizado. Normal até agora, pois ele fez o que o hack se propõe.



memoria_antes.png

Nas duas situações acima, a memória consumida realmente fica no mesmo nível, como mostrado na figura ao lado.



memoria_depois.png
Ao fechar o Firefox, o consumo de memória diminui.



Então, intrigado, pergunto: Está certo isto? O hack faz o que se propõe ou é somente “ilusão”?
Comentários são bem vindos.

Qualquer novidade eu posto aqui.

Ps: Fiz o teste apenas com o WindowsXP pois pelo que li em comentários, não funciona em ambiente linux.


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

5 Comentários

  1. Mario Nery

    Vou fazer um teste também… Meu FF está comendo muita memória aqui, principalmente quando eu abro diversas abas ao mesmo tempo…

    Abraços!

  2. […] Consumo drástico de memória parece que foi resolvido (este consumo de memória exagerado acontecia mesmo usando a dica descrita no MeioBit). Estou com 18 abas abertas aqui e o consumo de memória está em 4,8 MB (é isto mesmo que você está lendo…). Para fazer um comparativo, leia este post que escrevi sobre o consumo de memória excessivo no Firefox quando múltiplas abas estão sendo usadas. […]

  3. […] O Kadu já tinha reclamado e o Rafael Arcanjo comentou que leu que o Meio Bit (tá confuso isso né! ) descobriu que dá sim pra acabar com o excesso de memória utilizada pelo Firefox, porém, há um motivo para o consumo exagerado de memória, leia o porque! Não usa o Firefox? Tudo bem, a escolha é sua de continuar sendo infectado por spywares, malwares e vírus sem seu consentimento. Usa! MUITO BEM, então lê lá! […]

  4. Bruno Mathers

    tem um programinha q reduz o cache d memória(do firefox) em menos d um mb, o nome do programa é: Firefox Ultimate Optimizer… procura no baixaki ou no super downloads q vcs vaum encontrah.
    flws
    fui

  5. Preto Fidido

    RSS

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.