Sai Netvibes, entra Google Reader

Sai Netvibes, entra Google Reader

Por Rafael Arcanjo | Em 01.11.06 | Categorias: Google, Softwares, Tecnologia, Web

Sai Netvibes, entra Google Reader Troquei o meu leitor de Feeds . Tentei ter paciência com o Netvibes, mas definitivamente não deu. De uns 20 dias pra cá estava atrasando minha leitura pela demora que o agregador online estava para entrar e atualizar os feeds, isto quando entrava. Achei que fosse coisa temporária e fui levando em banho-maria, mas teve uma hora que a caneca da boa vontade transbordou. Abaixo um exemplo de como estava passando raiva com o dito cujo. Direto recebia esta mensagem.

Netvibes em colapso

Sai Netvibes, entra Google Reader.

As primeiras impressões que tive do Google Reader não tinham sido das melhores, mas depois que ele deu uma modificada no seu sistema eu ainda não tinha testado “pra valer”. Agora é a chance. O Bruno Alves escreveu um artigo sobre os motivos dele para a adesão ao agregador de Mountain View, onde constam as principais vantagens deste. Vale a pena ler.

Como não consegui importar o OPML que o Netvibes gerou, então tive que adicionar UM POR UM os feeds no Google Reader. Grrrr !!! Maldito Netvibes!!! Acho que ele ficou com raiva de que eu estava migrando para outro agregador e me aprontou esta peça. Deixa está, deixa está. Já está tudo importadinho e bonitinho no novo agregador.

Ainda sinto um pouco a falta das janelas do Netvibes, mas estou me acostumando bem com o mecanismo de pastas do Google Reader (pelo menos por enquanto).

Depois de Thunderbird (que só deixei de usar devido ao fato de não poder acessar os meus feeds de qualquer lugar do mundo, visto que é uma aplicação desktop), o Bloglines e o Netvibes, agora é a vez do Google Reader. Espero que ele não me decepcione e que a mudança seja permanente!

Tags: , , , , , ,


Apaixonado por tecnologia, Cruzeirense e Nerd. Trabalha com TI há mais de 12 anos, porém ficou fascinado com computadores bem mais cedo quando viu o que aparentemente era um 286 rodando um joguinho de corrida via disquete de 5 1/4.

« »

1.269 Comentários

  1. Bruno Alves

    Obrigado pela referência.

    Nunca me senti muito confortável nas “páginas pessoais 2.0”, a quantidade de feeds que assino deixa imporaticável qualquer tipo de organização.

    Por enquanto o Google Reader é o que me atende melhor (até surgir outro :)).

    Abraço

  2. Carol

    Eu adoro o Netvibes, como uma página inicial do navegador que pode juntar atalhos para vários serviços, e não como um leitor de RSS. Não imagino como ia dar conta de acompanhar inúmeros feeds por meio das janelinhas. Para isso a interface de “pastas” é muito mais eficiente.
    Por enquanto uso o Bloglines, por mais que ele tenha uns tantos defeitos. A interface com cara de Gmail do Google Reader me cansa um pouco. Acredito que o leitor de RSS realmente bom ainda não existe…

  3. Luiz de Paiva

    Rafael,

    Eu usava o Google Reader na versão antiga, daí comecei a usar o trial do Feedburner, e achei muito melhor.

    Dois dias antes de vencer o trial do Feedburner, eu estava decidido a comprá-lo, mas foi justo quando saiu a nova versão do Google Reader, que não deixa nada a desejar em relação a outros leitores RSS.

    No começo também estranhei um pouco a interface, mas já me acostumei, comecei a entender os atalhos e estou satisfeitíssimo.

    O Google já entendeu que não pode ficar somente com seu conceito de interfaces radicalmente simples (como o Blogger e o Reader originais). Felizmente estamos vendo versões cada vez melhores de suas ferramentas gratuitas.

    Abraços!

  4. Rafael Arcanjo

    Olá pessoal,

    Bruno, eu até estava me adequando muito bem ao netvibes, se não fosse esta instabilidade eu não teria saído. Só que creio estar mudando um pouco de conceito.

    Carol, realmente percebi que a produtividade com o Google Reader foi muito maior que com o Netvibes. Hoje consegui ler todos os feeds que tinha para ler à tarde. Quem sabe não sai um leitor 100% ?

    Luiz, realmente a nova interface ficou muito boa, e não deixa de ser simples. Isto me agrada bastante. A opção de compartilhar os feeds que eu achei bastante interessante eu vou testar provavelmente mais tarde, por enquanto ainda estou me acostumando :)

    Obrigado pelo comentário de todos vocês!

  5. Alexandre Fugita

    Hum! Eu sempre pensei em testar o Netvibes mas agora desisti. Usava o Bloglines mas agora estou também no Google Reader. Não é perfeito mas está ok pra mim.

    Só uma coisa: alguém ainda usa agregador no desktop? hehehe!

  6. Rafael Arcanjo

    Realmente, ele não é perfeito, mas pela primeira vez consegui ler todos os artigos dos meus feeds. Seria coincidência?

    Cara, hoje em dia não dá pra usar agregador desktop mais. Não consigo me ver sem ler minhas notícias em qualquer lugar que tenha uma conexãozinha com a internê :D

  7. André

    rafael,

    eu uso o netvibes há pelo menos uns 2 meses e nunca tive problemas com ele, muito menos algo parecido com esse que vc teve…

    cada dia eu curto mais o netvibes, pois, além de agregador de feeds, eu encontro muitas outras utilidades nele, além da organizaçao primorosa que se consegue com ele…

    XD

  8. Rafael Arcanjo

    André,

    Ainda bem que tirei um screenshot então, senão não iria acreditar em mim… rsrsrs… Brincadeira.

    Eu, como disse no post, estava gostando muito do Netvibes, até vir estes problemas.

    E, como há males que vem para o bem, este parece ter sido um deles, porque a minha produtividade com o Google Reader tem aumentado significativamente.

    Pode ser só coincidência, mas…

  9. Lu

    O Netvibes passou meses com problemas no início do ano – até descobrirem e resolverem, foi dor de cabeça pura. Além disso, demora um tempo enorme para carregar todos os feeds, e organizar tudo de forma a deixar o sistema prático dá trabalho. Em suma: é bom na teoria.

    O artigo de outro dia do Daniel Santos me convenceu a testar o Google Reader.

    Contras: ele se confunde com as datas das atualizações de alguns feeds e não existe gerenciamento no momento das novas inscrições – o Bloglines não tem esses problemas. Além disso, hoje tentei adicionar um blog (do Blogger, por sinal, de propriedade do Google) e o botão de “Subscribe” do GR não reconheceu o feed. O Bloglines reconheceu.

    E detestei a transformação das minhas pastas do Bloglines em tags… :(

    Por outro lado, o GR tem um visual mais bonito, o esquema de marcar como lido um artigo conforme se rola o feed é ótimo, a integração com o Gmail é uma mão na roda, o sistema de “star” ótimo… Tomara que a equipe de desenvolvimento corrija rapidinho os bugs, aí será o melhor leitor de feeds!

  10. Rafael Arcanjo

    Atualizações no Google Reader…

    Hoje, 22/11/2006, exatamente às 17:43 foram anunciadas algumas melhorias no Google Reader pelo engenheiro do serviço, Mihai Parparita na lista de discussão no Google Groups.
    As mais interessantes são:

    Agora você pode usar o “Add to a F…

  11. Renato

    Putz, já usei vários agregadores.

    Comecei com um software para desktop. Depois testei o Google Reader versão 1.0 e achei péssimo. Passei para o Bloglines e com o tempo achei meio quadradão. Saiu o G. Reader 2.0 e fui pra lá. Mas a falta do Add to folder (que agora existe), me fez testar o Netvibes, meu agregador atual. Pra mim, o único problema do NetVibes é lentidão para carregar pela primeira vez, depois vai rápido. Nunca travou comigo.

    Outra coisa que não gosto no NetVibes, é que deveria ter uma opção de deixar as abas em uma única coluna vertical a esquerda, como no G Reader.

    Vi que tem o Page Flakes que parece interessante e quero testá-lo.

    Concordo que ainda não existe o agregador perfeito, enquanto isso vou testando….

Deixe uma resposta

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta no Arcanjo.org. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios.

Você deve estar logado para postar um comentário.