Wikipédia, o novo Orkut ?

Wikipédia, o novo Orkut ?

Por Rafael Arcanjo | Em 12.03.07 | Categorias: Orkut, Tecnologia, Wikipédia

Crise na WikipediaQue a Wikipédia já teve várias crises de credibilidade, todo mundo sabe. Afinal, não deve ser nada fácil gerenciar uma página com tanto conteúdo que não foi você quem colocou. Foi o mundo inteiro. E, convenhamos, nem sempre quem supervisiona os artigos tem total conhecimento sobre tudo, mesmo que sejam milhares de pessoas vigiando. Sempre vai passar alguma coisa. E neste meio tempo, o Google e o Yahoo já foram lá e indexaram o conteúdo.

As vantagens da Wikipédia são inegáveis, porém a mesma tem tido problemas constantes ultimamente.

Hoje, a nova ameaça ao poderio wikipediano são os Famosos ou Semi-Famosos, digamos assim. Pessoas que, em início de carreira ou procurando espaço na mídia, criam verbetes (ou mandam criar) sobre eles mesmos ou editam tendenciosamente os verbetes já adicionados, sempre modificando-os de forma que fique favorável. Manipulam o conteúdo para não querimar seu filme, digamos assim.

Segundo a Folha, em sua notícia intitulada “Wikipédia vira Orkut para famosos e anônimos que fazem o próprio verbete“, o exemplos de uma artista (sic) em começo de carreira que editou / criou seu próprio verbete: Karine Alexandrino (a página já está marcada para exclusão na Wikipédia. Talvez, quando você entrar, a página nem exista mais). O Poltrona Blog destacou a VJ da MTV, Marina Person.

E não são só os semi-celebridades que fazem isto. Pessoas desconhecidas também estão lá, fazendo seus verbetes e contando a história de suas vidas (tendenciosamente, claro). O que me faz concluir que o ego das pessoas é uma coisa interessante. Qual seria o intuito de criar um verbete do Rafael Arcanjo por exemplo? O que o Rafael Arcanjo já contribuiu para a humanidade ?

Mas, desde o princípio, este era um dos problemas que seriam enfrentados pela equipe da Wikipédia. O ego e a vontade de aparecer sempre vai ser um problema, para a Wikipédia, Orkut ou qualquer outra coisa. Até nos blogs vemos isto.

Apesar de tudo, acho que o saldo ainda é positivo. Vários artigos da Wikipédia (talvez a maioria) tem qualidade muito boa, principalmente da Wikipédia Americana. Espero que eu esteja certo.

[tags] wikipédia, wikipedia, orkut, celebridades, verbete, ego [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

8 Comentários

  1. Alexandre Fugita

    Karine Alexandrino? Quem? Nunca ouvi falar…

    A beleza da Wikipédia é essa interação entre usuários que pune “democraticamente” abusos. Pode ser que durante um tempo algo inapropriado fique on-line mas a multidão consegue controlar bem essa enciclopédia aparentemente anárquica.

    Falou!

  2. Thássius Veloso

    Se ao menos as pessoas “donas” daqueles perfis indicassem que aquelas são auto-biografia e, portanto, suscetíveis à parcialidade do interessado, já facilitaria um pouco.

  3. Lucas Castro

    É bem difícil definir se o cara merece ou não a página. Fica mesmo pelo que o Fugita falou, as pessoas vão corrigindo com o tempo.

  4. Rafael Arcanjo

    Fugita e Lucas,

    É meio complicado as vezes se saber se um artigo deve ou não permanecer na página. Um exemplo é esta sua quase parente Alexandrina aí. Ela é quase artista, talvez até merecesse um verbete, mas quem fez foi ela e mata toda a credibilidade, mesmo que o artigo seja imparcial ( o que seria complicado )

    Thássius,

    Taí uma boa sugestão. Porém, é dificil quem fez o artigo falar que foi ele mesmo que fez e receber um “banner” de todo tamanho lá emcima da página praticamente acusando-o de roubo, estupro e assasinato, alem de ter cometido o crime de criação do próprio verbete. :P

  5. Neto Cury

    Nossa… que ridículo!
    Volta lá, a mina meteu uma reclamação falando da matéria na folha… e ainda postou a conversa que teve com o jornalista, via e-mail…
    Ela tá achando que aquilo é um blog!
    8O

  6. Marcelo Aquino

    Dê armas ao povo, e veja o que acontece! Não sou contra a liberdade de expressão e blablablas afins, mas concordo que o wikipedia deve ser usado com parcimônia e muito, mas muito cuidado.

    A idéia do projeto é fantástica, porém sua credibilidade nem tanto, por ser tratar de um repositório de opiniões nem sempre tão confiáveis. Quando quero uma “pincelada” sobre determinado assunto, procuro 2 fontes: o próprio wikipedia e o Google. Mas sempre com aquela máxima de “não confie em tudo que seus olhos vêem”, porque é muito fácil se enganar com o que está disponível tão facilmente na rede.

    Usem, pesquisem, busquem, mas nunca se sintam satisfeitos com a facilidade de informações da nossa querida web. É como dormir com uma inimiga :-p

  7. Rafael Arcanjo

    Neto,

    Eu até tinha visto aquilo. Quando postei o link, já estava um Orkut. Brincadeira né ?!?

    Marcelo,

    É como o Fugita sempre diz, pesquise na wikipédia SIM, porém use outras fontes também. Quem te garante que não fui eu quem coloquei o conteúdo tendencioso lá ?

    Abraços aos dois!

  8. icaro

    orkut e legal

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.