Senior Sistemas estaria na mira da Totvs ?

Senior Sistemas estaria na mira da Totvs ?

Empresa Catarinense aguentará caminhar sozinha no mar de gigantes do mercado Brasileiro de ERP ?

Por Rafael Arcanjo | Em 19.02.09 | Categorias: ERP, Tecnologia

Li na ComputerWorld faz poucos dias que a Senior Sistemas anunciou o resultado de 2008. Crescimento de 31% no ano passado (a meta era de crescer 30%) com receita bruta de 267 milhões de reais. Além disto, aposta em um ano de 2009 prometendo ainda mais invesimentos, como compra de outras empresas e aplicação de recursos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

A estratégia de 2008 deu certo e a empresa conquistou clientes de peso, como Hering, Honda Motocicletas, Editora Abril, Suggar, Nokia do Brasil, Brinquedos Estrela S/A, Unimed São Paulo, Ferrobahia Siderúgica, Silmaq, Rede La Salle, Colégio Expoente e Aoki Distribuidora. A previsão de crescimento para este ano de 2009 é de 35%, com faturamento de R$ 360,5 milhões.

Assim como na natureza, no mercado de ERP quem tem a boca maior engole o outro

Assim como na natureza, no mercado de ERP quem tem a boca maior engole o outro

Onde quero chegar com estes dados ? O que significam ?

Depois que li esta notícia do crescimento da Senior, a primeira coisa que me veio na cabeça foi que logo logo ela seria abocanhada pelos gigantes que hoje controlam o mercado de ERPs (Enterprise Resource Planning) no Brasil. De acordo com dados de 2008, este mercado estaria da seguinte forma:

Market Share de ERPs no Brasil em 2008

Market Share de ERPs no Brasil em 2008

E a primeira empresa que me veio na cabeça foi exatamente a Totvs, por ser lider hoje depois da aquisição da Datasul e de ter adquirido outras empresas menores no último ano, aumentando assim o grupo, a experiência em áreas onde as empresas compradas detinham o conhecimento e também incrementando sua carteira de clientes.

Porém, analisando a situação, não creio que a Totvs (por enquanto) vá incorporar a Senior pelos 3 motivos que cito a seguir:

  • O carro chefe da Senior é a atuação em Recursos Humanos com o seu software VetoRH. A Totvs já adquiriu a RM Sistemas em 2006. Junto com a compra, veio o know-how de uma empresa que tinha como seu principal produto também um software muito bom de RH, o Corpore.
  • A Totvs ainda está ajustando seu fluxo de caixa e também questões administrativas após a fusão com a Datasul. Uma aquisição agora pode comprometer a organização dentro da empresa, que passou por duas fusões grandes nos últimos 2 anos.
  • A concorrência agora está maior, visto que como lider do mercado de ERPs, as outras empresas mostradas no gráfico acima estão correndo atrás do prejuízo e agora também são potenciais compradores, visando angariar mais uma fatia do bolo. Infelizmente eu não achei o dado de quanto do mercado brasileiro de ERP corresponde os clientes da Senior.

Claro que são apenas especulações através do meu ponto de vista e experiência no mercado. Agora é esperar pra ver se minha bola de cristal está afiada :)

Fontes:
Senior Sistemas planeja crescer 35% em 2009
Totvs é líder no mercado de ERP no Brasil, diz pesquisa da FGV
Senior Cresce 31% em 2008 e planeja aquisições com ajuda do BNDES
Senior Sistemas fatura R$ 267 milhões e cresce 31,5%
Totvs é líder no mercado de ERP no Brasil, diz pesquisa da FGV
Com aquisição, Totvs detém 40% do mercado de ERP

Tags: , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

3 Comentários

  1. Tiago

    Olá, segundo pesquisas, a 4 parte das fatias seria da senior sistemas, que está entre as maiores do mercado brasileiro. Com a fusão da totvs e datasul, a senior é a segunda empresa (entre as brasileiras) e quarta entre todas as listadas. O percentual de market share não sei te informar mas acredito que esteja em torno de 5% à 8% dos 20% (baseado em pesquisas anteriores e percentual de crescimento).

  2. Webmaster ConsultorSenior

    As aquisições da totvs auxiliarão a senior sistemas a subir para a 4 posição no ranking de empresa de software de gestão no pais.

    http://www.consultorsenior.com.br

  3. Osmar Linzmeyer

    A Senior não tem demonstrado intenção em fusão com outros grupos de ERP, pelo contrário com as fusões que ocorretam a Senior se fortaleceu e acabou ganhando a credibilidade no próprio mercado. Pois fusões são complicadas comprometendo demais a qualidade do produto e do atendimento, pois acaba misturando produtos, não sendo nem uma coisa e nem outra.
    Com isso a Senior esta ampliando no território nacional e América Latina as suas unidades exclusivas garantindo assim a continuidade da qualidade do produto e dos serviços prestados.
    A minha vivência é mais de 20 anos com processos de gestão de Rh incluindo multinacionais clientes SAP e mais 9 anos como consultor Senior de Vetorh, atuando hoje na Senior Unidade Curitiba, modelo nacional de aplicabilidade das metodologias em projetos.

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.