Reconhecimento de Fala ainda longe do dia-a-dia

Reconhecimento de Fala ainda longe do dia-a-dia

Por Rafael Arcanjo | Em 11.03.07 | Categorias: Microsoft, Tecnologia, Windows

O reconhecimento de fala (mais conhecido aqui por estas bandas como Reconhecimento de Voz, porém existe diferenças entre os dois conceitos) é um recurso que foi ansiosamente aguardado por muita gente. Se consiste em um algorítimo de computador que converte o sinal de voz por uma sequência de palavras. Com ele, esperava-se a sensação de poder “conversar” com o computador e o mesmo atender as ordens emitidas. Por enquanto, ainda é um desejo distante.

Mas, o reconhecimento de voz já existe faz tempo (os estudos iniciais sobre a tecnologia datam do início de 1980), Rafael !

Porém, nobre gafanhoto, ainda falta muito para que se torne realmente eficiente e efetivo a ponto de esquecermos o nosso teclado e mouse para usarmos a voz de Zé Bonitinho para comandar as ações computacionais.

Imagine programar usando esta tecnologia. Deixe sua imaginação fluir. Pense em você dizendo os comandos todos com suas sintaxes, todas bonitinhas, sem precisar fazer estripolias no teclado para digitar #, %, void main(), declare… Vida perfeita ? Não mesmo!

Quer um exemplo? Veja o vídeo abaixo de um programador tentando utilizar o sistema de reconhecimento de fala do Windows Vista para fazer um simples programa em Perl.

Link direto para o vídeo

5 linhas de código em 10 minutos. Bela produtividade, não ?

Fonte: Achados e Perdidos

Para saber mais: Exploring New Speech Recognition And Synthesis APIs In Windows Vista

[tags] reconhecimento, voz, fala, reconhecimento de fala, reconhecimento de voz, vista, perl, windows, Speech Recognition [/tags]


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

550 Comentários

  1. Anônimo

    Reconhecimento de Fala ainda longe do dia-a-dia…

    O reconhecimento de fala (mais conhecido aqui por estas bandas como Reconhecimento de Voz, porém existe diferenças entre os dois conceitos) é um recurso que foi anciosamente aguardado por muita gente. Mas não é esta maravilha toda….

  2. Veridiana Serpa

    meu laptop tem isso, às vezes funciona bem, outras vezes abre qualquer programam menos o que eu pedi… :)

  3. Rafael Arcanjo

    Veri,

    Eu ainda não testei no computador, mas percebe-se que ainda é LONGE do ideal. Pelo vídeo você vê, e pela sua experiência pessoal tu ainda é mais credenciada para falar que eu :)

    Abraços e obrigado pela visita

  4. alison

    antes de eu trocar meu windows vista pelo windows XP, eu tentei usar ele um monte de vez mas falava que o idioma não dava suporte

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.