Por Rafael Arcanjo | Em 12.03.07 | Categorias: Orkut, Tecnologia, Wikipédia
Que a Wikipédia já teve várias crises de credibilidade, todo mundo sabe. Afinal, não deve ser nada fácil gerenciar uma página com tanto conteúdo que não foi você quem colocou. Foi o mundo inteiro. E, convenhamos, nem sempre quem supervisiona os artigos tem total conhecimento sobre tudo, mesmo que sejam milhares de pessoas vigiando. Sempre vai passar alguma coisa. E neste meio tempo, o Google e o Yahoo já foram lá e indexaram o conteúdo.
As vantagens da Wikipédia são inegáveis, porém a mesma tem tido problemas constantes ultimamente.
Hoje, a nova ameaça ao poderio wikipediano são os Famosos ou Semi-Famosos, digamos assim. Pessoas que, em inÃcio de carreira ou procurando espaço na mÃdia, criam verbetes (ou mandam criar) sobre eles mesmos ou editam tendenciosamente os verbetes já adicionados, sempre modificando-os de forma que fique favorável. Manipulam o conteúdo para não querimar seu filme, digamos assim.
Segundo a Folha, em sua notÃcia intitulada “Wikipédia vira Orkut para famosos e anônimos que fazem o próprio verbete“, o exemplos de uma artista (sic) em começo de carreira que editou / criou seu próprio verbete: Karine Alexandrino (a página já está marcada para exclusão na Wikipédia. Talvez, quando você entrar, a página nem exista mais). O Poltrona Blog destacou a VJ da MTV, Marina Person.
E não são só os semi-celebridades que fazem isto. Pessoas desconhecidas também estão lá, fazendo seus verbetes e contando a história de suas vidas (tendenciosamente, claro). O que me faz concluir que o ego das pessoas é uma coisa interessante. Qual seria o intuito de criar um verbete do Rafael Arcanjo por exemplo? O que o Rafael Arcanjo já contribuiu para a humanidade ?
Mas, desde o princÃpio, este era um dos problemas que seriam enfrentados pela equipe da Wikipédia. O ego e a vontade de aparecer sempre vai ser um problema, para a Wikipédia, Orkut ou qualquer outra coisa. Até nos blogs vemos isto.
Apesar de tudo, acho que o saldo ainda é positivo. Vários artigos da Wikipédia (talvez a maioria) tem qualidade muito boa, principalmente da Wikipédia Americana. Espero que eu esteja certo.
[tags] wikipédia, wikipedia, orkut, celebridades, verbete, ego [/tags]
Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.
Você deve estar logado para postar um comentário.
{ 12/03/2007 | 10:54 }
Karine Alexandrino? Quem? Nunca ouvi falar…
A beleza da Wikipédia é essa interação entre usuários que pune “democraticamente” abusos. Pode ser que durante um tempo algo inapropriado fique on-line mas a multidão consegue controlar bem essa enciclopédia aparentemente anárquica.
Falou!
{ 12/03/2007 | 19:00 }
Se ao menos as pessoas “donas” daqueles perfis indicassem que aquelas são auto-biografia e, portanto, suscetÃveis à parcialidade do interessado, já facilitaria um pouco.
{ 12/03/2007 | 20:24 }
É bem difÃcil definir se o cara merece ou não a página. Fica mesmo pelo que o Fugita falou, as pessoas vão corrigindo com o tempo.
{ 12/03/2007 | 23:21 }
Fugita e Lucas,
É meio complicado as vezes se saber se um artigo deve ou não permanecer na página. Um exemplo é esta sua quase parente Alexandrina aÃ. Ela é quase artista, talvez até merecesse um verbete, mas quem fez foi ela e mata toda a credibilidade, mesmo que o artigo seja imparcial ( o que seria complicado )
Thássius,
Taà uma boa sugestão. Porém, é dificil quem fez o artigo falar que foi ele mesmo que fez e receber um “banner” de todo tamanho lá emcima da página praticamente acusando-o de roubo, estupro e assasinato, alem de ter cometido o crime de criação do próprio verbete. :P
{ 13/03/2007 | 15:31 }
Nossa… que ridÃculo!
Volta lá, a mina meteu uma reclamação falando da matéria na folha… e ainda postou a conversa que teve com o jornalista, via e-mail…
Ela tá achando que aquilo é um blog!
8O
{ 14/03/2007 | 17:04 }
Dê armas ao povo, e veja o que acontece! Não sou contra a liberdade de expressão e blablablas afins, mas concordo que o wikipedia deve ser usado com parcimônia e muito, mas muito cuidado.
A idéia do projeto é fantástica, porém sua credibilidade nem tanto, por ser tratar de um repositório de opiniões nem sempre tão confiáveis. Quando quero uma “pincelada” sobre determinado assunto, procuro 2 fontes: o próprio wikipedia e o Google. Mas sempre com aquela máxima de “não confie em tudo que seus olhos vêem”, porque é muito fácil se enganar com o que está disponÃvel tão facilmente na rede.
Usem, pesquisem, busquem, mas nunca se sintam satisfeitos com a facilidade de informações da nossa querida web. É como dormir com uma inimiga :-p
{ 15/03/2007 | 10:59 }
Neto,
Eu até tinha visto aquilo. Quando postei o link, já estava um Orkut. Brincadeira né ?!?
Marcelo,
É como o Fugita sempre diz, pesquise na wikipédia SIM, porém use outras fontes também. Quem te garante que não fui eu quem coloquei o conteúdo tendencioso lá ?
Abraços aos dois!
{ 11/09/2007 | 19:09 }
orkut e legal